Esta versão do sistema foi descontinuada e não recebe atualizações e novas implementações. Acesse a documentação da versão 5.10.3 aqui
Integrações com outros sistemas > Integração com Megasul > Integração com Varejo Megasul via web services

Manual Integração Gestão Empresarial | ERP e Varejo Megasul via Web Services

Índice

1 Introdução

O objetivo deste manual é servir de referência para a obtenção de informações sobre a integração de dados entre a solução Gestão Empresarial | ERPe o Sistema de Varejo Megasul.

A Compatibilidade de versões entre Compatibilidade Gestão Empresarial | ERP x Megasul pode ser consultada aqui.

A solução Gestão Empresarial | ERP integra dados com o Sistema de Varejo Megasul, sendo possível a utilização destes sistemas de forma integrada. Isto é, o usuário efetua cadastros diversos no sistema Gestão Empresarial | ERP e estes dados são compartilhados com o Sistema de Varejo Megasul. Da mesma forma, ao efetuar determinadas operações no Sistema de Varejo Megasul, estas operações são refletidas no sistema Gestão Empresarial | ERP

Os principais processos que ocorrem no Sistema de Varejo são: pré-venda, elaboração de vendas, pagamento de títulos, recarga de celular e troca de mercadorias. Para que estas e outras operações possam ser realizadas de forma integrada, é necessária a troca de informações entre os sistemas.

A Figura 1 apresenta os dados que são compartilhados entre os softwares. O Gestão Empresarial | ERP envia dados de diversos cadastros para o Sistema de Varejo Megasul, tais como cadastro de representantes, unidades de medida, depósitos, produtos, tabelas de preço, entre outros. Já o Sistema de Varejo Megasul envia para o Gestão Empresarial | ERPdados referentes ao cadastro de sacado, cadastro de clientes, pagamento de títulos, vendas efetuadas, redução Z, movimentações do Caixa, e etc.

Conforme observado, a maior parte dos cadastros é realizada no Sistema Gestão Empresarial | ERP e os dados são enviados para as diversas filiais que possuem o Sistema de Varejo instalado, com exceção dos cadastros de sacados e clientes, que podem ser realizados em ambos os sistemas.

Para que estes dados possam ser compartilhados, é necessário instalar alguns componentes nos servidores utilizados pela matriz e filiais. Na matriz, onde deve estar instalado o Gestão Empresarial | ERP, é preciso instalar o Middleware Senior. Nas filiais, que utilizam o Sistema de Varejo, deve-se instalar o Sistema Megasul.

O diagrama da Figura 2 exemplifica um ambiente configurado. A parte superior apresenta os servidores utilizados pela matriz (Servidor Middleware, Servidor de Arquivos e Servidor de cliente WTS), enquanto a parte inferior apresenta os equipamentos utilizados em uma das filiais.

O Middleware Senior corresponde a um conjunto de componentes de software que disponibilizam o acesso aos dados do Gestão Empresarial | ERP para o Sistema de Varejo.

O IntegradorWS, ou “Integrador web services”, é um serviço do Sistema de Varejo que se comunica com o Middleware Senior com o intuito de obter ou enviar dados ao Gestão Empresarial | ERP.. Toda a comunicação entre a filial e a matriz ocorre via web services, sendo necessária conexão via internet entre o servidor que possui o IntegradorWS e o Servidor Middleware.

O servidor de web services do Gestão Empresarial | ERP se comporta de forma passiva, aguardando que o Sistema de Varejo Megasul faça as solicitações aos seus web services, inclusive para a exportação de dados. Por exemplo, quando o usuário incluir um produto novo no Gestão Empresarial | ERP, este somente será exibido no Sistema de Varejo depois que o IntegradorWS requisitar ao Gestão Empresarial | ERP os dados do cadastro de produtos.

Para mais detalhes sobre a troca de informações entre os sistemas, verifique o tópico 1.2 deste guia.

1.1 Processos do Varejo

Este tópico descreve resumidamente os processos disponíveis no Sistema de Varejo Megasul e que possuem integração com o Gestão Empresarial | ERP.

A partir do Sistema de Varejo Megasul é possível realizar as seguintes operações:

  1. Pré-venda: abertura de pedido para iniciar o processo de venda;
  2. Venda de produtos e serviços com emissão de cupom fiscal ou emissão de NFC-e;
  3. Recebimento de títulos emitidos previamente pelo Estabelecimento;
  4. Lançamento de recarga de celular;
  5. Recebimento de títulos de terceiros através de correspondente bancário;
  6. Troca de mercadorias;
  7. Lançamentos na retirada de valores do caixa, reforço, abertura e fechamento.

O Sistema de Varejo é composto pelos seguintes aplicativos: Caixa, Retaguarda, Força de Vendas, Param e IntegradorWS. O aplicativo Caixa (arquivo executável SpdvSenior.exe) é o software no qual os usuários poderão efetuar as operações compreendidas entre os itens “b” e “g”.

1.1.1 Pré-venda

A pré-venda corresponde ao início do processo de venda, onde o usuário registra os produtos e serviços que o cliente deseja adquirir. Existem duas soluções de pré-venda:

A pré-venda do Gestão Empresarial | ERP permite que o usuário registre questões de negociação, como por exemplo, a condição e a forma de pagamento. Já a pré-venda do Sistema de Varejo Megasul permite efetuar lançamentos de forma rápida, dispensando a digitação de várias informações. Depois que a pré-venda foi realizada, a compra está apta a ser faturada.

1.1.2 Vendas (Cupom ou NFC-e)

O processo de venda é o mais importante do Sistema de Varejo Megasul. Este processo consiste em registrar os produtos e serviços adquiridos pelo cliente e efetuar a sua cobrança (faturamento).

Durante o processo de venda, o Operador de Caixa submete os produtos ao leitor de código de barras ou informa o código do produto/serviço no sistema. A cada produto/serviço informado, o Sistema de Varejo registra a quantidade adquirida e o preço total.

Depois de informados os produtos e serviços, o Operador de Caixa prossegue com o processo de cobrança, solicitando ao cliente as formas de pagamento. O Sistema de Varejo aceita o recebimento através de dinheiro, cheque, cartão de crédito e/ou débito, cartão presente e convênio. Também é possível realizar a compra a prazo, para pagamento posterior via boleto ou carnê, por exemplo. Nesse caso, o Sistema de Varejo pode também consultar o limite de crédito do cliente e verificar se é permitida a venda a prazo naquele valor.

Durante a venda, o usuário pode conceder descontos sobre os produtos ou sobre o valor total da venda. A operação de venda pode ser impressa em cupom fiscal através de equipamento fiscal (ECF) ou através da emissão de nota de consumidor eletrônica (NFC-e), de acordo com a legislação do Estado.

1.1.2.1 Identificação do consumidor final em Vendas com Cupom

A identificação do consumidor final na venda com Cupom atende à legislações como Nota Fiscal Paraná e Nota Fiscal Paulista, entre outras.

O web service de integração de Cupom Fiscal – com.senior.g5.co.int.varejo.cupomfiscal – que possui campos para informação do CPF/CNPJ, permite que o sistema Varejo Megasul envie o CPF/CNPJ informados na venda, sem necessidade de cadastro ou outros dados do consumidor.

Com esta informação é gerado o campo "09-CPF ou CNPJ do adquirente" do registro "C460-Documento Fiscal Emitido por ECF (código 02 e 2D)" do SPED Fiscal, que é enviado para a Secretaria da Fazenda.

Para integrações com outros sistemas de Varejo, é necessário que o mesmo envie os dados corretamente para o Web Service.

1.1.3 Pagamento de títulos

As compras feitas a prazo podem ser pagas a partir do Sistema de Varejo Megasul. Neste processo, o cliente fornece o número do título a ser pago ou o Operador de Caixa localiza os títulos em aberto a partir do cadastro do cliente. O cliente pode pagar o título de diversas formas diferentes, de acordo com as configurações previamente efetuadas, como por exemplo, em dinheiro, cartão de débito, cheque, etc.

1.1.4 Recarga de Celular

Neste processo, o cliente adquire créditos de celular e o operador faz a cobrança em diversas modalidades (dinheiro, cartão de débito, cheque, etc.), conforme configuração efetuada anteriormente. O pagamento da recarga de celular é integrado com o Gestão Empresarial | ERP, permitindo ao usuário controlar o comissionamento originado da venda de recargas.

1.1.5 Correspondente Bancário

Neste processo, o cliente se dirige ao estabelecimento para efetuar o pagamento de contas de concessionária (como água, luz e telefone) ou outros títulos bancários. O pagamento do título é efetivado pelo Sistema de Varejo e a informação é integrada com o Gestão Empresarial | ERP para posterior cobrança de comissão.

1.1.6 Troca de Mercadorias

Quando, por alguma razão, o cliente deseja devolver um produto adquirido, ele deve entregar o produto juntamente com o respectivo cupom fiscal de venda. Esta solução permite que o cliente, ao devolver o produto, leve na hora outro em troca de valor igual ou superior. Também é possível efetuar a troca por um cartão presente para que o cliente possa adquirir outro produto posteriormente.

1.1.7 Operações do Caixa

Consiste em efetuar operações de retirada (sangria e fechamento) ou colocação de dinheiro/cheque (reforço e abertura) no Caixa. Estas operações são integradas no Gestão Empresarial | ERP, possibilitando acompanhar os valores constantes em cada PDV.

1.2 Componentes do Sistema de Varejo

O Sistema de Varejo é composto pelos seguintes componentes:

1.3 Sobre a troca de informações entre os sistemas

Este tópico detalha o funcionamento do mecanismo de troca de informações entre os sistemas. Existem três tipos de troca de informações entre o Gestão Empresarial | ERP e o Sistema de Varejo Megasul:

Em qualquer um destes três tipos de comunicação, a solução requer que o Sistema Varejo tome a iniciativa de enviar ou solicitar os dados ao Gestão Empresarial | ERP Por exemplo, quando um cupom é emitido, é responsabilidade do Sistema Varejo enviar o cupom ao Gestão Empresarial | ERPpara que o cupom seja importado no banco de dados do ERP. O mesmo ocorre com a operação de “Exportação de dados do ERP para o Varejo”: quando um registro é inserido no cadastro de clientes, o Gestão Empresarial | ERPtorna o registro disponível para exportação para o Varejo, porém, é necessário que o Varejo solicite ao ERPos registros dos cadastros.

Por parte do Varejo, o IntegradorWS é a ferramenta utilizada para estabelecer a comunicação e enviar ou receber os dados do Gestão Empresarial | ERP. O IntegradorWS é um serviço que é instalado no servidor da filial e permite configurar, por cadastro ou informação, a frequência com que a troca de informações deve ocorrer. Por exemplo, é possível estabelecer que o IntegradorWS solicite ao ERPo cadastro de clientes a cada 5 minutos, que o cadastro de produtos seja sincronizado uma única vez ao dia, em um horário específico, ou que os cupons fiscais sejam enviados de uma em uma hora para o Gestão Empresarial | ERP.

Nas operações de “Exportação de dados”, enviar todos os registros de um cadastro para o Varejo pode consumir vários minutos ou horas para ser concluído, conforme quantidade de registros deste cadastro e infraestrutura utilizada. Na implantação da solução, é inevitável que todos os registros do cadastro sejam exportados do ERP para o Varejo, porém a solução permite que no dia a dia, somente registros novos ou alterados desde a última exportação sejam realmente enviados, reduzindo o volume de informações trocadas entre os sistemas.

Por exemplo, caso o Gestão Empresarial | ERP possua cadastros de dez mil clientes, e estes acabaram de ser exportados para o Varejo como carga inicial de dados, se o IntegradorWS fizer uma nova requisição solicitando o cadastro de clientes, e estes permaneceram inalterados, o ERPnão exportará nenhum registro. Porém, se o usuário tiver alterado ou cadastrado registros de cliente no ERP, o ERPexportará apenas os registros que ainda não foram sincronizados no banco de dados do Varejo, isto é, aqueles que foram inseridos ou alterados desde a última exportação. Para este mecanismo funcionar, o Gestão Empresarial | ERP precisa manter controle de quais registros já foram exportados para o Sistema varejo e quais ainda não foram. Quando o usuário insere um novo registro ou faz uma alteração, o ERP gera uma pendência de exportação, que é uma sinalização indicando que aquele registro precisa ser sincronizado com o Varejo.

As operações de “Importação de dados” e “Exportação de dados”, depois de configuradas, são executadas pelo IntegradorWS sem necessidade de intervenção do usuário para acioná-las. Falhas na execução destes processos, por indisponibilidade de rede, por exemplo, não provocam a exibição de mensagem de erro no Caixa ou na aplicação de Pré-venda do Sistema de Varejo Megasul.

A operação de “Consulta de dados” é executada pelo Sistema Varejo e requer que a conexão esteja disponível e o servidor respondendo, caso contrário, o usuário do Caixa ou da aplicação de Pré-venda receberá uma mensagem de erro e poderá não concluir a operação desejada. Por exemplo: se a partir do Sistema Varejo o usuário consultar o limite de crédito disponível de um determinado cliente durante o processo de venda, caso não seja possível obter esta informação o Sistema Varejo apresentará ao usuário uma mensagem de erro.

Embora as operações de “Consulta de dados” sejam acionadas a partir da aplicação Caixa ou “Pré-venda Megasul”, toda a comunicação do Varejo com o ERPocorre através do servidor IntegradorWS. Assim, mesmo que a requisição de consulta de limite de crédito seja solicitada a partir de uma estação que executa o Caixa, quem se comunica com o Gestão Empresarial | ERP é o serviço IntegradorWS. Por isso, somente o servidor da filial precisa de conexão à Internet para se comunicar com o Gestão Empresarial | ERP.

2 Requisitos gerais do ERP para integração

Este tópico apresenta os requisitos necessários para ativar a integração entre o Gestão Empresarial | ERPe o Sistema de Varejo Megasul. O tópico 2.1 apresenta os requisitos de ambiente, enquanto o tópico 2.2 apresenta os requisitos relacionados aos cadastros que devem ser efetuados no Gestão Empresarial | ERP.

2.1 Ambiente Middleware

Os requisitos de ambiente para o servidor da Matriz são:

2.2 Configurações do ERP

Este tópico apresenta os requisitos relacionados aos cadastros que devem ser efetuados no Gestão Empresarial | ERP para que a integração entre o Gestão Empresarial | ERP e o Sistema de Varejo Megasul seja executada.

2.2.1 Cadastrando integração com o Sistema Megasul

É necessário criar um registro no cadastro de “Sistemas Integrados” (F000SIS Cadastros > Integrações > Cadastro de Sistemas Integrados) com as seguintes configurações:

Marque o código do registro que será gravado, pois este será utilizado mais tarde na tela de configuração de “Parâmetros da Filial para Integrações”.

2.2.2 Ativando os cadastros a serem integrados

Depois de cadastrar o “Sistema Integrado”, defina quais cadastros do Gestão Empresarial | ERP serão sincronizados no Sistema de Varejo. Para isso, clique no botão “Informações” na tela de cadastro de “Sistemas Integrados”. O sistema irá abrir a tela “Configuração de Tipos de Informação”.

Caso já exista outra filial configurada para integrar com o Sistema de Varejo Megasul através da tecnologia web services, é possível copiar as configurações desta outra filial para a filial corrente. Caso contrário, ative as configurações individualmente, isto é, uma a uma. Verifique nos tópicos seguintes como efetuar estas operações.

2.2.2.1 Copiando configurações de outra filial

Para copiar as configurações dos cadastros a serem sincronizados com o Sistema de Varejo de uma filial para outra, siga as instruções abaixo:

  1. A partir da tela F000SIS, clique no botão “Informações”;
  2. No campo Filial (+), informe o código da filial que já está configurada e se deseja copiar as configurações;
  3. Clique no botão Mostrar;
  4. Clique no botão Duplicar. Será aberta a tela Replicação (F000DCI);
  5. Mantenha selecionada a opção “A configuração de todos os tipos de informação”;
  6. Selecione a filial que está sendo implantada a integração com o Sistema Varejo;
  7. Clique no botão Processar. A tela será fechada e será exibida a mensagem “Processo realizado com sucesso”;
  8. Clique em “OK” para fechar a tela de informações;
  9. Clique em “Sair” para retornar à tela anterior.

2.2.2.2 Configurando os cadastros a serem integrados individualmente

Siga as instruções abaixo para configurar manualmente os cadastros que deseja integrar com o Sistema de Varejo. Este procedimento precisa ser executado para a primeira filial da empresa que será configurada para integrar com o Varejo. Quando já houver outra filial configurada, recomenda-se utilizar as instruções do tópico 2.2.2.1.

  1. A partir da tela de cadastro de “Sistemas Integrados” (F000SIS);
  2. Clique no botão “Informações”. Será aberta a tela “Configuração de Tipos de Informação” (F000SXT);
  3. Nesta tela, informe o código da filial que está sendo implantada a solução;
  4. Clique no botão “Mostrar”. O Sistema irá exibir a relação de cadastros que podem ser integrados com Sistemas Terceiros.
  5. Para ativar a sincronização de um cadastro com o Sistema de Varejo, altere o valor da coluna “Situação” para “A” (de “Ativo”), marque o registro e clique em “Processar”.
  6. Para a integração com o Sistema de Varejo Megasul é necessário realizar a adequada sincronização. Para isso, marque e ative as seguintes opções:
    • Depósitos
    • Formas de Pagamento
    • Empresa / Filial
    • Unidades de Medida
    • Condições de Pagamento
    • Tabelas de Preço
    • Clientes
    • Operadoras de Cartão
    • Representantes
    • Produtos
    • Serviços
  1. Se a filial utilizar o ERP para p lançamento de pedidos, marque também as seguintes opções:
    • Pedidos
    • Resumo de Pedidos
  1. Caso a filial utilize correspondente bancário para o recebimento de títulos de terceiros, marque também a opção abaixo:
    • Bancos

A ativação deste recurso para um cadastro faz com que o Sistema ERP monitore todas as alterações daquele cadastro, de forma que inclusões, alterações ou exclusões de registros gerem informações para sincronização com sistemas terceiros. Por isso, recomenda-se ativar o controle apenas para os cadastros que realmente precisam ser sincronizados com o Sistema de Varejo Megasul.

Outros cadastros também serão indicados para serem sincronizados com o Varejo, conforme a funcionalidade que se queira ativar no Sistema de Varejo. Estes cadastros serão mencionados em tópicos específicos deste manual.

2.2.3 Ativação do processo automático 82

Durante a exportação de cadastros do Gestão Empresarial | ERP para o Sistema de Varejo, há a possibilidade de um registro ser enviado pelo Gestão Empresarial | ERP, mas não chegar à filial destino. Isto pode ocorrer devido alguma instabilidade da infraestrutura. Nesta situação, o Gestão Empresarial | ERP deverá persistir, tentando reenviar novamente o registro para o Sistema de Varejo. Para que este mecanismo funcione, o Gestão Empresarial | ERP espera que o Sistema de Varejo Megasul o informe quais pacotes de dados foram recebidos e processados com sucesso. Desta forma, para todo pacote de dados que o Gestão Empresarial | ERP envia ao Sistema de Varejo Megasul é esperado que o Sistema de Varejo Megasul notifique o Gestão Empresarial | ERP do seu recebimento e processamento com sucesso. Caso o Sistema de Varejo não envie esta notificação, o Gestão Empresarial | ERP interpreta que ocorreu erro de processamento e numa próxima ocasião em que o Sistema de Varejo Megasul solicitar registros do cadastro, o Gestão Empresarial | ERP reenviará novamente estes registros, com a expectativa de que desta vez os registros sejam importados com sucesso para o banco de dados do Sistema de Varejo. Portanto, após o ERP enviar os registros para a filial, o Gestão Empresarial | ERP aguarda a notificação do Sistema de Varejo. Em geral, o tempo de espera é de 1h, ou seja, o ERP aguarda que em até 60 minutos o Sistema de Varejo o notifique do recebimento do pacote de dados. Caso o Gestão Empresarial | ERP não receba esta informação, o sistema Gestão Empresarial | ERP automaticamente interpreta que os dados foram perdidos e numa próxima ocasião, reenviará estes registros.

Este mecanismo precisa ser ativado cadastrando-se uma rotina automatizada. Para tanto, deve-se entrar na tela de “Cadastro de Processos automáticos” (menu Recursos / Processos Automáticos / Cadastro) e na guia “Rotina” cadastrar um registro e definir que o código da “Rotina Sapiens” seja 82. Também deve-se agendar a periodicidade com que este processo será executado. Ao colocar, por exemplo, a periodicidade de 5 em 5 minutos, indica-se que o ERP irá conferir, a cada 5 minutos, se há pacotes de dados que estão esperando confirmação há mais de 1 hora. Caso houver, estes pacotes são recolocados na fila para uma futura exportação.

Este tempo de tolerância na espera da resposta do Sistema de Varejo, que por padrão é de 1 hora, pode ser modificado. Para tanto, deve-se definir a variável denominada “TempoVida” com a quantidade de minutos que a aplicação irá aguardar a confirmação. A variável deve ser alimentada no campo “Parâmetros Rotina”.

Neste caso, as confirmações devem ser enviadas para o Gestão Empresarial | ERP em até 30 minutos. Esta variável não deveria ter um valor muito pequeno (por exemplo, apenas 1 minuto), pois há web services de exportação que podem demandar mais de 1 minuto de processamento para importação pelo Sistema de Varejo, de forma que este não teria oportunidade de notificar oERP a tempo.

2.3 Cadastro de Equipamento Fiscal e Série de Nota Fiscal

Para as filiais que emitem cupom fiscal, é necessário cadastrar o equipamento fiscal (ECF) e a série de nota fiscal.

Para emissões com NFC-e, ainda é necessário cadastrar um equipamento fiscal no Gestão Empresarial | ERP para cada Caixa, porém dependendo da forma de trabalho da filial pode ou não ser necessário vincular o equipamento fiscal a série. Para mais informações verifique o item 16.1 - Requisitos do ERP.

Se tratando de NFC-e, o cadastro da série deve ser feito no Retaguarda Megasul, na tela de Séries de Notas (Vendas > Faturamento > Tabelas > Séries de Notas), onde o código fiscal e o modelo devem ser 65, e o tipo L.

Caso seja utilizada uma única série por filial, após cadastrar a série, é necessário configurar no parâmetro Serie padrão NFC-e, com o código da Série criada, em Parâmetros > Parametrização > Classe de estação.

Caso sejam utilizadas séries específicas por estação/PDV, então deverão ser cadastradas no Retaguarda e vinculadas nos campos Série NFC-e Online e Série NFC-e Offline no cadastro de "Estações de Trabalho".

Os equipamentos fiscais utilizados na filial precisam ser cadastrados no Gestão Empresarial | ERP e no Sistema de Varejo Megasul. Para cadastrar os equipamentos fiscais no ERP , acesse a tela “Cadastro de Equipamentos Fiscais” (F050EQF - Cadastros > Controladoria > Tributos > Equipamentos fiscais). Este cadastro é composto pelos seguintes campos:

Os cupons fiscais são integrados no Gestão Empresarial | ERPcomo notas de saída. Por isso, também é preciso cadastrar um número de série, a ser utilizado na gravação da nota de saída, para cada equipamento utilizado na filial. O cadastro de séries de notas fiscais é efetuado na tela “Série de Notas Fiscais” (F020SNF - Cadastros > Mercado e Suprimentos > Parâmetros Fiscais > Séries Notas Fiscais > Cadastro). Neste cadastro, os seguintes campos devem ser informados:

2.4 Configuração de arredondamento/truncamento de valor do ECF

Os ECFs, ao calcular o valor líquido de um item, podem arredondar o valor ou truncar. O comportamento do ECF precisa ser configurado no ERP para que não haja divergência entre o valor apresentado na tela de pedidos do ERP e o valor calculado no ECF. A definição de arredondamento/truncamento é feita através do parâmetro global “TipAceEcf”. Informar “2” para indicar que haverá truncamento ou “1” para indicar que haverá arredondamento.

2.5 Conta interna (tesouraria) para os Caixas

O Gestão Empresarial | ERP permite controlar as operações de recebimento e retirada de dinheiro do Caixa. É possível cadastrar uma conta interna (conta da tesouraria) para cada Caixa ou uma conta única (geral) para todos os Caixas.

Para configurar uma conta individual para cada Caixa, utilize a tela “Cadastro de PDV” (F070PDV - Cadastros > Integrações > Varejo > Cadastro de PDV). Nesta tela, preencha os seguintes campos:

A “conta geral” é cadastrada na tela “Parâmetros da Filial para Integrações”, através do campo “Conta dos Caixas” (ver tópico 2.6.2). Durante a importação de vendas que exigem a movimentação de conta interna, o Gestão Empresarial | ERP verifica se há a definição de uma conta individual para o Caixa. Caso houver, o Sistema lança o movimento da tesouraria para esta conta. Caso não houver, o Sistema lança o movimento para a conta geral. Uma das duas contas deve ser configurada, caso contrário o Sistema emitirá mensagem de erro durante a importação da venda.

2.6 Parâmetros da Filial para Integração (F070VAR)

Também é necessário estabelecer alguns parâmetros a serem utilizados para integração com o Sistema de Varejo, para configurar alguns comportamentos da integração. Alguns parâmetros são enviados para o Sistema de Varejo para definir seu funcionamento e outros são utilizados pelo Gestão Empresarial | ERP durante a importação ou exportação de dados.

A tela “Parâmetros da Filial para Integração” (F070VAR) está no menu Cadastros > Integrações > Parâmetros da Filial para Integrações. Para configurar os parâmetros de integração com o Sistema de Varejo veja os procedimentos abaixo:

A tela de “Parâmetros da Filial para Integrações” está organizada nas guias Geral, C.Receber/Pagar, Tesouraria, Estoque, Serviços TEF e Cartão Presente.

Este tópico descreve todos os parâmetros que são utilizados na integração com o Sistema de Varejo Megasul. Alguns dos parâmetros são necessários somente quando ativada alguma funcionalidade da solução, como por exemplo, a funcionalidade de cartão presente.

Além disso, a tela também possui outros parâmetros que não são utilizados na integração com o Sistema de Varejo Megasul. Os tópicos seguintes descrevem todos os parâmetros que são aplicáveis na Integração com o Sistema de Varejo Megasul. Os campos da tela “parâmetros da Filial para Integrações” que não forem mencionados, não são utilizados na integração com o Sistema de Varejo Megasul.

Os parâmetros de integração são exportados para o Sistema de Varejo. Para que os parâmetros sejam exportados, é necessário que os seguintes campos sejam preenchidos na tela “F070VAR”:

Se qualquer um destes campos não for informado, o Gestão Empresarial | ERP não irá exportar os parâmetros de integração para o Sistema de Varejo.

2.6.1 Guia “Geral”

A guia “Geral” possui definição dos parâmetros essenciais para sincronização da integração. Os parâmetros utilizados para integração com o Sistema de Varejo Megasul são:

Campo Descrição
Cliente consumidor final

Informe um código de cliente a ser utilizado automaticamente pelo Sistema de Varejo para clientes que não possuem cliente identificado no Caixa. O cliente é cadastrado na tela do menu Cadastros > Clientes e Fornecedores > Clientes > Cadastro (F085CAD). Deve-se informar um cliente que possua as seguintes configurações:

  • O campo “Mercado” deve ser Interno (“I”);
  • O código do Estado deve ser o mesmo informado no cadastro da filial.
Condição Pagamento

Código da condição de pagamento padrão para vendas com recebimento no ato da venda e sem vínculo com pedido.
Durante a venda no Caixa, o Sistema de Varejo irá sugerir a condição de pagamento que for configurada neste campo, exceto se a venda for originada de pedido, pois neste caso o Sistema de Varejo irá sugerir a condição de pagamento informada no pedido.

Tabela de Preço Padrão

Informe o código da tabela de preços padrão a ser utilizada pelo Sistema de Varejo. No Sistema de Varejo, os preços dos produtos/serviços são obtidos a partir da tabela de preços padrão especificada neste campo.
Contudo, é possível exportar várias tabelas de preço para o Sistema de Varejo, sendo possível alterar a tabela de preços a ser utilizada durante a venda. Somente podem ser selecionadas tabelas de preço que estejam aptas para utilização em ECF, isto é, no cadastro de Tabelas de Preço (F081TPA - Cadastros > Mercado e Suprimentos > Tabelas de Preço > Cadastro) – o campo “Usada para ECF” deve ser “S” (Sim).
Uma mesma tabela de preços pode ser utilizada por várias filiais, ou seja, não é necessário cadastrar uma tabela de preços específica por filial.

Val. Tab. Preço Validade da tabela de preço padrão, a ser utilizada na venda pelo Sistema de Varejo. A validade da tabela de preços deve abranger a data atual. O Sistema de Varejo, por padrão, irá obter o preço dos produtos lançados no Caixa a partir da tabela com data de validade informada neste campo.
Depósito da loja

Depósito onde ficam as mercadorias da loja. Cada loja deve possuir um depósito padrão que será utilizado para registrar a saída do produto no estoque do depósito informado neste campo.
Os depósitos são cadastrados na tela de “Cadastro de Depósitos” (F205DEP - Cadastros > Mercado e Suprimentos > Depósitos > Cadastro).
O sistema somente permitirá selecionar depósitos que estejam configurados com o campo “Depósito Vendedor” igual a “S” (Sim).

Manter Pedido Aberto

Este parâmetro permite configurar se um pedido deve permanecer em aberto quando o cupom fiscal do pedido for cancelado ou abandonado.
Quando um pedido é faturado no Caixa, mas seu cupom fiscal é cancelado imediatamente em seguida (através da função “Cancelar Último Cupom”, disponível no Sistema de Varejo), o pedido que originou o cupom pode ser reaberto para ser faturado novamente ou o pedido pode ser mantido como cancelado. Caso este parâmetro esteja configurado com “S”, o sistema irá reabrir o pedido, isto é, alterar a situação para “1-Aberto Total”. Caso este parâmetro esteja com “N”, o sistema irá alterar a situação do pedido para “5-Desistência”. Este parâmetro somente afeta os pedidos digitados no Gestão Empresarial | ERP.
Este parâmetro também é utilizado quando a emissão de cupom originada de pedido é abandonada, isto é, antes de finalizar o faturamento do pedido, o usuário abandona a venda. Há uma exceção para vendas com NFC-e, pois neste caso o pedido que é abandonado no Caixa sempre permanece em aberto no Gestão Empresarial | ERP..
Importante para Unidades Federadas que seguem o PAF-ECF, este parâmetro deve ser “N”.

Considerar ligação por Filial X Depósitos

Este campo é utilizado para configurar se o Sistema de Varejo poderá consultar o estoque de produtos de depósitos de outras filiais ou não. Este parâmetro afeta a Pré-Venda do Sistema de Varejo. Durante o lançamento de um pedido, o usuário pode consultar como está o saldo do estoque do produto em outros depósitos.
Quando o campo está configurado com “N”, o Sistema de Varejo poderá consultar apenas o estoque dos depósitos da própria filial. Quando este campo está com “S”, o Sistema de Varejo poderá consultar o estoque de depósitos de outras filiais também.
Ao ativar este campo para “S”, deverá ser configurado também quais depósitos podem ser consultados no Sistema de Varejo a partir de uma filial. Esta operação é feita na tela “Ligação Filial X Depósito” (F205LFD – Cadastros > Mercado e Suprimentos > Depósitos > Filial X Depósito).
Consulte o tópico sobre como configurar quais depósitos podem ser consultados a partir de uma filial.

Qtd. Decimais Para Preço Este campo é utilizado para definir a quantidade de quantas casas decimais que os ECFs da filial utilizam para impressão do preço unitário de um produto/serviço. Pode ser informado 2 ou 3 casas decimais, que são as configurações das impressoras existentes no mercado. Este parâmetro é utilizado para cálculo de preço líquido do item de pedidos lançados no ERP
Transação Produtos

A transação informada neste campo será utilizada para gravar o campo “Tns.Produto” do cupom fiscal (isto é, do cabeçalho da nota de saída).Veja um exemplo de configuração de transação no tópico Transações para Venda de Produtos.
Observação Para gravação da transação do item do cupom, o sistema utilizará a transação que for vinculada ao produto. Portanto, na gravação do item na nota, não será utilizada esta transação.

Transação Serviços

A transação informada neste campo será utilizada para gravar o campo “Tns. Serviço” do cupom fiscal (isto é, do cabeçalho da nota de saída).
Observação Para gravação da transação do item do cupom, o sistema utilizará a transação que for vinculada ao serviço. Portanto, na gravação do item na nota, não será utilizada esta transação.

Tipo Cód.impresso cupom

Define o código que deve ser utilizado para impressão do produto no cupom fiscal. Pode ser:

  1. Código submetido na venda. Caso o produto tenha sido lido a partir do código de barras, o Sistema de Varejo imprimirá o código de barras fornecido, ao invés do código fiscal. Caso seja informado o código do produto, o sistema de Varejo imprimirá o código do produto no cupom.
  2. Código fiscal. O Sistema de Varejo utilizará o código fiscal do produto para impressão no cupom, independente da forma como o produto for submetido no Sistema de Caixa.

Observação atentar-se para os códigos descritos neste manual. Até as versões 5.8.3.28 e 5.8.4.10, as descrições estão trocadas. Para usar código fiscal, deve-se obrigatoriamente usar o código 2, mesmo que na tela o Sistema esteja exibindo a descrição “Código submetido na venda”.

Integrar Cupom Imediatamente Define se o cupom fiscal será enviado imediatamente ao Gestão Empresarial | ERP após a sua finalização no Sistema de Varejo. Se configurado com “S”, o cupom será enviado pelo ERP imediatamente. Se configurado com “N”, o cupom somente será enviado no próximo ciclo de integração configurado no aplicativo IntegradorWS do Sistema de Varejo.
Tipo Documento Varejo

Utilizado para configurar o tipo de pedido que deve ser utilizado para gravação de novos pedidos. Pode ser:

  1. DAV
  2. Pré-venda
  3. DAV-OS
Integração Varejo

Indica se a integração está ativada (S) ou desativada (N).
Quando está desativada, o sistema não integra dados cadastrais com o Sistema de Varejo. Também não são registradas pendências de integração com o sistema de varejo referente às alterações cadastrais.
Quando este campo é alterado para “S”, deve ser efetuada uma carga completa dos dados no Sistema de Varejo.

Data Início Integração

Define em que data foi ativada a integração entre os sistemas para a filial selecionada. O Gestão Empresarial | ERPsomente exportará para consulta no Sistema de Varejo, os pedidos cuja data seja igual ou superior a data informada neste campo.
Não implica que, pedidos anteriores a esta data não possam ser faturados no Sistema de Varejo. O Sistema de Varejo apenas não irá carregar no combobox (da tela de venda e impressão) os números de pedidos anteriores a esta data.

Definição de Senha

Este campo é utilizado para configurar como a senha do usuário do Varejo poderá ser definida. As opções são:

  1. ERP . A senha dos usuários do Varejo devem ser definidas no ERP, através da tela F090REP.
  2. No Sistema Terceiro. A senha digitada no ERP é ignorada, pois a definição de senha deverá ser realizada a partir do Sistema de Varejo.
Permite baixar parcelas fora da sequência Quando “N”, o Gestão Empresarial | ERP recusará a tentativa de baixar títulos numa sequência fora da sequência cronológica de vencimento.
Tipo Ligação Convênio

Indica como poderá ser feita a definição de composição de convênios. Pode ser:

  1. Por Produto – Utilizado quando os convênios são compostos por produtos e o percentual de participação é variável a cada produto
  2. Por Grupos – Utilizado quando os convênios são compostos por grupos de produtos.
  3. Por Produtos e Grupos. Utiliza as duas opções de configuração.

Recomenda-se utilizar a opção “2 – Por Grupos”. As outras opções poderão provocar uma troca muito grande de informações entre os dois sistemas.

Transação Devolução Produto

Caso seja implantada a troca de mercadorias a partir do Sistema de Varejo, deve-se informar neste campo o código de transação para devolução de itens de produtos de vendas. Esta transação será gravada no item e no cabeçalho da nota de entrada.
A transação a ser informada é uma transação do módulo de compras (módulo “COF”) e na guia “Dados Gerais” deve estar configurada com o campo “NFE Devolução” igual à “S”.
Além disso, esta transação deve possuir as seguintes transações integradas:

  • Transação do módulo de estoques (módulo “ESN”) para dar entrada no estoque de produtos;
  • Transação de entrada no contas a receber (módulo “CRE”) para geração de título de adiantamento. Esta transação somente é utilizada quando ocorre troca por novo produto. Na troca por cartão presente, o Sistema ignora esta transação.

2.6.2 Guia “C.Receber/Pagar”

Campo Descrição
Conta dos Caixas

Corresponde à conta interna (tesouraria) a ser utilizada nas movimentações dos Caixas. O Sistema Varejo permite utilizar uma conta interna para cada Caixa. Na ausência de definição de conta individual para algum Caixa, o Sistema utilizará a conta informada neste campo.

Trans.Tít.Créd.

Transação do contas a receber que será utilizada para baixar título de crédito, que são aproveitados para baixar títulos do cliente. Isto é, quando for baixado um título do contas a receber do cliente (título A) e for utilizado um título de crédito (título B), o Sistema utilizará a transação informada neste campo para baixar o título de crédito (título B).

Trans.Baixa Aprov. Créd. Transação do contas a receber que será utilizada para baixar títulos do cliente, ao aproveitar títulos de crédito. Isto é, quando for baixado um título do contas a receber do cliente (título A) e for utilizado um título de crédito (título B), o Sistema utilizará a transação informada neste campo para baixar o título do cliente (título A).
Consiste Limite de Crédito Quando este campo estiver configurado com “S”, durante a finalização, o Sistema de Varejo irá conferir se o cliente tem saldo disponível (do limite de crédito) para prosseguir com a efetivação da venda com as formas de pagamento informadas.

2.6.3 Guia “Tesouraria”

Campo Descrição
Transferir entre contas

Este campo afeta as operações de sangria, fechamento, abertura e reforço. Quando este campo está configurado com “S”, estas operações movimentam duas contas internas: a do Caixa e a da Loja.
Por exemplo, vamos supor que tenha ocorrida a sangria em um Caixa. Com este parâmetro ativado, o sistema irá lançar um débito na conta do Caixa e um crédito na conta da loja.
Se este campo for configurado com “N”, o Sistema não irá lançar movimento para nenhuma das duas contas nas operações do Caixa.

Conta do PDV/Caixa

Corresponde à conta interna do Cofre da Loja.

2.6.4 Guia “Serviços TEF”

Esta guia possui configurações para utilização de “Recarga de Celular” e “Correspondente Bancário”. Os campos são:

Campo Descrição
Vende Recarga

Define se a filial permite a venda de recarga de celular.

Tipo Título C.Receber Recarga

Informe o tipo de título para geração do contas a receber referente ao pagamento de recarga de celular, feito pelo cliente à empresa. Para cada forma de pagamento, o Sistema Varejo gerará um título e o título será gerado com o tipo informado neste campo.

Transação C.Receber Recarga Informe o código da transação para geração do contas a receber referente ao pagamento de recarga de celular, feito pelo cliente à empresa.
Banco Corresp.Bancário Informe o código do banco na qual a filial opera como correspondente bancário.
Tipo Título C.Receber Cor.Bancário Informe o tipo de título para geração do contas a receber referente ao pagamento de documentos via correspondente bancário, feito pelo cliente à empresa. Para cada forma de pagamento, o Sistema Varejo gerará um título e o título será gerado com o tipo informado neste campo.
Transação C.Receber Cor.Bancário Informe o código de transação para geração do contas a receber referente ao pagamento de documentos via correspondente bancário, feito pelo cliente à empresa.
Transação Troco Cor.Bc e Recarga Caso seja aceito o pagamento de recarga de celular ou documentos de terceiros (via correspondente bancário) com cheque superior ao valor da dívida, o sistema gerará título de troco no contas a pagar. Informe neste campo o código da transação para geração do título de troco.

2.6.5 Guia “Cartão Presente”

Esta guia concentra as configurações gerais para utilização de “Cartão Presente”. Os campos são:

Campo Descrição
Utiliza Cartão Presente

Habilita emissão de cartão presente na filial

Num.Cartão Presente Automática Define se a numeração de cartão-presente é controlada pelo ERP. ou pode ser criado a partir do Sistema de Varejo. Utilizar “N” se os cartões forem pré-impressos.
Dias Val. Cartão Presente Define uma data de validade (em dias) do cartão.
Trans.C.Receber C.Presente Transação a ser utilizada para gravação do título de adiantamento do c. presente.
Tipo Título Adto. C.Presente Tipo de título a ser utilizado para geração do cartão presente.
Série Nota Cartão Presente Série da Nota a ser gerada. A série deve ter sido configurada para “Não ser utilizada para Impostos” e a aplicação ser igual à “D” (somente para notas de saída).
Transação Nota Cartão Presente

Código da transação de venda a ser usada para gravação da nota. Deve ser uma transação do “Módulo de Vendas”. A transação deve possuir as seguintes configurações:

  • Na guia “Dados Gerais”, o campo “Considera Faturamento” deve ser “N”;
  • Na guia “Fin./Contab.” o campo “Soma para Financeiro” deve estar configurado com “S”;
  • Na guia “Integrações”, incluir um código de transação para lançamento de títulos do “Contas a Receber”. Este registro é obrigatório para que o sistema grave os títulos referentes aos pagamentos efetuados. Por exemplo, se o cartão presente for pago com dinheiro e cartão de crédito, o Gestão Empresarial | ERP irá lançar dois títulos no contas a receber com o código de transação informado nesta guia.
  • A transação deve estar ativa.
  • Esta transação também é utilizada para obter o código do tipo de título dos títulos a serem gerados.

2.6.6 Guia “Nota Fiscal”

Essa guia concentra as configurações gerais de série da nota fiscal. Os campos são:

Campo Descrição
Série NF Devolução

Código da Série de notas fiscais de entrada, para operação de devolução de mercadoria. Obrigatório para utilização do módulo de Troca do Sistema de Varejo. A troca de produtos gera no Gestão Empresarial | ERPuma nota fiscal para registrar a entrada do produto no estoque. Esta nota fiscal é gerada com a série configurada neste campo.
A aplicação da série deve ser do tipo “entrada” (valor "S" ou “E”) em Cadastros > Mercado e Suprimentos > Parâmetros Fiscais > Séries Notas Fiscais (F020SNF).

Série NF Manual Série de nota fiscal manual, isto é, série de nota fiscal para consumidor final (nota de modelo “02”). Utilizada para integração de “cupom de nota fiscal” (em atendimento ao requisito PAF-ECF). De acordo com a legislação de alguns Estados, a nota de consumidor modelo 02 deve emitir um cupom fiscal. Nesta situação, o cupom possui um vínculo com a nota fiscal que o originou. A nota fiscal é gerada no sistema com a série que for configurada neste campo.
Série NFCe

Série de nota fiscal para lançamento de Nota de Consumidor Final Eletrônica (NFC-e). Obrigatório se a filial emitir vendas por NFC-e. Deve ser informada uma série com a seguinte configuração:

  • Aplicação: “D” – Somente para NF Saída;
  • Dispositivo Autorizado: 10 – Nota Fiscal Consumidor Eletrônica; Código Equipamento Fiscal: 0.

Observação: Este campo deve ser informado apenas se a série de NFC-e for única para todas as estações (PDVs).

Série NF Cupom Código da série de notas fiscais geradas a partir de cupom fiscal. Este campo é obrigatório para gerar a NFE a partir do sistema da Megasul.

2.7 Consultando estoque em depósitos de outras filiais

No Varejo é possível consultar o estoque de um produto em outros depósitos, além do depósito padrão, inclusive de outras filiais. A consulta de estoque em outros depósitos é acionada a partir de dois locais do Sistema de Varejo: a partir da inclusão de produtos na venda (quando o produto informado não possui saldo no depósito padrão) ou na tela de Pré-venda.

Para exibir o saldo do produto em depósitos de outras filiais, é preciso efetuar duas configurações no Gestão Empresarial | ERP. Primeiro, na tela de “Parâmetros da Filial para Integrações”, o campo “Considerar ligação por Filial X Depósito” deve estar configurado com “S” (Sim). Em seguida, defina quais depósitos estarão disponíveis nas consultas que partirem de determinada filial. Esta configuração é realizada a partir da tela “Ligação Filial X Depósito” (F205LFD - Cadastros > Mercado e Suprimentos > Depósitos > Filial X Depósito). Observação a alteração do parâmetro “Considerar ligação por Filial X Depósito” tem efeito imediato. Portanto, não é preciso efetuar integração dos “parâmetros da filial” e nem de “depósitos” para esta funcionalidade ser ativada.

2.8 Identificadores de Regras

Os identificadores de regras têm a finalidade de alterar os comportamentos padrões do sistema, abaixo estão listados os identificadores que podem ser utilizados nesta solução:

Identificador Finalidade
COM-000VEPCF01

Com o identificador ativo, o sistema realiza a importação dos cupons sem consistir o estoque. Ou seja, inicia a importação do cupom e insere os produtos, se houver algum problema de estoque, é desfeita toda a importação. Nesse momento, o sistema apresenta uma mensagem informando que está sem estoque.

Com o identificador inativo, o sistema consiste previamente o estoque, e se não houver estoque disponível, não começa a importação. Benefícios: otimizar a importação, pois o sistema não realiza a importação do cupom quando não possui estoque disponível.

CRE-000CNVVER2

Permite que o sistema reconheça quando um cupom fiscal, com forma de pagamento do tipo convênio, é integrado ao ERP, porém o web service para consumir o saldo do respectivo convênio não foi chamado. Nesta situação, durante a importação de cupom fiscal o sistema irá atualizar automaticamente o saldo do convênio.

Atenção:

a) Nesta situação o sistema está sujeito a gerar um "saldo disponível" negativo. Quando o identificador de regra estiver inativo, mesmo que o consumo não tenha ocorrido, o sistema não irá atualizar o saldo.

b) Não será possível realizar uma venda em convênio onde o valor da venda seja maior do que o limite disponível para o convênio.

Existe a possibilidade, se utilizado o identificador de regras e devida parametrização no sistema Megasul, que quando não houver comunicação para a devida consulta de saldo de convênio, o sistema Megasul libere a venda em convênio, caso contrário a venda não será autorizada.

VEN-120PEBLO01 Quando o identificador estiver ativo não será permitido exportação de pedidos que estejam bloqueados. (E120PED.PEDBLO = ‘S’)

3 Requisitos gerais do Sistema de Varejo para integração

Os tópicos seguintes trazem os requisitos gerais para que a integração com o Sistema de Varejo Megasul seja bem sucedida.

3.1 Pré-requisitos

Para utilização do Sistema de Varejo é necessário:

3.2 Configurações do Retaguarda (Servidor)

3.2.1 Configurando cadastro de empresa e filial

  1. No servidor da filial, abra o aplicativo “Retaguarda.exe”. Será exibida a tela de Login.
  2. Informe o usuário e senha do banco de dados.
  3. No campo “Empresa” informe o código da empresa no Gestão Empresarial | ERPe no campo “Id.Filial” também informe o código da filial no ERP
  4. Se apresentar uma mensagem informando que a data do lançamento é anterior a data atual, deve-se confirmar a atualização da data. Caso for solicitada a alteração da data do sistema operacional, clique em “Não”.
  5. Em seguida, clique no menu Cadastros > Filiais e será apresentada a tela para cadastro de empresa/filial. Será aberta a tela da Figura 3.

O cadastro da filial no Sistema de Varejo deve ser realizado manualmente, pois não há integração das informações de cadastro de empresa e filial entre o Gestão Empresarial | ERPe o Sistema de varejo Megasul. Nesta tela, devem ser informados os mesmos códigos de filial e empresa que foram cadastrados no Gestão Empresarial | ERP..

Todas as informações desta tela são as mesmas do cadastro da filial do Gestão Empresarial | ERP . Os campos que devem ser preenchidos são :

3.2.2 Configuração para clientes inativos

No Retaguarda, pressione Alt+F12. Na tela “Acesso direto”, localize no campo Formulário a opção “Condições de Venda” e clique em OK. Será aberta a tela “Condições de Venda”. Nesta tela, cadastre o código de venda para clientes bloqueados. Esse código de vendas será utilizado quando o cliente for importado do Gestão Empresarial | ERP e estiver inativo, com isto, o cliente ficará bloqueado no Caixa. Exemplo: código: “1 – Clientes Bloqueados”.

Nesta mesma tela, na guia “Configuração”, opção “Ação”, é necessário marcar a opção “Bloqueio” e informar no campo Mensagem qual será a mensagem que irá retornar em tela ao operador no momento da venda para o cliente (ver Figura 4). Em seguida, clique em “Gravar” e depois em “Sair”.

Quando um cliente bloqueado for inserido no Caixa para que uma venda seja efetuada, será retornada a mensagem pré-cadastrada na Condição de Venda. Ela terá duas opções:

1. Sim: irá liberar a venda ao cliente, mesmo com o cadastro bloqueado. Para que o operador não tenha direito para essa liberação e seja exigida a senha do Supervisor, é necessário bloquear o Direito > Caixa > Liberar Cliente. Desta forma, a senha de Supervisor será obrigatória para liberar a venda ao cliente Inativo/Bloqueado;

2. Não: a venda não será realizada quando o cliente identificado está bloqueado.

Depois disso, entre no menu Parâmetros > Parametrização, selecione a opção “Filial” no painel “Grupo” e no campo “Nome”, informe o “Código da Condição de venda padrão de cliente bloqueado”. Informe o código do grupo de clientes bloqueados cadastrado anteriormente na tela “Condições de Venda” (no exemplo da Figura 4, o código a ser informado seria “1”) e clique em “Sair”.

Nota

Configuração válida para Clientes inativos e Convênios inativos.

3.2.3 Parâmetros diversos

Alguns parâmetros adicionais precisam ser feitos no Retaguarda do Sistema de Varejo. Para tanto, acesse o menu Parâmetros > Parametrização, onde o aplicativo abrirá a tela “Parametrizações”. Para cada parâmetro a ser configurado, é preciso localizá-lo e em seguida, configurar o seu valor.

Para localizar o parâmetro, digite no campo “Pesquisar Parâmetro” o nome do parâmetro e em seguida clique em “Pesquisar”. O aplicativo posicionará o cursor sobre o parâmetro e exibirá no lado direito o seu valor. Para modificá-lo, basta alterar o valor do campo à direita.

Os parâmetros de configuração disponíveis nesta tela são:

Nome do Parâmetro Descrição
Integração com Sapiens

Este parâmetro deve ser configurado com “Sim – Web Services”.

Atualizar Enderecos Informar “Sim”
DAVs gerados por Sistema de terceiros? Informe “Sim” se a intenção é utilizar a tela de pré-venda do Gestão Empresarial | ERP para efetuar lançamentos de pedido do tipo DAV. Se este campo for “Não” e o “PV gerados por Sistema de terceiros?” também for “Não”, o Sistema de Varejo não irá importar pedidos do Gestão Empresarial | ERP.
PV gerados por Sistema de terceiros? Informe “Sim” se a intenção é utilizar a tela de pré-venda do Gestão Empresarial | ERP para efetuar lançamentos de pedido do tipo Pré-venda. Se este campo for “Não” e o “DAVs gerados por Sistema de terceiros?” também for “Não”, o Sistema de Varejo não irá importar pedidos do Gestão Empresarial | ERP.
Pedido pelo código de barras Indica como o pedido será informado no Caixa. O pedido pode ser informado de duas formas diferente: pelo seu número ou pelo número do controle interno (isto é, número de cesta/senha). Informe “Não” neste parâmetro para indicar que o pedido será informado pelo seu número. Informe “Sim” para indicar que o pedido será informado pelo número de controle interno (cesta ou senha).
Capturar Convênio Informe “Sim”, para que seja exibido no Sistema de Varejo o campo “Convênio” na guia “Início da Venda”. Informe “Não” para que este campo não seja exibido na guia “Início da Venda”. Quando este parâmetro for configurado com “Não”, o Sistema de Varejo ainda permitirá a venda com convênio, porém os dados do conveniado somente poderão ser informados assim que o usuário selecionar uma finalizadora de convênio, isto é, no final da venda. Com este campo igual à “Não”, não será possível utilizar tabelas de preço específicas por convênio, pois quando o convênio não é informado no início da venda, o convênio somente é conhecido na finalização do cupom, após os itens já terem sido impressos no cupom com seus respectivos valores.
Capturar Convênio Tipo Configurar este campo com “Múltiplos” quando for desejado utilizar convênios. Se este campo não tiver “Múltiplos”, o Sistema de Caixa não irá calcular o valor de subsídio sobre os produtos e serviços, mesmo que o convênio esteja ligado a grupos de produtos/serviços ou produtos específicos. Portanto, é indispensável que este campo seja configurado com “Múltiplos” para utilização de convênios.
Quantidade de caracteres do identificador Caso a filial trabalhar com um ou mais produtos controlados por lote ou número de série, este parâmetro deve ser preenchido com “0”. Com isso, no Caixa será aberta tela para informar o número do lote/série, quando o produto for controlado por lote/série. Também pode ser informado um valor superior à 0 para este campo. Neste caso, o Sistema de Varejo irá exigir que o usuário informe um número de lote/série que tenha como quantidade de algarismos igual à quantidade informada neste parâmetro.
Consistência do estoque Se este parâmetro estiver com “SIM”, o Sistema de Varejo irá consultar o saldo em estoque durante a venda do produto. Neste momento, o Caixa faz a consulta no Gestão Empresarial | ERP. Caso o controle de estoque esteja inconsistente e o produto não tiver saldo, não será possível vender o produto, exceto se o usuário tiver autorização para prosseguir. Também não será possível prosseguir com a venda caso a conexão com o ERP estiver fora do ar.
Digitação de Cheques pelo CMC7? Preencha com “Sim”.
Módulo adicional Preencha com “ModCep.bpl” para que na inclusão de clientes a partir do Varejo, o Sistema carregue o endereço a partir da digitação do CEP.
Módulo adicional 2 Preencher com “Mod08626.bpl”
Desconto Item Este parâmetro é utilizado para configurar se o campo que permite conceder desconto sobre o valor do item estará sempre visível ou não na tela do Caixa durante a venda, e como o desconto será informado, se por valor ou percentual.
Para que sempre seja exibido campo para digitação do valor do desconto, selecionar a opção “Sempre Valor”. Para que sempre seja exibido campo para digitação de percentual de desconto, selecionar a opção “%Sempre Perc.”.
Ao escolher a opção “_Tecla Valor”, o campo de desconto não será exibido, porém se o usuário pressionar tecla de atalho, o campo para digitação de valor de desconto será apresentado ao usuário. Escolhendo a opção “%Tecla Perc.”, o campo de desconto não será mostrado mas ao utilizar tecla de atalho, o Sistema irá exibir o campo para digitação de percentual.
A opção “Nenhum” não exibirá o campo de desconto e também não permitirá que o usuário exiba campo com tecla de atalho.
Desconto Total Este parâmetro é utilizado para configurar se o campo que permite conceder desconto sobre o total do cupom estará sempre visível ou não. Para sempre mostrá-lo, preencher este parâmetro com “Sempre Valor”.
Capturar Preço Este campo permite configurar se o usuário poderá editar o preço do produto, inclusive lançando acréscimos nos itens. Caso este parâmetro esteja configurado com “Sim”, o Sistema de Varejo permitirá editar o campo “Preço” e o usuário poderá alterar o preço para um valor superior ao preço do produto. Neste caso, será destacado um acréscimo ao produto/serviço.
Habilitar troca Informe “Sim” para que a guia “Troca” do Sistema de Caixa seja exibido e seja permitida a operação de troca.
Integração NFC-e Informe “Sim” para ativar a emissão de NFC-e, ao invés de cupom fiscal.
Habilitar Guia Multiplos Titulos Sapiens no Caixa Informe “Sim” para que a guia “Múltiplos Títulos Sapiens” seja exibida no Sistema de Caixa e com isso, habilitar o pagamento de títulos do contas a receber do cliente no Varejo
Habilitar Guia Titulos Sapiens no Caixa Informe “Sim” para que a guia “Títulos Sapiens” seja exibida no Sistema de Caixa e com isso, habilitar o pagamento de títulos do contas a receber do cliente no Varejo.

Qualquer parâmetro que for alterado através da tela “Parametrizações” requer que o usuário feche o Caixa e entre novamente, para que a alteração tenha efeito.

3.2.4 Parâmetros exclusivos do Gestão Empresarial | ERP

A partir do Retaguarda, pressione as teclas Alt+F12. Será apresentada a tela “Acesso direto”. No campo “Formulário”, selecione a opção “TButtonFormParamSenior”. O Retaguarda irá abrir a tela “Parâmetros específicos Senior”. No campo “Sigla”, informe “MEGASUL”, clique em Gravar e em seguida, clique no botão Sair.

Observações

A sigla informada neste campo é a mesma que é informada no Cadastro de Sistemas do ERP (tópico 2.2.1). Mantenha a recomendação de utilização da sigla “MEGASUL”.

A maioria dos campos exibidos na grade desta tela são obtidos pelo IntegradorWS a partir da execução do web service de exportação de “Parâmetros da Filial para Integração”. Os dados não podem ser modificados pelo usuário.

3.2.4.1 Leitura de produtos no Varejo pelo código do ERP

Por padrão, o IntegradorWS, ao importar produtos do ERP , irá considerar que o código do produto do ERP será interpretado como um código de barras no Varejo. Esta funcionalidade é útil para que o usuário possa lançar produtos no Caixa a partir do código do produto do ERP. Entretanto, se a empresa possui um ou mais produtos com mais de uma derivação, esta funcionalidade deve ser desativada, antes de iniciar a integração do cadastro de produtos. Para desativar, deve-se:

  1. No servidor da filial, executar o aplicativo Scripter.exe, que encontra-se, por padrão, na pasta c:\Megasul\ERP;
  2. No campo “Alias”, selecionar o apelido da conexão de banco de dados do Sistema de Varejo (geralmente é ORA_MEGASUL ou IB_MEGASUL);
  3. Informar o usuário e senha do banco de dados do Sistema da Megasul;
  4. Digitar o seguinte comando na caixa de texto superior: select * from sapiensparamfilial;
  5. Com o cursor posicionado após o “;”, pressionar as teclas Ctrl+A;
  6. No painel imediatamente inferior, será exibido os dados do registro;
  7. Clicar duplo no campo que contém “(Memo)”. Será aberta a tela Memo: SPF_INI;
  8. Acrescentar a seguinte linha de texto: Sapiens: Integra codigo senior como barras=Nao. Ver Figura 5;
  9. Fechar a tela;
  10. Na grade, inferior, pressionar seta para cima, para confirmar a alteração;
  11. Na caixa de texto superior, remover o comando “select...” e digitar: Commit
  12. Pressionar Ctrl+A;
  13. Fechar o aplicativo.

3.2.4.2 Consulta de produtos controlados por lote no ERP Senior

O sistema de Varejo permite, através do parâmetro Consulta WS de produtos com Lote durante a venda, que seja definido se, ao ser realizada uma venda no Caixa com um produto controlado por lote, haverá uma conferência do lote digitado pelo usuário com base em uma consulta ao ERP (através de Web Service), ou se a venda poderá ser realizada sem validação.

O parâmetro "Consulta WS de produtos com Lote durante a venda" está disponível na guia "Específicos" do formulário "“TButtonFormParamSenior” (já citado no tópico 3.2.4). Ele não será integrado do ERP s Senior através do IntegradorWS, sendo a sua alteração efetuada exclusivamente no Retaguarda do sistema de Varejo. Este parâmetro é gravado na tabela "sapiensparamfilial" da base de dados do sistema de Varejo.
Para detalhes sobre o processo de venda de produtos controlados por lote, verifique o tópico "7.2.2" deste manual.

3.3 Configuração das Estações (Caixa)

As configurações de comunicação do ECF devem ser efetuadas em todos os computadores que possuem o software Caixa instalado.

Para isso, execute o aplicativo Param.exe que se encontra no sub-diretório Caixa, na instalação do software Megasul.

Quando o aplicativo “Param” for executado, o Caixa não pode estar em execução. Portanto, caso o aplicativo Caixa esteja aberto, é necessário fechá-lo para efetuar as configurações descritas neste tópico.

3.3.1 Configuração da comunicação do ECF

Na guia “Plugins” localize as seguintes opções no painel “Tipo” e efetue as configurações descritas a seguir:

Plugin Configuração
Impr. Cupom

Clique no botão “Disco” e selecionar a DLL correspondente a marca do ECF. Exemplo: para impressora Epson, selecionar o arquivo IECFEpson.dll. No campo “Marca” selecione a marca da impressora ECF e em “Modelo” selecione o modelo correspondente a impressora.

Impr. Cheques Clique no botão “Disco” e selecione a DLL correspondente a marca do ECF. Exemplo: para impressora Epson, informar IECFEpson.dll. No campo “Marca” selecione a marca da impressora ECF e em “Modelo” selecione o modelo correspondente a impressora.
Impr. Relatórios Idem à configuração Impr. Cupom.

Consulta de Produtos
Clique no botão “Disco” e selecione a DLL “ConsultaProdSapiens.dll”. No campo “Marca” escolha “Megasul” e em “Modelo” selecione "Consulta de Produtos via Sapiens". Em seguida, clique no botão “Configurar Dispositivo” e na opção “Tipo Serviço”, selecione “Web service”. No campo “Nome do servidor”, informe o endereço IP do servidor onde será instalado o Integrador Megasul. No campo “Porta”, informe o valor 8448. No campo “Código da Empresa no Sapiens”, digite o código cadastrado para a empresa no sistema ERP Clique em Gravar para confirmar.
Condições

Clique no botão “Disco” e selecionar a DLL “CInfoCliente.dll”. Certifique-se de que no campo “Marca” esteja “Megasul” e no campo “Modelo” esteja “Informações sobre o cliente”. Clique no botão “Configurar dispositivo”. O sistema irá exibir a tela “Configuração”, como mostra a figura abaixo:

No painel “Servidor de Informação”, preencha o campo IP e Porta com o endereço do serviço do IntegradorWS.
No campo “Tecla p/ chamar estatísticas” selecione a tecla de atalho para exibir a tela de consulta de limite de crédito.

Proc. de Finali.

Pressione o botão “Configurar dispositivo” e será aberta a tela exibida da Figura 7:

No campo “Finalizador 1” selecionar a DLL “ConsultaProdSapiens.dll”. Clique no botão ao lado deste campo e será exibida a tela da Figura 8.

Marque a opção “Web Service”. No campo “Nome do Servidor”, informe o endereço do servidor da Megasul (onde estará instalado o IntegradorWS). Também devem ser preenchidos os campos número da “Porta” com 8448 e no campo “Código da Empresa no Sapiens” com o código da empresa no sistema Gestão Empresarial | ERP.

Esta configuração é essencial para que seja possível efetuar venda com convênio. Com esta configuração ativa, o sistema efetuará a operação de consumo do saldo do convênio do consumidor durante a finalização do cupom fiscal. Caso esta configuração não seja efetuada, o sistema não realizada o consumo do convênio, embora permitirá a venda com convênio.
No campo “Finalizador 2”, selecionar a dll “CtefRede.dll”. Em seguida, clique no botão ao lado e será aberta a tela da Figura 9.

Certifique-se de que a opção “Cliente SiTef (novo)” esteja marcada. Esta configuração é exibida para utilização de recarga de celular e correspondente bancário. Clicar em OK para confirmar e retornar à tela “Configurações de conexão Sapiens SID”. Clicar em “Gravar” para gravar as definições.

Digitar Senha

Essa configuração é necessária apenas para quem utilizar digitação de senhas do cartão de conveniado durante as vendas com convênio.

Para efetuar a configuração realize o seguinte passo a passo:

  1. Pressione o botão Disco e selecione o arquivo SenhaCartaoFidelidade.dll, que se encontra na pasta onde foi instalado o sistema de Varejo.

  2. Posteriormente, selecione a opção de marca "Megasul" e modelo "Cartão Fidelidade / CPF-CNPJ".

  3. Clique no botão Configurar Dispositivo. Nesta tela desmarque a opção Teclado Normal, pois a senha deve ser digitada no teclado e não no PIN-PAD. A utilização do PIN-PAD para digitação de senha do convênio requer uma customização.
  4. No campo Número de erros, informe a quantidade de tentativas que o cliente poderá digitar a senha, caso não seja a correta.
  5. No campo Qtde mínima de dígitos da senha, informe 1 (um) já que a senha será cadastrada no ERP (F095CAD) e ficará a cargo do ERP controlar a extensão da senha.
  6. Clique em OK para salvar as configurações.

As configurações seguintes são opcionais e devem ser utilizadas conforme necessidade:


É possível configurar a impressora fiscal para que seja impresso mais caracteres, como visto na Figura 11.

Para ativar esta configuração, deve-se clicar no item Impr.Cupom da guia Plugins do aplicativo Param. Em seguida, localizar no lado direito, a opção Impressão Otimizada e pressionar Clique duplo. Será aberta janela como mostrado na Figura 12. Para ativar a impressão de mais caracteres, deve-se desmarcar a caixa de seleção da janela desta figura e em seguida, clicar no botão OK.

Exigir cadastrar o sacado como cliente: no plugin “Proc. De Finali.”, clicar no botão “Disco” como mostrado na figura 13 e ao abrir a janela localizar o arquivo “CinfoCliente.dll”. Quando as informações forem carregadas, dar um duplo clique no item “ChequeClienteNaoCadastrado”. Ao abrir a janela “Valor” certificar-se que a opção “ChequeClienteN.” (Figura 14) esteja desmarcada. Após isto o item “ChequeClienteNaoCadastrado” ficará como “ChequeClienteNaoCadastrado=Disabled”, desta forma o cadastro de sacado como cliente será exigido.

3.3.2 Configurações do ECF

Para que seja possível realizar vendas no Caixa e emitir cupons fiscais, o ECF deve possuir algumas configurações:

Estas configurações podem ser cadastradas no aplicativo Param.exe através da opção “Impr. Cupom”.

3.3.3 Cadastro de ECF

Para cadastrar um ECF é necessário haver uma licença para a filial. Esta licença será fornecida pela Megasul. De posse da licença, deve-se entrar no aplicativo Retaguarda.exe e acessar o menu Cadastros > Cad.ECFs para abrir a tela “Cadastros de ECFs Autorizados PAF” para configurar o ECF conectado ao computador. Existem duas formas de obter os dados a serem preenchidos nesta tela:

Para utilizar o aplicativo Param.exe, clique na guia ECF e pressionar o botão “Infos sobre o ECF”. Em seguida, copiar o código de “Número de Série”, “Código de Autorização” (fornecido pelo FISCO), “Série da MFD”, “Descrição da Marca”, “Descrição do Modelo”, “Tipo de ECF” e “Código Nacional de Identificação de ECF” e colar estas informações na tela “Cadastro de ECFs Autorizados PAF”.

Na tela “Cadastro de ECFs Autorizados PAF”, o campo “Número do ECF” deve ser igual ao código informado no ERP. Isto é, ao cadastrar o ECF noERP , o usuário deve informar um código para o equipamento (ver tópico 2.2.3) e este mesmo código deve ser informado no campo “Número do ECF”.

3.3.4 Teclas de atalho no PDV

O aplicativo Caixa possibilita configurar teclas de atalho para acionar determinadas funcionalidade, de forma mais rápida. Para configurar uma tecla de atalho, deve-se entrar no aplicativo Caixa e pressionar as telas Ctrl + F12, para abrir a tela Gerenciador de Formulários. Clique na guia Teclado e no painel direito no campo Tecla, pressione a tecla que se deseja configurar como atalho. Os campos Componente e Valor devem ser preenchidos de acordo com a funcionalidade que será utilizada.

Para configurar a tecla de atalho do SupervisorIntegradorWS, selecione no campo Componente a opção "Botão CallSupervisorIntegradorWS" e no campo Valor informe o caminho completo do aplicativo "SupervisorIntegradorWS", incluindo o nome do arquivo executável. Por exemplo: C:\Megasul\Caixa\SupervisorIntegradorWS.exe.

3.4 Integrador Megasul

O “Integrador Megasul” (IntegradorWS) é um serviço do Windows cuja finalidade é se comunicar com o ERP, via web services. Este serviço deve ser instalado apenas no servidor onde também estiver instalado o Retaguarda Megasul. O servidor onde será instalado o IntegradorWS deve possuir conexão com internet para troca de dados com o Gestão Empresarial | ERP.

O IntegradorWS suporta a importação e exportação de cadastros de forma simultânea. Isto é, o IntegradorWS pode, por exemplo, simultaneamente importar convênios do Gestão Empresarial | ERP e exportar cupons ao Gestão Empresarial | ERP..

3.4.1 Instalação

O arquivo de instalação está disponível na mídia de instalação do sistema Megasul na pasta Install\Instalador WebService. Deve-se descompactar o arquivo desta pasta e em seguida executar o programa MegaIntegradorServiceSetup.exe. Será exibida a tela de boas vindas. Para prosseguir com a instalação, deve-se clicar no botão Próximo da tela de boas vindas.

Em seguida, será solicitada confirmação da pasta onde o IntegradorWS será instalado.
Após informado o caminho de instalação, deve-se pressionar o botão Instalar. Será iniciado o “Assistente para Configuração do Produto Mega Integrador”. Deve-se clicar em “Avançar” para continuar.

3.4.2 Assistente para configuração do IntegradorWS

Inicialmente será exibida a tela de boas vindas do “Assistente para Configuração do produto Mega Integrador”. Clique em “Avançar” para continuar.

Em seguida, o Assistente solicitará os dados de conexão do banco de dados da Megasul (Figura 16). Certifique-se de que no campo “Alias” esteja informado o banco de dados da Megasul.

Preencha os campos “Usuário” e “Senha” com os dados de conexão do banco de dados do Sistema de Varejo. Clique em “Testar Conexão” para confirmar que o banco de dados esteja acessível e em seguida, clique em “Avançar” para continuar.

Na próxima etapa, o Assistente solicitará ao usuário que seja informado o usuário e senha para efetuar as chamadas de web service ao ERP . O usuário e senha devem ser cadastrados previamente no ERP

Na mesma tela, também será preciso selecionar a filial que integrará as informações. O Assistente exibe todas as filiais que foram cadastradas no banco de dados do Varejo (ver tópico 3.2.1 sobre como cadastrar filial no Varejo).

Após informados os dados, clique no botão “Avançar”. O Assistente exibirá mensagem de conclusão, informando que as configurações foram finalizadas. Para terminar o processo, clique no botão “Finalizar”. A partir deste momento, o serviço “Integrador Megasul” (IntegradorWS) será iniciado e o assistente poderá ser fechado clicando em “Fechar”.

Para confirmar que o processo esteja em execução, é possível executar o aplicativo services.msc (no Windows, clique em Iniciar > Executar e digitar services.msc) e localizar o processo “Integrador Megasul” (Figura 18). O status do processo deve ser “Iniciado”.

3.4.3 Painel de configurações e monitoramento

Depois de efetuada a instalação do IntegradorWS e realizadas as configurações iniciais, deve-se prosseguir com as configurações adicionais. Para tanto, localize no menu de programas do Windows o item “Integrador Megasul x Senior” e execute o aplicativo. O aplicativo está organizado em várias guias.

O aplicativo “Integrador Megasul X Senior” permite configurar e monitorar o funcionamento da integração a partir do servidor da filial. Depois de efetuadas as configurações, este aplicativo pode ser fechado, sem comprometer os processos de importação, exportação e consulta, visto que este software não é responsável por acionar a importação ou exportação de dados. O servidor do Windows denominado “Integrador Megasul” (IntegradorWS) é responsável por efetuar a comunicação com o Gestão Empresarial | ERP, importando, exportando e consultando dados. Por padrão, o serviço é instalado com inicialização automática, de forma que, se o servidor da filial for inicializado, o serviço de integrações entra em funcionamento de forma automática.

Nota

Alguns tipos de integração (sejam elas exportações ou importações) permitem a parametrização da porta para integração com o ERP Senior através do campo Serviço porta. É importante a verificação do processo que está sendo utilizado, para garantir de que ele esteja disponível na porta parametrizada.

3.4.3.1 Guia “Configurações Gerais”

Na guia “Configurações Gerais” serão apresentadas as definições decorrentes da instalação observando as filiais e estações selecionadas para a integração, endereço e porta para o servidor de consultas. Permite também ativar logs, reconfigurar as definições da integração tais como envio de e-mails no caso de falha de comunicação ou erros durante a integração, configurações de exportação e importação, entre outros.

O painel “Utiliza Proxy” deve ser utilizado para configurar um servidor de proxy, caso o acesso a Internet esteja condicionado ao uso de proxy.

Caso se tenha interesse em enviar motivações por e-mail de falhas de integração, é necessário preencher os dados do e-mail remetente no painel “Configuração de e-mails”. Os e-mails destinatários, que receberão as notificações, devem ser informados no painel “Enviar e-mails para”.

O campo “Configuração Regional” deve estar configurado com “Português (Brasil)”.

O serviço IntegradorWS permite a geração de logs em arquivo texto e banco de dados. O painel “Log” permite definir parâmetros de geração de log. Para que o IntegradorWS gere log em arquivo, deve-se ativar a caixa de seleção “Depuração (texto)”.

O IntegradorWS permite configurar o nível de logs que serão gerados no arquivo: “apenas erros” ou “Itens integrados e erros”. Com a opção “Itens integrados e erros” ativada, o IntegradorWS irá registrar em arquivo todas as requisições efetuadas ao Gestão Empresarial | ERP, bem como todas as respostas fornecidas.

O IntegradorWS removerá automaticamente os logs antigos gravados em arquivos e banco de dados. A opção “Manter log por” é utilizada para configurar a quantidade máxima de dias que o IntegradorWS manterá os logs em banco de dados. A opção “Manter arquivos por” configurará a quantidade máxima de dias que o Integrador manterá os logs em arquivos.

O painel “Configurações” permite exportar as configurações realizadas no IntegradorWS, para um arquivo no formato XML. As configurações podem ser importadas no Integrador através do botão Importar.

3.4.3.2 Guia “Configurar Serviços”

Esta guia permite configurar os web services utilizados para comunicação com o Gestão Empresarial | ERP. No painel superior informe o usuário e a senha de um usuário do Gestão Empresarial | ERP para execução dos web services.

Esta guia está organizada em três partes:

3.4.3.2.1 Importações

Ao clicar no botão “Importações”, o IntegradorWS apresentará a lista de todos os cadastros que podem ser importados pelo Sistema de Varejo a partir do Gestão Empresarial | ERP.

Vale lembrar que na integração entre Gestão Empresarial | ERP e Varejo Megasul, o Gestão Empresarial | ERP atua de forma passiva, aguardando que o Sistema de Varejo solicite a importação dos cadastros para seu banco de dados. As configurações de importação para o banco de dados do Sistema de Varejo ocorre a partir do IntegradorWS, através do botão “Importações”.

O IntegradorWS suporta a importação dos cadastros de tempos em tempos, de forma que não é necessário um usuário interagir com a aplicação para que os dados do Gestão Empresarial | ERP se mantenham sincronizados com o Sistema de Varejo.

Para cada cadastro devem ser configurados:

Observe que deve haver uma ligação entre a configuração de geração de pendências do Gestão Empresarial | ERP e a importação dos cadastros no Varejo. Por exemplo, para que o cadastro de produtos esteja disponível no Varejo, é preciso configurar o Gestão Empresarial | ERP para que inclusões/alterações neste cadastro gerem pendência de exportação para o Varejo (conforme descrito no tópico 2.2.2) e configurar o IntegradorWS para que seja feita a busca das informações deste cadastro no Gestão Empresarial | ERP.. A nomenclatura dos cadastros utilizada nos dois sistemas é ligeiramente diferente. A tabela seguinte faz o mapeamento entre a nomenclatura do cadastro do Gestão Empresarial | ERP (que é selecionada na tela “Configuração de Tipos de Informação” – F000SXT) e o item no IntegradorWS (visível a partir do botão “Importações” do IntegradorWS).

Nomenclatura no Gestão Empresarial | ERP (tela “Configuração de Tipos de Informação” - F000SXT) Nomenclatura no Sistema de Varejo (Integrador WS)
Cliente

Clientes

Condições de Pagamento Condições de Pagamento
Convênios
Convênios X Produtos
Convênios
Cotação Moedas Cotação de Moedas
Depósitos Depósitos/Produtos
Operadoras de Cartão Emitentes de cartão
Formas de Pagamento Forma de Pagamento
Representante Funcionários
Fotos de Produtos Imagem do Produto
Tabelas de Preço Lista de Preços
Moedas Moedas
Empresa / Filial Parametrização
Pedidos e
Resumo de Pedidos
Pedidos
Impostos Produtos
Impostos Serviços
Produto Imposto
Produtos
Serviços
Produtos e Serviços
  Tipos de Despesas
Unidade de Medida Unidades de medida

Exemplo: para que as operadoras (administradoras) de cartão de crédito cadastradas no Gestão Empresarial | ERPsejam integradas no Sistema de Varejo, é preciso configurar no ERP. , através da tela F000SXT, o tipo de informação denominado “Operadoras de Cartão”. Além disso, deve-se configurar no Sistema de Varejo o item “Emitentes de Cartão”.

Alguns cadastros requerem duas configurações no ERP. Por exemplo, caso a digitação de pedidos ocorra no ERP. , o usuário precisa configurar na tela “Configuração de Tipos de Informação” as opções “Pedidos” e “Resumo de Pedidos”. Já no Integrador, deve-se configurar o item “Pedidos”.

É importante ativar a importação somente dos cadastros que realmente forem utilizados. Por exemplo: se o estabelecimento não utilizar venda com convênios, então é recomendado desativar a importação de “convênios”. Também é importante que as importações sejam distribuídas para serem disparadas em horários distintos. Se dois cadastros estiverem configurados para executarem no mesmo horário, o IntegradorWS irá solicitar a importação do dois cadastros simultaneamente ao ERP. Tanto o Gestão Empresarial | ERP como o IntegradorWS suportam a exportação/importação de cadastros de forma simultânea, contudo, para cada requisição simultânea que chegar ao Gestão Empresarial | ERP, será necessário abrir uma nova instância para atender à requisição. Certifique-se de que o ambiente do Middleware Senior tenha recursos suficientes para suportar a demanda de requisições que irão partir do Sistema de Varejo através do IntegradorWS instalado nas diversas filiais da empresa.

3.4.3.2.1.1 Importação manual de registros

O botão “Realizar solicitação”, exibido no aplicativo IntegradorWS da guia “Importações”, permite acionar a importação de um cadastro de forma manual. Ao utilizar este botão, informe o tipo de importação (Completa ou Parcial) e a quantidade de registros que se deseja importar por requisição. A opção “Item específico” permite importar os dados de apenas um registro em específico. Neste caso, no campo à direita (campo “Itens por solicitação”) deve-se informar o código do registro a ser importado.

Observação

Para utilizar a opção “Item específico” para importar os dados de um produto específico, deve-se utilizar o seguinte texto (sem as aspas): “Prod:<código do produto>|Der:<código da derivação”. Exemplo: “Prod:020333|Der:1”. Este comando indica que deverá ser importada para o Varejo a derivação de código “1” do produto “020333”.

Nesta mesma tela há o botão “Solicitar todos os cadastros”, que irá solicitar ao Gestão Empresarial | ERP a importação de todos os cadastros configurados como “não ignorados” (isto é, “tipo de solicitação” igual à “Parcial” ou “Total”). O uso deste recurso é recomendado durante a implantação de uma nova filial, pois ao final da execução deste processo, todos os cadastros terão sido importados para o banco de dados do Sistema de Varejo.

O botão “Solicitar todas as pendências” tem funcionamento similar ao botão “Solicitar todos os cadastros”, exceto que neste, o IntegradorWS irá solicitar ao Gestão Empresarial | ERP somente as novidades, isto é, os registros novos, alterados ou excluídos desde a última integração.

3.4.3.2.2 Exportações

O botão “Exportações” irá apresentar a lista de todos os registros que são exportados do Sistema de Varejo para o Gestão Empresarial | ERP..

As configurações dos serviços do botão “Exportações” são similares às configurações do botão “Importações”, apenas com a diferença de que no campo “Tipo de Solicitação” pode ser utilizada a opção “Total” ou “Parcial” para ativar a exportação ao Gestão Empresarial | ERP.. Ambas as opções tem o mesmo funcionamento, ao contrário da configuração utilizada para as importações. Se o tipo de solicitação estiver configurado com uma opção diferente de “ignorar”, o web service somente será executado se existirem registros para serem enviados ao Gestão Empresarial | ERP.

Caso o IntegradorWS tente enviar dados ao Gestão Empresarial | ERP e por alguma razão o Gestão Empresarial | ERP recusar, o IntegradorWS manterá o registro pendente para exportação mais tarde.

Os registros/cadastros que podem ser exportados do Sistema Varejo Megasul para o Gestão Empresarial | ERP são:

3.4.3.2.2.1 Gerenciamento da Fila do IntegradorWS para envio de registros ao ERP

Tratando-se de web services distintos, como por exemplo, o de integração de produtos e exportação de cupons, eles trabalham de forma assíncrona, ou seja, o IntegradorWS não espera que um processo de integração executado através de um web service termine para iniciar outro processo realizado por outro web service.

Já no caso da execução de um mesmo web service, por exemplo, o de exportação de cupons fiscais, o IntegradorWS tem o conceito de integração síncrona, ou seja, ele envia a requisição ao ERP e espera o retorno,não efetuando nenhuma outra tentativa de integração de cupons fiscais enquanto esta requisição não possuir retorno.

Importante
  • A utilização de mais de um IntegradorWS conectado na mesma base de dados do sistema Megasul parametrizado para efetuar importação/exportação de registros ao mesmo tempo poderá ocasionar problemas nos processos de integração.
  • A utilização do aplicativo SupervisorIntegradorWS no PDV, enviando um cupom ao mesmo tempo em que o IntegradorWS está executando exportação de vendas poderá gerar mensagens de "Cupom já existe" no IntegradorWS, pois um cupom fiscal, por exemplo, que está sendo exportado pelo IntegradorWS poderá ter a integração específica solicitada pelo usuário através do SupervisorIntegradorWs, e neste caso, a integração específica vai enviar uma requisição do cupom, independentemente da posição dele na fila que o IntegradorWS estava controlando.

No caso da integração de várias vendas (cupons fiscais, NFC-e, CF-e) a ordem de busca são as transações ainda não integradas, ordenadas por data de lançamento e número do Cupom Fiscal/NFC-e/CF-e (é considerada uma venda não integrada o registro de venda na tabela TRANSACAO, onde o campo TR_EXPORTADO está definido como "N").

Exemplo de select na base de dados do sistema Megasul para encontrar registros a serem exportados:

 

Select *

from transacao

where tr_exportado is null or tr_exportado = " " or tr_exportado <> "S"

and tr_tipo=8

order by tr_dtlancamento, tr_coo;

3.4.3.2.3 Consultas

Enquanto o botão “Importações” contém a relação de cadastros que são importados para o banco de dados do Sistema de Varejo, o botão “Consulta” permite configurar os dados que são obtidos do Gestão Empresarial | ERP durante a operação no Caixa e que não ficam armazenados no banco de dados do Gestão Empresarial | ERP.. Portanto, estes serviços são utilizados para executar consultas em modo on-line a partir do Caixa.

A única configuração disponível desta tela é o campo “URL Principal”, que tem o mesmo funcionamento do campo “URL Principal” da tela de “Importações”.

As configurações existentes são:

3.4.3.3 Guia “Log”

A guia “Log” permite consultar as informações que são trocadas entre o Gestão Empresarial | ERP e o Sistema de Varejo. As informações podem ser filtradas por tipo de informação, através do campo “Tipo integração” e somente ser exibidas erros de integração, com o filtro do botão “Carregar”.
As informações da guia “Log” correspondem ao log que é armazenado em banco de dados. Por isso que, mesmo que a caixa de seleção “Depuração (texto)” da guia “Configurações Gerais” estiver desmarcada, o IntegradorWS permanece coletando informações.

3.4.3.4 Guia “Estatísticas”

A guia “Estatísticas” irá apresentar estatísticas dos dados trafegados, desde a última ativação do IntegradorWS. Esta guia pode ser utilizada também para verificar se existem processos de importação, exportação ou consulta sendo executados num determinado instante.

3.5 Integração de cupons para emissão de notas fiscais (SupervisorIntegradorWS)

As vendas efetuadas no sistema Varejo/Megasul são integradas para ao ERP através do IntegradorWS. Estas vendas entram em uma fila de espera de integração e aguardam o fluxo de informações serem enviadas para ficarem disponíveis no sistema ERP.

Em alguns casos, há a necessidade da emissão da nota do cupom no sistema ERP. Nesta situação é necessário que o cupom seja integrado o mais rápido possível, sem aguardar a fila de espera de integração, para que nota fiscal possa ser emitida.

Para que o cupom seja integrado imediatamente deve ser usado o aplicativo SupervisorIntegradorWS.

O aplicativo SupervisorIntegradorWS pode ser instalado no servidor, ou nos Caixas. A configuração do plug-in Consulta de Produtos deve ser sido realizada previamente.

A nota fiscal será emitida no ERP, com a série configurada no Série NF Cupom. Caso a nota fiscal não possa ser emitida, devido à ausência de alguma configuração, o cupom ainda será integrado. Mas, neste caso, a nota deverá ser emitida manualmente no ERP.

Exportação de Cupom e geração da nota fiscal

Para a exportação de um cupom específico, acesse o aplicativo SupervisorIntegradorWS.exe, informe o login e senha de acesso. Preencha os seguintes campos:

Clique no botão Consultar para localizar o cupom e em seguida do botão Confirmar para enviá-lo ao ERP GO UP. O sistema retorna o status da integração.

Caso retorne algum erro durante o processo de exportação, o usuário deverá verificar o retorno apresentado na tela e proceder com as correções necessárias manualmente, para poder efetuar novamente a integração do cupom.

O botão Limparpode ser usado para limpar os dados informados nos campos código da ECF, número do cupom, data, valor e a grade com as informações dos cupons consultados.

Observação

Ao clicar no botão Consultar sem conter dados nos campos Código da ECF e Número do Cupom, o sistema irá apresentar todos os cupons pendentes de exportação daquela filial.

Caso seja informado um Código da ECF e Número do Cupom que não existam no sistema, será apresentada a mensagem "Cupom inexistente".

Caso seja informado apenas o campo do Código da ECF ou apenas o campo com o Número do Cupom, será apresentada a mensagem "Os códigos de ECF e de Cupom devem ser informados

Se o cupom informado já foi integrado no ERP, será solicitada a senha de um usuário que tenha o direito Libera integração WS para cupom já integrado habilitado, para que o cupom seja reenviado ao ERP.

4 Administrando a integração

Tanto o Gestão Empresarial | ERP quando o IntegradorWS do Sistema de Varejo possuem recursos para monitorar e consultar as ações executadas pela solução.

O Gestão Empresarial | ERP permite consultar informações da comunicação com as filiais partindo da matriz. Os recursos do IntegradorWS permitem consultar informações da filial em que estão sendo executadas.

4.1 Ferramentas do Gestão Empresarial | ERP

O Sistema Senior ERP oferece três tipos de recursos que permitem analisar a situação da integração com o Sistema de Varejo:

4.1.1 Painel de Exportações

Acessível através da tela F000PEX (Cadastros > Integrações > Painel de exportações), o “Painel de Exportações” permite consultar informações a respeito da exportação de dados. Através desta tela é possível consultar quais registros já foram exportados, quando foram exportados, quais registros estão pendentes de exportação e qual a razão de determinados registros não estarem sendo exportados para o Sistema de Varejo.

Ao entrar nesta tela, informe no campo “Sistema” o código do Sistema de Varejo Megasul. Em seguida, selecione no campo “Tipo de Informação” o cadastro a ser consultado. O sistema permitirá selecionar os cadastros que foram ativados para serem integrados com o Sistema de Varejo (ver tópico 2.2.2). Logo após selecionar o cadastro, o usuário poderá escolher uma destas três opções:

Depois de escolhida uma destas opções, o usuário poderá também utilizar o botão “Seleção”, que acionará a tela “Seleção”. Esta tela permite que o usuário filtre os registros a serem carregados na tela. Os filtros disponíveis na tela “Seleção” são variáveis e dependem do tipo de cadastro selecionado.

Para carregar os registros na tela, pressione o botão “Mostrar”.

Ao utilizar a opção “Lista de Verificação”, o sistema permite também marcar a caixa de seleção “Apenas registros que não integram”. Ao marcar esta opção, o sistema irá exibir somente os registros que não atendem a um dos requisitos de exportação, ou seja, o sistema apenas mostrará os registros que não estão aptos para serem exportados.

4.1.1.1 Reexportando registros

Na consulta “Exportados” da tela “Painel de Exportações”, o sistema permite que o usuário utilize o botão “Processar”. A utilização deste botão irá provocar a reexportação dos registros selecionados. Isto é, após utilizar este botão, os registros marcados serão enviados novamente na próxima requisição que o Sistema de Varejo fizer para importar os registros deste cadastro.

4.1.2 Consistência de cupons fiscais abandonados

Durante a integração da Redução Z, para que os cupons fiscais abandonados sejam consistidos, é necessário ativar o identificador de regras GER-660CCRED01. Caso esse identificador de regras não esteja ativo e, algum cupom fiscal de cancelamento não tenha ainda sido integrado a Redução Z, integrará sem este documento.

4.1.3 Consultando exceções de importação

A cada requisição recebida pelo Gestão Empresarial | ERP para importação de informações no seu banco de dados, o sistema verifica se a requisição pode ser atendida ou não. Em caso negativo, o Gestão Empresarial | ERP registra uma “exceção de importação”. As exceções de importação podem ser consultadas pelo usuário para tomar decisões sobre como tratar tal situação.

As exceções de importação podem ser provocadas por uma configuração incompatível com a execução do processo. Por exemplo: caso não tenha sido definida a série de nota fiscal para importação de cupons fiscais, o Gestão Empresarial | ERP irá recusar a requisição de importação. Por padrão, o Sistema de Varejo irá efetuar uma nova tentativa para enviar este cupom ao Gestão Empresarial | ERP numa ocasião mais tarde (conforme configurações descritas em 3.4.3.2). Se numa nova tentativa de envio deste cupom fiscal ao ERP, a ausência de configuração de série de nota fiscal permanecer, o Gestão Empresarial | ERP manterá a exceção de importação. Isto é, na tela de consulta será exibido apenas um registro referente a este cupom, ou seja, não serão exibidas duas exceções de importação. Assim que a configuração for ajustada e uma nova tentativa de envio deste cupom ocorrer pelo Sistema de Varejo, o sistema Gestão Empresarial | ERP irá remover o registro da exceção de importação.

Das importações existentes, o Gestão Empresarial | ERP registra exceções para:

Observação: atualmente o sistema não registra exceção de importação para os movimentos do Caixa, importação de clientes e sacados.

Para consultar as exceções de importação é preciso utilizar a tela “Consulta de Exceções de Importação” (F000CSI - Cadastros > Integrações > Consulta Exceções de Importação). No painel superior desta tela informe o código do Sistema de Varejo Megasul. Em seguida, especifique qual o tipo de importação se deseja consultar. A opção “Cupons fiscais” permite consultar a importação de cupons fiscais e NFC-e.

O sistema permite filtrar as exceções por empresa, filial e data de inicio da requisição. Outros filtros de consulta também podem ser informados através do botão “Seleção” desta tela. Depois de informados os parâmetros de pesquisa, clique no o botão “Mostrar” para carregar as informações na tela.

O painel de consulta exibirá algumas informações referentes à requisição enviada. As informações (colunas) que são exibidas dependem do tipo de importação selecionado, porém em todos os tipos de importação é possível visualizar a descrição da exceção, a data e a hora do registro da exceção. Para obter informações adicionais, pode ser utilizado o botão “Exibir Req.”, que abrirá uma tela contendo os dados da requisição recebida pelo Gestão Empresarial | ERP a partir do Sistema de Varejo (através da guia “Entrada”) e os dados fornecidos como resposta pelo Gestão Empresarial | ERP ao Sistema de Varejo (guia “Saída”). O botão “Copiar” irá copiar a mensagem (onde a guia estiver posicionada) para a área de transferência. Esta mensagem pode ser útil para envio ao Suporte ao Cliente Senior, caso seja necessário obter auxílio para diagnosticar alguma situação particular. Nesta mesma tela, o botão “Procurar” permite fazer uma pesquisa dentro da mensagem onde a guia estiver posicionada.

A tela de “Consulta de Exceções de Importação” também dispõe do botão “Excluir” que permite remover as exceções de importação que estiverem marcadas.

O tópico "Exceções de importação de cupom fiscal" contém um catálogo de algumas mensagens de exceção que podem ser exibidas durante a importação de cupons fiscais.

4.1.4 Consultando requisições

A tela de “Consulta de Requisições” é acionada a partir do menu Cadastros / Integrações / Consultar Requisições. A tela permite consultar quais requisições foram recebidas pelo Gestão Empresarial | ERP a partir de qualquer sistema terceiro, incluindo, portanto, o Sistema de Varejo Megasul. Também é possível consultar as respostas fornecidas pelo Gestão Empresarial | ERP para cada uma das requisições.

Para consultar as requisições, deve-se preencher o campo “Data” com a data de envio da requisição pelo sistema terceiro. Através do campo “WS” é possível informar o web service que se deseja pesquisar. A lista dos web services utilizados na integração com o Sistema de Varejo Megasul pode ser encontrada no tópico 19.6.2.

O botão “Atualizar” irá carregar todas as requisições recebidas. Cada linha corresponde a uma requisição. Para visualizar a mensagem recebida pelo sistema terceiro, clicar com o botão direito sobre a requisição e selecionar a opção “Visualizar resultado”. O sistema abrirá a tela de “informações adicionais” (mesma tela que é exibida a partir da “Consulta de Exceções de Importação”).

4.1.5 Registro de exceções de importação

As exceções de importação são gravadas no banco de dados do Gestão Empresarial | ERP e podem ser utilizadas para elaboração de regras para envio de e-mail, por exemplo, com intuito de notificar os usuários responsáveis sobre falhas na integração. A tabela E000EIS contém o registro de todas as exceções de importação. Verificar através do CBDS a estrutura da tabela.

O campo TipEis armazena o tipo de integração. Cada integração contém um código que indica a importação que foi invocada. O detalhamento da importação consta nas tabelas seguintes:

O registro da exceção permanece no banco de dados enquanto o registro não for integrado. A partir do momento que o registro é integrado, a exceção é removida do banco de dados. Exemplo: supor que o ERP tenha recebido uma requisição de um cupom que não pôde ser processado com sucesso porque o produto não tem saldo em estoque. Neste momento, é gravado um registro na tabela E000EIS e outro na E000EIC. Supor que o usuário ajuste o cadastro e em seguida, ocorra uma nova tentativa do Varejo para exportar ao ERP este cupom. Neste momento, oERP irá processar com sucesso o cupom e remover os registros de exceção.

4.2 Ferramentas do Sistema de Varejo

O Sistema de Varejo Megasul permite acompanhar as trocas de informações entre o Gestão Empresarial | ERP e o Sistema de Varejo. As ferramentas estão disponíveis a partir do aplicativo IntegradorWS e estão documentadas no tópico 3.4.3.3 - Guia “Log” e 3.4.3.4 - Guia “Estatísticas”.

4.3 Reexportação de registros

O Gestão Empresarial | ERP mantém controle dos registros que já foram exportados para o Sistema de Varejo de forma que, ao alterar um registro ou modificá-lo, o Gestão Empresarial | ERP mantém identificação de que este registro precisa ser reexportado para o Sistema de Varejo, isto é, o sistema mantém informação de que o registro está pendente de exportação.

Alguns cadastros associados ao registro que é exportado, quando modificado, não provoca a geração de pendência de exportação. É o caso do cadastro de produtos, por exemplo. Qualquer informação alterada no cadastro de produtos, nas guias “D.Gerais” e “Derivações” da tela “Cadastro de Produtos” (F075PRO - Cadastros > Produtos e Serviços > Produtos > Individual), provocam a reexportação do produto, ou seja, tornam o registro pendente de exportação. Quando o Gestão Empresarial | ERPexporta os produtos para Varejo, também são fornecidos para cada produto, dados de tributação. Ocorre que a configuração de tributação de PIS e COFINS, que são necessárias para submeter a NFC-e à SEFAZ, estão dispersas em algumas telas do sistema. Assim, quando o usuário modifica tais configurações, o Gestão Empresarial | ERP não gera pendência de exportação dos produtos que estão associados a tais configurações. Por isso, sempre que configurações de tributação de PIS e COFINS forem modificadas, os produtos deveriam ser reexportados para o Sistema de Varejo.

Em alguns casos, quando o usuário altera alguns parâmetros do sistema, o Gestão Empresarial | ERP questiona ao usuário se deve ou não ser gerada pendência de exportação. Um exemplo desta situação ocorre com alterações do cadastro de “Parâmetros por Estado” (F009PPE - Cadastros > Mercado e Suprimentos > Parâmetros Fiscais > Parâmetros por Estado > Cadastro). Quando o usuário modifica alguns campos desta tela, o sistema exibe a seguinte mensagem:

“Esta alteração exigirá que o cadastro completo de produtos e serviços seja integrado com o sistema de Varejo. Deseja gerar agora pendência de integração para todo o cadastro?”.

Caso o usuário confirme a alteração, o sistema irá registrar que precisa reexportar todos os produtos e serviços para todas as filiais. Este processamento pode consumir vários minutos para ser concluído e por isso, é dado oportunidade ao usuário de desviar deste processamento, pois pode ser o usuário esteja num processo de modificação de diversos parâmetros, que não requer gerar neste momento, pendência de exportação, pois eventualmente o usuário não concluiu a configuração de todos os parâmetros. Assim, o sistema permite que o usuário decida quando os produtos devem ou não ser reexportados para o Varejo.

A reexportação de um cadastro para o Sistema de Varejo pode ser acionada de duas formas diferentes:

A primeira opção é acionada a partir do Gestão Empresarial | ERP e pode ser disparada para diversas filiais. Uma vez que os registros tenham sido marcados para reexportação, o Gestão Empresarial | ERP disponibilizará os registros ao Sistema de Varejo assim que este solicitar a importação de registros no seu banco de dados.

A segunda opção é acionada a partir do servidor da filial e por isso requer que se tenha acesso a cada filial que se queira reimportar os registros. Utilizando esta opção de importação, os registros são importados imediatamente, ao contrário da primeira opção, que requer que o ciclo de importação do IntegradorWS entre em ação.

5 SAT CF-e

5.1 Cadastros necessários

5.2 Integração

Observação

A numeração é controlada pelo Equipamento SAT e será reiniciada ao atingir 999999, então o mesmo equipamento poderá ter mais de um CF-e com a mesma numeração, sendo que no ERP, será necessário cadastrar novas séries quando a numeração reiniciar, inativando a série anterior e mantendo sempre apenas uma ativa.

Observação

As demais configurações relacionadas aos impostos e cadastros fiscais necessários são as mesmas que da NFC-e.

6 Integração de cadastros

Este tópico descreve as informações que são exportadas para o sistema de varejo e os requisitos mínimos para que os registros sejam exportados para o Sistema de Varejo.

6.1 Cadastro de perfis de usuário do varejo

O Sistema de Varejo permite que os usuários sejam categorizados em 4 perfis: administrador, supervisor, vendedor e operador de caixa.

Estes perfis de usuário precisam ser cadastrados no Gestão Empresarial | ERP através da tela “Perfis de Usuário” (F090PFU - Cadastros > Representantes > Perfis de Usuários) e correspondem aos perfis aceitos pelo Sistema de Varejo. Os perfis devem ser cadastrados com os códigos citados na tabela seguinte:

Código do Perfil Nome do perfil Descrição
1 VENDEDOR

Permite que no Sistema de Varejo o usuário possa conceder descontos conforme parametrização.

2 OPERADOR DE CAIXA Executa no Sistema de Varejo todas as funções do perfil “vendedor” e pode cancelar itens de vendas e vendas. Permite também realizar o recebimento de títulos.
3 SUPERVISOR Executa no Sistema de Varejo todas as funções do perfil “vendedor” e pode autorizar descontos fora do limite do vendedor, realizar operações de sangria, reforço, troca de mercadorias, cancelamento de cupons fiscais e itens, liberação de troco acima do limite e emissão de Redução Z.
4 ADMINISTRADOR Permite executar todas as funções do Sistema de Varejo.

Não há integração de cadastrado de perfil do ERPcom o Varejo.

6.2 Cadastro de representantes

Os usuários do Caixa, vendedores e outros usuários do Sistema de Varejo devem ser cadastrados no Gestão Empresarial | ERP como representantes. O cadastro de representantes é feito na tela F090REP - Cadastros > Representantes > Cadastro. O código do representante será usado como login no Sistema de Varejo. A senha do usuário pode ser definida no Gestão Empresarial | ERP ou diretamente no Sistema de Varejo. Há um parâmetro para configurar em qual sistema o usuário poderá definir a senha – ver tópico 2.6.1, campo “Definição de Senha”. Caso a senha seja definida no Gestão Empresarial | ERP, é preciso se certificar que a senha do usuário possua pelo menos 3 caracteres, caso contrário, o IntegradorWS irá recusar a importação do representante.

Observação

A senha do representante é definida através do botão “Senha” que consta no rodapé da tela F090REP. Para que o usuário ativo possa alterar a senha de um representante, é preciso ter permissão. A permissão é atribuída na tela “Parâmetros de Usuário para Vendas” (F099UVE - Cadastros > Usuários > Parâmetros por Gestão > Vendas e Faturamento) através do campo “Alterar senha representante” que deve estar com “S”.

Para que um representante seja exportado para o Sistema de Varejo, é preciso cadastrar dados na guia “Definições” da tela F090REP para a filial que se pretende exportar o representante. Nesta guia, o campo “Categoria Representante” deve estar configurado como “REP” (Representante).

Além disso, é preciso definir alguns parâmetros do representante no Sistema de Varejo. Estes parâmetros são definidos na tela “Ligação Representante X Filial” (F090VAR - Cadastros > Representantes > Ligações > Representante X Filial). Nesta tela devem ser preenchidos os seguintes campos:

Campo Descrição
Cat.Repr. Categoria do Representante naquela filial. Manter a opção “REP”.
Cartão do Representante Número do cartão que será utilizado pelo funcionário para eventuais liberações no sistema de Varejo.
% Desconto. Máx.Item Este é o percentual máximo de desconto que o funcionário poderá conceder na venda de um item. Quando zero, indica que o funcionário não poderá conceder desconto.
% Desconto.Máx.Total Este é o percentual máximo de desconto que o funcionário poderá conceder na venda total. Quando zero, indica que o funcionário não poderá conceder desconto.
Perfil do Usuário Informar um dos 4 perfis existentes.
Situação Informar “A” de ativo, para que o representante tenha acesso no Sistema de Varejo.

Em resumo, para um representante ser exportado para o Sistema de Varejo, é preciso:

Vale lembrar que, além disso, o cadastro de “Representantes” deve estar ativo para as filiais que se pretende exportar para o sistema integrado “MEGASUL” (ver tópico 2.2.2) e o IntegradorWS deve estar configurado para importar os “Funcionários”.

6.2.1 Parâmetros do Representante no Varejo

A tela “Ligação Representante X Filial” (F090VAR - Cadastros / Representantes / Ligações / Representante X Filial) além de habilitar que um representante possua utilizar o Sistema de Varejo, também deve ser utilizada para definir alguns parâmetros do representante como usuário do Varejo.

O painel superior desta tela permite informar parâmetros para carregar os registros. Os dados necessários para serem utilizados no Varejo são:

Observação: os campos da tela que não são mencionados nesta documentação não são utilizados para integração com o Sistema de Varejo.

6.3 Cadastro de unidades de medida

O cadastro de unidades de medida deve ser exportado para o Sistema de Varejo para que seja possível efetuar vendas no Caixa. A tela para cadastro de unidades de medida (F015MED) é acessada a partir do menu Cadastros > Produtos e Serviços > Unidades de Medidas > Individual.

O Gestão Empresarial | ERP também exporta para o Sistema de Varejo as conversões de unidade de medida, para que seja possível lançar vendas de um produto com outras unidades. O cadastro de conversões de unidades de medida é acessado a através da tela F015UMA - Cadastros > Produtos e Serviços > Unidades de Medidas > Agrupado.

Para que as unidades de medida sejam exportadas para o Sistema de Varejo, a integração do cadastro de “Unidades de Medida” deve estar ativada para o sistema integrado “MEGASUL” (ver tópico 2.2.2) e o IntegradorWS deve estar configurado para importar o cadastro de “Unidades de medida”.

6.4 Cadastro de depósitos

Os depósitos do estabelecimento são cadastrados na tela de “Depósitos” (F205DEP Cadastros > Mercado e Suprimentos > Depósitos > Cadastro). Os depósitos cadastrados no ERP são exportados para o sistema de varejo.

Os depósitos a serem exportados para o Sistema de Varejo dependem do parâmetro “Considerar Ligação por Filial X Depósitos” (ver tópico 2.2.3). Quando este parâmetro está com “N”, o Gestão Empresarial | ERP exporta para o varejo apenas os depósitos da própria filial, isto é, aqueles depósitos cuja “Filial Localização” esteja preenchido com o código da filial que está sendo integrada. Quando este parâmetro está com “S”, o sistema permite que depósitos de outras filiais estejam disponíveis para integração também. Neste caso, estas filiais serão utilizadas pelo Sistema de Varejo exclusivamente para consultar o saldo em estoque de produtos, durante o processo de pré-venda que é realizado a partir do Sistema de Varejo.

O campo “Depósito Vendedor” da tela “F205DEP” deve estar como “S” (Sim)” para permitir que vendas sejam realizadas neste depósito. Se estiver como “N” (Não) o depósito será exportado, no entanto, se algum cupom for lançado com este depósito, o Gestão Empresarial | ERP recusará a importação da venda.

Para que o Gestão Empresarial | ERP exporte os depósitos para o Sistema de Varejo, é preciso que a integração de “Depósitos” esteja ativada (ver tópico 2.2.2) e que o IntegradorWS esteja configurado para importar “Depósitos/Produtos” (tópico 3.4.3.2.1.1).

6.4.1 Ligação de depósitos a outras filiais

Quando o parâmetro “Considerar Ligação por Filial X Depósitos” (tópico 2.2.3) está configurado com “S”, o usuário deve especificar quais depósitos poderão ser consultados pelo Sistema de Varejo durante a consulta de estoque acionada pela pré-venda do Sistema de Varejo. A definição destes depósitos é efetuada através da tela “Ligação Filial X Depósito” (F205LFD - Cadastros > Mercado e Suprimentos > Depósitos > Filial X Depósito).

O usuário pode ativar e desativar ligações de uma filial com qualquer depósito da empresa.

A alteração desta configuração tem efeito imediato, de forma que na próxima consulta de estoque de produtos realizada pelo Sistema de Varejo, o sistema já utilizará as definições que constam nesta tela.

6.5 Cadastro de produtos

O cadastro de produtos é realizado através da tela Cadastro de Produtos (F075PROCadastros > Produtos e Serviços > Produtos > Individual).

O sistema de Varejo Megasul não possui o conceito de derivação de produto. Sendo assim, cada derivação de produto é importada pelo sistema de Varejo como sendo um produto.

Os dados do cadastro que são exportados são: nome, unidade de medida, tributação, produtos equivalentes e composição do produto.

Para que uma derivação de produto seja exportar para o Sistema de Varejo, é necessário:

Os tópicos seguintes desta seção detalham estas configurações.

Para que os produtos sejam exportados para o Sistema de Varejo, a integração do cadastro de “Produtos” deve estar ativada para o sistema integrado “MEGASUL” (ver tópico 2.2.2) e o IntegradorWS deve estar configurado para importar o cadastro de “Produtos e Serviços” (tópico 3.4.3.2.1.1).

6.5.1 Definir que o produto pode ser vendido

A definição de que um produto pode ou não ser vendido no sistema de Varejo é feita através do campo Pode ser vendido que consta na guia D.Gerais do Cadastro de Produtos.

Quando o produto tem o parâmetro Pode ser vendido definido como “N – Não”, caso ele já tenha sido exportado ao varejo, em sua próxima exportação ele será exportado com a situação “I – Inativo”. Isso ocorre porque o sistema de varejo não possui um campo específico que determina se o produto pode ou não ser vendido. Desta forma, o sistema de varejo está apto a interpretar apenas cadastros ativos ou inativos.

Quando ocorre a inativação de um cadastro no sistema de varejo, automaticamente é excluído o vínculo do código de barras com o produto que está sendo inativado. Este vínculo será refeito quando for exportada a ativação do cadastro ao varejo novamente. Lembrando que, para ambientes em que é utilizado o código do produto no ERP como código de barras no varejo, este vínculo também é eliminado ao ser integrada a inativação do produto.

6.5.2 Ligação de produto com transação de venda

O Gestão Empresarial | ERP requer que todo produto que possa ser vendido seja ligado a uma transação de venda. A transação de venda que for vinculada ao produto é utilizada para dois propósitos:

Produtos do tipo “montado” não precisam ser associados a uma transação, já que a nota não irá conter o produto montado e sim os componentes.

Para ligar uma transação a um produto, deve-se utilizar a tela “Ligação Produto/Serviço X Transação” (F000LTN - Cadastros > Integrações > Varejo > Ligação Produto/Serviço X Transação). Ao inserir a ligação, certificar-se que a situação da ligação esteja ativada.

As transações associadas aos produtos nesta tela devem ter as seguintes configurações:

Nesta tela, no campo “Imp. Desc. Completa?”, é possível configurar se será ou não impressa à descrição completa do produto.

6.5.3 Situação tributária e tributação do produto

Para que um produto seja exportado, é preciso definir a situação tributária do produto. A situação tributária precisa ser cadastrada na transação de venda que foi ligada o produto ou no próprio cadastro de produto.

Para determinar se um produto possui ou não tributação do ICMS, é preciso configurar o produto ou a transação de venda vinculada ao produto (F000LTN). Na transação, o campo “Isenta ICMS” (guia “ICMS” da tela F001TVE) deve estar igual à “N” para que seja aplicado ICMS. Caso este campo esteja vazio, será preciso configurar o produto e informar “S” no campo “Tem ICMS” (tela F075PRO, guia “D.Gerais”) para que seja aplicado ICMS. Portanto, a indicação de que um produto possui ou não tributação pode ser feita tanto no cadastro da transação de venda como no próprio cadastro de produto. Prevalece a informação configurada na transação de venda.

A configuração de alíquotas de ICMS deve ser feita por filial e estado, através da tela F009PPE (Cadastros > Mercado e Suprimentos > Parâmetros Fiscais > Parâmetros por Estado). A tributação padrão dos produtos é informada no campo “% ICMS Saída Não Contribuinte”.

É possível configurar uma alíquota de ICMS especial a ser aplicada para o produto. Para tanto, deve-se configurar um código de ICMS especial na transação de venda ou no cadastro de produto. No cadastro de transação, a configuração é realizada através do campo “Código ICMS Especial” (guia “ICMS” da tela F001TVE). Caso este campo esteja vazio, o sistema utiliza o código de ICMS especial informado no cadastro de produto – campo “Código ICMS Especial” da guia “D.Gerais” da F075PRO.

O sistema também permite a configuração de redução de ICMS para determinar a alíquota que é exportada para o sistema de varejo. Assim, por exemplo, para determinados produtos é possível reduzir o percentual de imposto, através da configuração de um “código de redução”. O código de redução pode ser informado na transação de venda, através do campo “Código Redução Impostos” que está na guia “Dados Gerais” da F001TVE. Também pode ser informado por produto, através do campo “Código Redução Impostos” da guia “D.Gerais” da F075PRO. Da mesma forma que as configurações anteriores, prevalece a configuração da transação de venda.

O Gestão Empresarial | ERP permite aplicar uma redução da base de cálculo de ICMS, porém, para uso com o Varejo, não é possível utilizar esta configuração. Ao invés disso, deve-se definir uma alíquota efetiva reduzida. Por exemplo: supor que a alíquota do produto seja de 18%, porém o produto recebe uma redução de base em 33%. Neste caso, este produto deveria ser cadastrado com uma alíquota de 12% (que equivalente a uma redução de 33% da alíquota). Portanto, sempre que houver redução de base, deve-se definir uma alíquota de ICMS especial ou uma redução de imposto.

Os produtos que tem situação tributária “?10”, “?30”, “?40” ou “?60” sempre são exportados para o varejo com a alíquota zero.

Quanto à situação tributária do produto, também é possível definir a situação no cadastro da transação ou no cadastro do produto. No cadastro da transação, a situação tributária é informada no campo “Situação Tributária” da guia “ICMS” da F001TVE. No cadastro de produtos, a situação tributária é informada no campo “Situação Tributária” da guia “D.Gerais” da F075PRO. Para que um produto possa ser exportado para o Sistema de Varejo, é obrigatória a configuração da “Situação Tributária”. Prevalece a informação cadastrada na transação de venda.

Os produtos com situação tributária “?10” são exportados para o varejo como “?60”. Os produtos do tipo “Montagem” não tem situação tributária cadastrada noERP, mas ainda assim o ERP exporta para o varejo o código “090”.

Situação tributária do Simples Nacional

A sugestão do código de Situação Tributária (CST) considera a que está no produto/transação, nas nota fiscais de cupom fiscal gerada, em que a filial é do Simples Nacional. Assim o CST gerado é referente ao Simples Nacional.

Nos campos Situação tributária PAF/ECF e Situação tributária no varejo, da tela Situações Tributárias (F027STR), é possível informar o tipo de situação tributária do PAF ECF e a CST vinculada ao CSOSN. Essas informações são enviadas na exportação dos produtos para a solução Megasul, através das portas Gravar_2 e Exportar_2 dos web services com.senior.g5.co.int.varejo.cupomfiscal e com.senior.g5.co.int.varejo.produtosservicos.

A seleção da porta utilizada pelo web service é realizada no campo Serviço porta, da guia Configurar Serviços no Integrador Megasul. Este campo é exibido apenas para estes dois serviços, Exportar cupons e importar produtos e serviços.

6.5.4 Código de produto no Sistema de Varejo

Para que um produto possa ser exportado, é necessário que o produto possua um código no Sistema de Varejo (“Código no PDV”). O código é atribuído automaticamente pelo Gestão Empresarial | ERP ao incluir uma derivação de produto. A gravação do código de produto no Sistema de Varejo somente ocorre quando a proprietária contém o módulo IVPA. Com isso, é possível que uma empresa que já tenha produtos cadastrados, resolva implantar o Sistema de Varejo, e com isso, ativar o módulo IVPA quando já existirem produtos cadastrados. Neste caso, estes produtos não terão um código no Sistema de Varejo e por isso não poderão ser exportados. Felizmente o Gestão Empresarial | ERPpossui uma tela que pode ser utilizada para gerar código de produto para as derivações de produto que ainda não têm código no Sistema de Varejo. A geração de código é acionada a partir da tela “Inicialização de dados para PDV” (F000PDV - Cadastros > Integrações > Varejo > Inicialização PDV). Ao entrar nesta tela, deve-se clicar na opção “Produto-Derivações / Serviço” e em seguida clicar no botão “Processar”. O sistema irá emitir uma mensagem de confirmação. Para prosseguir, deve-se confirmar o processamento. Ao final do processo o sistema exibirá a mensagem informando que o processo foi realizado com sucesso.

6.5.5 Ligação com o depósito padrão

Para que um produto possa ser vendido no Sistema de Varejo, o produto precisa estar vinculado ao depósito padrão da filial.

O depósito padrão da filial é definido na tela de “Parâmetros da Filial para Integrações” (tópico 2.2.3). Para vincular o produto a um depósito, pode ser utilizada a tela “Ligação de Produtos x Depósitos” (F210EST - Cadastros > Produtos e Serviços > Ligações > Produto X Depósito / Individual).

A ligação do produto com o depósito deve ser configurada como “Ativa” para que o produto possa ser utilizado no Varejo.

6.5.6 Definição de produtos componentes

Quando o produto for composto por outros produtos, o Gestão Empresarial | ERP tem dois tratamentos possíveis:

O identificador de regras GER-000MONTA01 é chamado durante a exportação de produtos componentes de produtos acabados/compostos. Desta forma, as alterações em quantidades da composição dos produtos componentes do produto acabado via regra poderão causar inconsistências na integração com o Gestão de Lojas. Se necessário, crie tratamentos na regra vinculada ao identificador para que a exportação ao sistema ocorra adequadamente.

6.5.7 Código fiscal compatível com Sistema de Varejo

O sistema ERP exporta para o sistema de Varejo o código fiscal do produto. O código fiscal do produto é utilizado pelo Sistema de Varejo para dois propósitos:

O código fiscal do produto é definido através do campo “Código fiscal” da guia “Derivações” da tela de “Cadastro de Produtos” (F075PRO - Cadastros > Produtos e Serviços > Produtos > Individual). O campo “Código Fiscal” é alimentado automaticamente pelo sistema, conforme configuração efetuada na tela de “Cadastro de Parâmetros Fiscais” (F070EPF - Cadastros > Empresas > Fiscais), porém o código pode ser editado pelo usuário, caso na tela de “Cadastro de Parâmetros Fiscais” o campo “Alterar Código/Descrição Fiscal” estiver preenchido com “S”.

Caso seja ativada a utilização do código fiscal, é importante que os códigos não sejam repetidos entre os produtos, isto é, dois ou mais produtos não podem utilizar o mesmo código fiscal. Além disso, o Sistema Gestão Empresarial | ERP exige que o código fiscal do produto tenha no máximo 14 caracteres, pois o ECF não suporta a impressão de código de produto com uma quantidade superior de caracteres. Esta restrição é atualmente aplicável mesmo quando o estabelecimento emite NFC-e ao invés de cupom fiscal.

O parâmetro global ExpIteFis quando ativo, envia o código fiscal com o valor que estiver no campo, independente do tamanho, ou seja, sem a limitação de 14 caracteres. Porém, este parâmetro só pode ser utilizado caso a empresa possua apenas integração com emissão de NF-e. Se for emitido cupom fiscal ou ambos, o parâmetro não pode ser ativado, podendo causa problema na integração. E o sistema Megasul possui limitação de 20 posições no código do produto.

Outra exigência em relação ao código fiscal é que o código informado não pode ser igual a um código de barras de outro produto.

Quando a empresa não está configurada para utilizar código fiscal, o Gestão Empresarial | ERP fornece para o Sistema de Varejo Megasul o código do produto no Varejo (“Código no PDV”).

Depois que um produto foi exportado para o Varejo, não é mais possível alterar seu código fiscal no ERP. Caso seja desejado alterar, será necessária intervenção da Senior para execução de comandos no banco de dados para habilitar a reimportação de produtos com o novo código fiscal. Por isso, é importante que antes da implantação seja definido exatamente qual a codificação fiscal será utilizada.

6.5.8 PIS e COFINS

Caso a filial vender através de NFC-e, é necessário também configurar PIS e COFINS para os produtos. Estas configurações são necessárias porque é uma exigência da SEFAZ.

Para o PIS, deve ser configurada a situação tributária de PIS e a alíquota de tributação.

A situação tributária pode ser configurada na transação de venda que foi associada ao produto ou ao próprio cadastro de produtos. Na transação, a situação tributária do PIS é informada na guia “PIS”, através do campo “Sit.Trib.PIS” da tela “Transações de Venda”. Na tela de “Cadastro de produtos”, a situação tributária de PIS pode ser informada no campo “Sit.Trib. PIS Vendas” da guia “D.Gerais”. A situação tributária do produto somente é utilizada quando não for informada a situação na transação.

Para que a alíquota seja exportada, a transação de venda do produto deve estar configurada com o campo “Tributa PIS Faturamento” igual à “S”. O campo “Tributa PIS” da guia “D.Gerais” do “Cadastro de Produtos” também deve ser configurado com “S”. Isto é, mesmo que não seja informada situação tributária no cadastro de transação, ainda assim é preciso configurar a transação indicando-a que deve ser calculado PIS no faturamento. E mesmo que não seja informada situação tributária no produto, ainda assim precisa configurar o produto indicando-o que há tributação de PIS. A configuração de tributação do PIS deve ser feita no módulo de tributos.

Observação
A solução não suporta cálculo de PIS e COFINS por unidade de medida.

6.5.9 Classificação Fiscal

Para vendas via NFC-e, os produtos devem possuir classificação fiscal informada e válida, caso contrário, não será possível emitir a nota para a SEFAZ.

Quando o usuário efetua alguma alteração no cadastro de “Classificações Fiscais”, o sistema emite mensagem ao usuário propondo que usuário confirme a geração de pendências de exportação do cadastro de produtos, para que os produtos que possuam a classificação fiscal alterada sejam reimportados no Varejo. Este processo pode consumir alguns minutos de processamento, dependendo da quantidade de produtos que possuem tal classificação fiscal e da quantidade de filiais existentes. O usuário pode escolher para não gerar as pendências naquele momento, porém será responsabilidade do usuário executar uma sincronização do cadastro de produtos novamente.

6.5.10 Observações

O ERP gera uma pendência de exportação do cadastro de produto sempre que um produto for inserido ou alterado em qualquer uma das telas de cadastro de produtos. Alterações no cadastro de transações de venda também pode provocar a reexportação de todos os produtos vinculados aquele produto, porém o sistema emite mensagem ao usuário solicitando confirmação da geração de pendências. Caso seja confirmada a geração de pendências de exportação, o sistema pode consumir alguns segundos ou minutos processando este controle, dependendo da quantidade de produtos cadastrados no banco de dados e da quantidade de filiais.

Quando a alíquota de ICMS padrão dos produtos (campo “% ICMS Saída Não Contribuinte”) é alterada na tela de “Parâmetros por Estado” (tela F009PPE - Cadastros > Mercado e Suprimentos > Parâmetros Fiscais > Parâmetros por Estado > Cadastro), o sistema também exibe mensagem ao usuário solicitando autorização para gerar a pendência de exportação para todos os produtos do cadastro.

Na ocasião em que o usuário não confirmar a geração de pendência de exportação, será necessário reexportar manualmente todos os cadastros para o Sistema de Varejo, pois as configurações de tributação poderão estar desatualizadas. Verificar tópico 4.3 sobre como reexportar os registros para o Varejo.

Observar que existem cadastros do ERP que influenciam na definição do produto, como o cadastro de “ICMS Especial” e “Código de Redução”. Alterações nestes cadastros não provocam a reexportação dos registros para o Varejo. Caso sejam alterados, também é necessário que o usuário reexporte os registros para o Varejo.

6.6 Cadastro de serviços

O cadastro de Serviços também pode ser integrado com o Sistema de Varejo. Este cadastro é realizado através da tela “Cadastro de Serviços” (F080SER - Cadastros > Produtos e Serviços > Serviços > Individual). Para que um serviço possa ser exportado para o Sistema de Varejo, é necessário atender aos seguintes requisitos:

A ligação de uma transação de venda ao serviço é feita através da tela F000LTN. Esta é a mesma tela utilizada para ligar um produto a uma transação de venda.

O código de ligação do serviço com o Sistema de Varejo (“Código no PDV”) é alimentado automaticamente pelo sistema, durante a inclusão do serviço. Porém, caso o serviço ainda não possua definição de serviço, deve ser utilizada a tela F000PDV.

Caso seja utilizado NFC-e, também é preciso configurar a tributação de PIS e COFINS, da mesma forma como ocorre no cadastro de produtos.

Para que os serviços sejam exportados para o Sistema de Varejo, a integração do cadastro de “Serviços” deve estar ativada para o sistema integrado “MEGASUL” (ver tópico 2.2.2) e o IntegradorWS deve estar configurado para importar o cadastro de “Produtos e Serviços”.

6.7 Cadastro de tabela de preços

O cadastro de tabelas de preço deve ser feito através da tela “Tabela de Preço de Venda” (F081GTP - Cadastros > Mercado e Suprimentos > Tabelas de Preço > Vendas). O Sistema de Varejo Megasul suporta o uso de várias tabelas de preço. Para que uma tabela de preços seja exportada, é preciso certificar-se que:

Para configurar que uma tabela de preços possa ser utilizada no Sistema de Varejo, o campo “Usada para ECF”, do cadastro da tabela de preços, deve ser “S”.

Para ligar uma tabela de preços a uma filial, deve-se utilizar a tela “Tabela de Preço x Filial” (F081TLA - Cadastros > Mercado e Suprimentos > Tabelas de Preço > Ligações > Tabela de Preço x Filial). Ao entrar na tela “Tabela de Preços x Filial”, deve-se informar no campo “Filial” o código da filial que se pretende fazer a ligação. No campo “Aplicação”, deve-se escolher a opção 1 – Vendas - e no campo “Tab.Preço” deve-se informar o código de tabela que se pretende ligar à filial.

O Gestão Empresarial | ERP somente exportará os preços de produtos e serviços que estejam aptos para serem exportados.

Sempre que a ligação de uma filial com uma nova tabela de preços é feita (ou desfeita), é preciso reexportar todos os preços para a filial. Para mais informações, verificar tópico Reexportação de registros. A tabela de preços padrão, configurada na tela de “Parâmetros da Filial para Integrações” (tópico 2.2.3) não precisa ser ligada à filial através da tela “Tabela de Preço X Filial” porque o sistema faz esta configuração automaticamente.

Para que os preços sejam exportados para o Sistema de Varejo, a integração do cadastro de “Tabelas de Preço” deve estar ativada para o sistema integrado “MEGASUL” (ver tópico 2.2.2), enquanto o Sistema de Varejo deve estar configurado para importar o cadastro de “Lista de Preços” (tópico 3.4.3.2.1.1).

6.8 Cadastro de operadoras de cartão

O cadastro de operadoras de cartão precisa ser integrado com o Sistema de Varejo para que seja possível efetuar vendas com cartão de crédito e débito.

As operadoras de cartão são cadastradas na tela “Operadoras de Cartões” (F066OPE - Cadastros > Finanças > Operadoras de cartões). Nesta tela, devem ser informados os seguintes campos:

Também é necessário que o usuário forneça as taxas de repasse (taxas de administração) cobradas pela operadora para vendas com cartão de crédito. As taxas de repasse são cadastradas na guia “Taxas” da tela de “Operadoras de Cartões”. O valor da taxa de repasse é variável conforme a quantidade de parcelas. Por isso, informe na guia “Taxas” o percentual de repasse para cada quantidade de parcelas.

O Gestão Empresarial | ERP somente exportará a operadora de cartão se os seguintes critérios forem atendidos:

Além disso, para que as operadoras de cartão sejam exportadas para o Sistema de Varejo, a integração do cadastro de “Operadoras de Cartão” deve estar ativada para o sistema integrado “MEGASUL” (ver tópico 2.2.2) e o Sistema de Varejo deve estar configurado para importar o cadastro de “Emitentes de Cartão” (tópico 3.4.3.2.1.1).

6.9 Cadastro de formas de Pagamento

O cadastro de formas de pagamento é efetuado através tela “Formas de Pagamento” (F066FPG - Cadastros > Mercado e Suprimentos > Formas de Pagamento > Cadastro). A forma de pagamento identifica como o estabelecimento está recebendo os valores do cliente. As formas de pagamento podem ser: dinheiro, cheque, cartão de crédito, cartão de débito, convênio, etc.

Neste cadastro, o campo “Tipo Pagamento” deve ser configurado com uma das seguintes opções:

O campo Tipo Título Vendas pode ser preenchido com o tipo de título a ser gerado no contas a receber. Neste campo são exibidos os tipos de títulos cadastrados na tela F002TPT, com a seguinte parametrização:

Campo Soma C. Receber = Soma Duplicatas;
Campo Aplicação Tipo = Ambos ou Contas a Receber;
Campo Exclusivo Varejo = Sim;

Quando o tipo de forma de pagamento for 6 ou 7, o usuário precisa definir qual é a operadora do cartão, isto é, é preciso preencher o campo “Operadora”. O ERP, ao importar vendas com cartão de crédito ou débito, gerará título a receber da operadora de cartão e estes títulos serão gerados para o cliente associado a esta operadora.

O tipo de forma de pagamento 17 também é utilizado para vendas com cartão. Nesta opção, o Varejo identifica automaticamente qual é a operadora de cartão de forma que, o Varejo, ao exportar uma venda com esta forma de pagamento, informará ao ERPqual operadora deve ser utilizada para geração do “contas a receber”. Para utilizar formas de pagamento deste tipo, deve-se preencher também o campo “Tipo Cartão”, qualificando-o como “Débito” (D) ou “Crédito” (C). O ERPtambém exigirá que seja preenchido o campo “Operadora”, contudo esta operadora somente será utilizada caso o Varejo não conseguir extrair a operadora a partir do número do cartão. Por isso, ao utilizar o tipo 17, recomenda-se criar um cadastro de operadora denominado “Operadora Não Identificada” ou algo parecido, e informar este código no campo “Operadora” da forma de pagamento com tipo 17.

O campo “Vendas – Forma Pagamento Liberada” deve ser configurado com “S” para que a forma de pagamento possa ser utilizada no Varejo. O campo “Situação” deve ser configurado com “A”.

Para que as formas de pagamento sejam exportadas para o Sistema de Varejo, a integração do cadastro de “Formas de Pagamento” deve estar ativada para o sistema integrado “MEGASUL” (ver tópico 2.2.2) e o Sistema de Varejo deve estar configurado para importar o cadastro de “Formas de Pagamento” (tópico 3.4.3.2.1.1). Quando o Varejo importar as formas de pagamento, é preciso reinicializar o Sistema de Caixa, para que as alterações tenham efeito.

Atenção

Quando a ECF for configurada por descrição(EX: Bematech) os meios de pagamento extraídos através da “LeituraX” (ver item 5.9.1) deverão ser cadastrados, como formas de pagamento no ERP, com a mesma numeração e descrição na ordem em que estão listados no ECF.

6.9.1 Parâmetros de forma de pagamento para integração

Além de cadastrar a forma de pagamento, é necessário também informar os parâmetros para integração da forma de pagamento com o Varejo Megasul. Para isso, acesse a tela “Parâmetros das Formas de Pagamento para Sapiens Varejo” (tela F066VAR - Cadastros > Integrações > Varejo > Formas de Pagamento). Os campos que precisam ser informados e são utilizados no Varejo são:

6.9.2 Taxas para compensação de cheques pré-datado

Para forma de pagamento de cheque pré-datado, caso haja taxas em relação ao número de dias de compensação de cheques, estas devem ser configuradas no cadastro de “Taxas X Dias” (F037TDC - Cadastros > Finanças > Contas a Pagar/Receber > Taxa X Dias).

6.10 Cadastro de condições de pagamento

Para vendas realizadas com formas de pagamento que configuram uma venda a prazo, como boleto ou carnê, é necessário configurar as condições de pagamento na tela F028VAR, selecionando o tipo de pagamento como "3 - Duplicata" ou "10 - À Prazo". Destaca-se que o cadastro das condições de pagamento é realizado na tela Condições de Pagamento (F028GCP), disponível em Cadastros > Mercado e Suprimentos > Condições de Pagamento.

Não é preciso configurar as condições de pagamento para formas de pagamento que não implicam em venda a prazo.

Para que a condição de pagamento seja exportada para o Varejo, é preciso configurar o campo “Aplicação” com a opção “V” (Vendas) ou “A” (ambos). Caso seja utilizada a rotina de Troca de Mercadorias, a recomendação é que o campo seja configurado com “A”, caso contrário o ERPrecusará a importação das trocas. Além disso, é preciso configurar os parâmetros para integração com o Varejo.

O pagamento parcelado com cartão ou cheque pré-datado não são consideradas vendas à prazo. Nestes casos, considera-se como venda à vista. No ERP é obrigatório informar uma condição de pagamento no pedido e por isso é comum cadastrar uma condição de pagamento “À Vista”, para ser selecionada nestas situações.

Para que as condições de pagamento sejam exportadas para o Sistema de Varejo, a integração do cadastro de “Condições de Pagamento” deve estar ativada para o sistema integrado “MEGASUL” (ver tópico 2.2.2) e o Sistema de Varejo deve estar configurado para importar o cadastro de “Condições de Pagamento” (tópico 3.4.3.2.1.1).

6.10.1 Parâmetros de condição de pagamento para integração

O equipamento fiscal requer que todas as vendas contenham meios de pagamento. Quando o cliente não faz o pagamento no ato, ainda assim o ECF exige que a venda seja lançada para algum meio de pagamento. Nestes casos, a venda deveria ser lançada para um meio de pagamento denominado “À PRAZO”, “CARNÊ” ou “BOLETO”, por exemplo. No Sistema de Varejo, quando é selecionada uma condição de pagamento (diferente de à vista), o sistema associa automaticamente uma forma de pagamento (que deve estar associada a um dos meios de pagamento citados anteriormente). Portanto, quando o usuário informa que a venda é a prazo, o Sistema de Varejo não solicita ao usuário qual é a forma de pagamento, mas mesmo assim uma finalizadora é utilizada pelo Varejo, devido à exigência do ECF de lançar a venda em algum meio de pagamento. Para que o Varejo saiba qual forma de pagamento utilizar, é preciso configurar previamente esta forma de pagamento no Gestão Empresarial | ERP. Para cada condição de pagamento a prazo é possível definir uma forma de pagamento diferente. Esta configuração é realizada na tela “Parâmetros das Condições de Pagamento para Sapiens Varejo” (F028VAR - Cadastros > Integrações > Varejo > Condições de Pagamento).

Tomar como exemplo uma condição de pagamento denominada "1+1", onde o cliente dá uma entrada em dinheiro ou cheque e o restante será pago via boleto ou carnê. Neste caso, ao selecionar esta condição de pagamento, o Sistema de Varejo (Caixa) irá solicitar ao usuário o valor de entrada e a finalizadora desta entrada ("Cheque" ou "Dinheiro"). Depois de informado o valor de entrada, o Sistema de Varejo finaliza a venda, associando automaticamente o valor restante à forma de pagamento à prazo configurada na condição de pagamento "1+1".

No caso de uma condição de pagamento "À vista" (sem parcela para pagamento posterior), o cupom imprimirá somente a finalizadora do pagamento efetuado pelo cliente, podendo ser, por exemplo, "Cheque" ou "Dinheiro". Não há, nesta situação, qualquer impressão de finalizadora "à Prazo", contudo, para integração do sistema de varejo, precisamos vincular qualquer finalizadora à prazo à esta condição de pagamento. O Sistema de Varejo não irá imprimir a finalizadora associada visto que não há parcelas à prazo. Portanto, atualmente há esta necessidade de vincular uma finalizadora "à prazo", mesmo numa condição de pagamento "à vista", mesmo que esta finalizadora nunca seja utilizada em vendas com esta condição de pagamento.

Portanto, na tela “Parâmetros das Condições de Pagamento para Sapiens Varejo”, o usuário precisa vincular cada condição de pagamento a uma forma de pagamento à prazo. Além disso, nesta mesma tela, é possível especificar se o Sistema de Varejo deve aceitar negociação de parcelas. Através do campo “Negociação” é possível informar um destes 5 tipos:

6.11 Cadastro de clientes

O cadastro de clientes do ERPtambém é integrado com o Sistema de Varejo.

Para que os clientes possam ser exportados para o Varejo, é necessário:

• Cadastrar definições financeiras para a filial que se pretende exportar o cliente. As definições financeiras são cadastradas na tela “Cadastro de Clientes” (F085CAD - Cadastros > Clientes e Fornecedores > Clientes > Cadastro), através da guia “Definições”.

6.11.1 Impedir vendas para as filiais

Caso se pretende impedir que um cliente compre no Varejo, pode-se utilizar a tela “Exceção Cliente” para informar que o cliente não está mais apto a ser utilizado no Varejo. A tela “Exceção Cliente” (F000ECL) é acessível pelo menu Cadastros > Integrações > Exceções Clientes.

Para cadastrar os clientes que não estão aptos a comprarem no Varejo, deve-se selecionar o sistema “Sistema de Varejo Megasul” e adicionar os clientes na grade. Para confirmar, clicar em “Processar”. Os clientes que forem adicionados, serão reexportados para o Varejo como inativos, para que o Varejo não aceite mais que os mesmos sejam selecionados na venda. Caso seja removido clientes desta tela, o sistema reexportará o cliente novamente para o Varejo, porém neste momento, o registro será exportado como ativo, para que possa novamente ser utilizado no Varejo.

6.12 Convênios

A integração do cadastro de convênio somente é necessária se na venda for permitido fazer o pagamento através de convênio. Na venda com convênio, o cliente pessoa física deve identificar seu convênio e o seu código de conveniado para que possa ser realizada uma venda com convênio.

Existem os seguintes tipos de convênio:

Convênio PBM (Programa de Benefícios de Medicamento): neste tipo de convênio, parte do valor do produto ou serviço pode subsidiado pela administradora do convênio de forma que o valor do subsídio é lançado como um título a receber da administradora do convênio. O preço do produto é estabelecido pelo convênio;

Convênio Empresa: neste tipo de convênio, parte do valor da venda do conveniado (que é o cliente da venda) pode ser cobrado diretamente da empresa onde o conveniado trabalha, pois o Gestão Empresarial | ERP irá lançar os títulos diretamente para a empresa conveniada;

Convênio Cliente: neste tipo de convênio, o valor da venda do conveniado pode ser lançado para pagamento a prazo, como boleto e carnê. Este é um convênio “interno”, estabelecido pela própria empresa e por isso os títulos são lançados diretamente para o conveniado.

Portanto, as vendas com convênio do tipo “Convênio PBM” tem como vantagem ao cliente, a possibilidade de adquirir produtos mais baratos. Já os convênios do tipo “Empresa” têm como benefício o fato do cliente poder solicitar à empresa onde trabalha o desconto em folha de pagamento. Os convênios do tipo “Cliente” têm como benefício a possibilidade de pagamento a prazo. Além destes benefícios, para os convênios do tipo “Empresa” e “Cliente” também é possível estabelecer uma tabela de preços diferenciada para as vendas com convênio.

Para as vendas com convênio do tipo “Empresa” e do tipo “Cliente”, a solução controla o valor comprado com o convênio, limitando o valor que pode ser utilizado em vendas pelo conveniado e pelo próprio convênio. Isto é, o conveniado possui um limite de crédito para utilização do convênio e também há um limite estipulado para o próprio convênio como um todo, de forma que o crédito utilizado pelos conveniados não pode ultrapassar o limite do convênio. Desta forma, conforme o cliente vai comprando com convênio, o sistema totaliza o crédito utilizado pelo conveniado, que provoca a diminuição do saldo para utilização no convênio. O saldo do conveniado é reestabelecido quando é gerada a fatura para agrupamento das cobranças ou quando o cliente efetua o pagamento das compras. A forma de liberação do crédito é configurável, sendo definido no cadastro do convênio.

Para utilização de vendas com pagamento em convênio é necessário:

6.12.1 Cadastro de convênios

O cadastro de convênios é efetuado na tela “Convênios do Cliente” (F069CNV - Cadastros > Clientes e Fornecedores > Clientes > Convênios > Convênios), onde devem ser preenchidos os seguintes campos:

Observações

O período de competência é criado pelo web service com.senior.g5.co.ger.convenio, porta Consumir, quando há um consumo (por exemplo: venda) com o convênio em questão que, no ato de integração, é verificada a necessidade de gerar um novo período. É nesse momento em que o período de competência é criado.

Os convênios de código inferior a 97 são convênios do tipo PBM. A opção 97 define como o sistema Gestão Empresarial | ERP fará o lançamento do contas a receber das vendas com o convênio. Neste caso, os títulos são gerados diretamente para o cliente pessoa física da venda.

Com o tipo 98, os títulos são lançados para a empresa informada no campo “Cliente para faturamento” do cadastro do convênio. Esta opção deve ser utilizada em convênios com empresa, onde as compras dos clientes conveniados (pessoas físicas) são cobradas diretamente da empresa onde estas pessoas trabalham, através de desconto em folha de pagamento.

A opção 99 não deve ser utilizada atualmente.

Nesta mesma tela o sistema apresenta o campo “Crédito Utilizado” e ao seu lado, o campo “Saldo”. Ambos os campos são protegidos e controlados pelo sistema. O campo “Crédito Utilizado” corresponde ao valor utilizado neste convênio por todos os seus conveniados. O valor do campo “Saldo” corresponde ao valor disponível para utilização neste convênio. O saldo é obtido através da diferença do valor do campo “Limite Sugestão Convênio” e o campo “Crédito Utilizado”. O limite de crédito e saldo disponível para o conveniado são exibidos na tela de “Cadastro de Conveniado”, conforme descrito no tópico seguinte.

Para que os convênios sejam exportados para o Sistema de Varejo, a integração do cadastro de “Convênios” deve estar ativada para o sistema integrado “MEGASUL” (ver tópico 2.2.2) e o IntegradorWS deve estar configurado para importar o cadastro de “Convênios” (tópico 3.4.3.2.1.1).

6.12.2 Cadastro do conveniado

Para vendas com convênio, o conveniado precisa estar cadastrado no Gestão Empresarial | ERP no cadastro de Clientes (F085CAD - Cadastros > Clientes e Fornecedores > Clientes > Cadastro). Além disso, é preciso relacionar o conveniado ao convênio.

Para relacionar o conveniado ao convênio, deve-se utilizar a tela de Cadastro de Clientes (menu Cadastros > Clientes e Fornecedores > Clientes > Cadastro - F085CAD). Em seguida, deve-se clicar na guia “Convênios”. Nesta tela devem ser informadas as seguintes informações:

Há também nesta tela o campo “Crédito Utilizado”, que exibe o valor total subsidiado pelo convênio. Ao lado direito do campo, consta também o saldo disponível. Estes campos são atualizados automaticamente pelo sistema a cada venda e na liberação de crédito.

6.12.2.1 Cadastro de dependentes

A solução de integração do Gestão Empresarial | ERP com Varejo Megasul permite que os dependentes de um conveniado comprem no convênio do titular. As compras dos dependentes são computadas como sendo do titular e por isso o cupom fiscal é lançado contra o titular do convênio, bem crédito utilizado pelo titular. Para que seja possível efetuar venda a partir de dependentes, deve-se cadastrar previamente os dependentes no Gestão Empresarial | ERP e exportá-los para o Varejo. O cadastro de dependentes é efetuado a partir da tela “Cadastro de Dependentes” (F085DCV). Para acessar esta tela, deve-se entrar no “Cadastro de Clientes” (F085CAD - Cadastros > Clientes e Fornecedores > Clientes > Cadastro) e acessar a guia “Convênios”. Em seguida, deve-se localizar o convênio e clicar no botão “Dependentes”. Os dependentes são cadastrados por convênio. Caso o cliente possua mais convênios, deverão ser cadastrados os dependentes para cada convênio.

No “Cadastro de Dependentes” deve-se preencher os seguintes campos:

6.12.3 Definição de produtos e serviços subsidiados

Os convênios do tipo “Empresa” e do tipo “Cliente”, ao contrário dos convênios PBM, exigem que seja definido quais produtos e serviços podem ser subsidiados pelo convênio. A solução admite duas formas de especificar os produtos e serviços: por grupo de produtos ou por produto individual.

A opção “por grupo de produtos” é a opção recomendada a ser utilizada, pois minimiza a troca de informações entre os sistemas, além de trazer certa facilidade na administração dos produtos do convênio. Nesta opção, é possível criar agrupamento de produtos conforme as propriedades dos produtos. Os grupos cadastrados são associados aos convênios.

Para determinar qual definição será utilizada (se por “Grupo” ou por “Produto individual”), deve-se alterar o parâmetro “Tipo Ligação Convênio” da tela de “Parâmetro da Filial para Integrações” (verificar tópico 2.6.1).

6.12.3.1 Convênios por grupos de produtos/serviços

Na utilização de convênios por grupos de produtos, o usuário define quais são os grupos de produtos e a sua composição. Em seguida, é preciso associar os grupos aos convênios. Com isso é possível limitar o uso do convênio somente para os produtos que compõe o grupo. Por exemplo, seria possível criar um grupo para representar todos os produtos do tipo medicamento e informar que determinada empresa (em um convênio do tipo “empresa”) somente aceita comprar no convênio os produtos do tipo “medicamentos”.

O cadastro dos grupos é feito através da tela “Grupo Produtos/Serviços” (F069GPS - Cadastros > Clientes e Fornecedores > Clientes > Convênios > Grupo Produtos/Serviços). A tela é organizada em duas guias. Na primeira guia, denominada guia “Geral”, deve-se informar um código para o grupo e sua descrição. Na guia “Itens” é preciso informar as propriedades dos produtos/serviços que compõe o grupo. As informações preenchidas na guia “Itens” são interpretadas como filtros, delimitando quais produtos ou serviços fazem parte o grupo. Portanto, cada registro do cadastro de “Itens” define as características dos produtos e serviços que estão contidos no grupo. Se um determinado produto ou serviço for compatível com as definições de algum registro do cadastro de “Itens”, entende-se que este produto/serviço está contido no grupo.

A guia “Itens” contém os seguintes campos:

Todos os campos, exceto “Sequência”, “Produto/Serviço” e “Empresa”, são opcionais. Por exemplo: suponha que na guia “Itens” foram preenchidos os campos “Sequência”, “Produto/Serviço” (este campo com a letra “P”) e o campo “Empresa”. Nesta situação, o sistema interpreta que todos os produtos daquela empresa estão contidos naquele grupo, visto que não há nenhum filtro que delimita os produtos por qualquer característica.

Para criar um grupo que atendesse à situação exposta no início deste tópico (limitar o uso de convênio somente para produtos do tipo medicamento), seria preciso cadastrar um grupo cujo campo “Origem” fosse preenchido com o código da origem dos produtos cadastrados como medicamentos.

Se um registro do cadastro de “Itens” tiver os campos “Origem Produto” e “Agrup.Comercial” preenchidos, entende-se que somente os produtos que tenham origem e agrupamento comercial idênticos aos preenchidos neste cadastro, fazem parte deste grupo. Entretanto, um produto/serviço que não seja compatível com a definição de um registro do cadastro de itens, pode ser compatível com outro registro do cadastro de itens do mesmo grupo. Neste caso, considera-se que o produto/serviço está contido no grupo. Portanto, basta que o produto/serviço seja compatível com uma das definições de cadastro de itens para que este produto/serviço seja considerado como um produto/serviço contido no grupo.

Os dados digitados nesta tela provocam a reexportação dos produtos envolvidos nos grupos. Se for criado um grupo de produtos do tipo medicamento, o sistema irá gerar pendências de exportação para todos os medicamentos. Esta operação é realizada quando o usuário pressionar o botão Inserir ou Alterar. Dependendo da quantidade de produtos e filiais, este processo pode consumir vários minutos. O Sistema de Varejo somente irá considerar as novas definições depois de importar estes produtos novamente.

6.12.3.1.1 Ligação Convênio x Grupo

Depois de definidos os grupos, deve-se associá-los aos convênios. A associação é feita através da tela “Convênios do Cliente” (F069CNV - Cadastros > Clientes e Fornecedores > Clientes > Convênios > Convênios), na guia “Grupos”. Nesta guia, informe todos os grupos de produtos e serviços que podem ser subsidiados pelo convênio. Este cadastro é constituído dos seguintes campos:

• Código do Grupo: informar o código de grupo que a ser associado ao convênio (para entrar em modo de inclusão) ou informar um código de grupo que já foi associado (para carregar as configurações de ligação deste grupo)

• Percentual de Participação: informar o percentual de participação para subsídio dos produtos/serviços deste grupo. Ao informar 100% de participação, o Varejo irá considerar que o valor do produto/serviço deverá ser cobrado integralmente no convênio (caso haja saldo suficiente). Se o percentual de participação for 80%, então o Varejo irá considerar que 80% do valor do produto/serviço será cobrado do convênio (quando houver saldo) e os outros 20% deverão ser pagos pelo consumidor de outra forma (dinheiro, cheque, cartão);

• Valor Participação: tem o funcionamento similar ao percentual de participação, porém ao invés de especificar um percentual sobre o valor, define um valor fixo. Caso o valor do produto seja superior ao valor de participação, o consumidor deverá pagar o excedente com outra forma de pagamento.

Os outros campos da tela (usuário, data/hora de geração e alteração) são alimentados automaticamente pelo sistema.
Depois de inserir/alterar uma ligação de grupo, o sistema gera uma pendência de exportação do cadastro de convênio, para que o convênio seja atualizado no Varejo.
A ligação do convênio com grupo somente tem efeito quando a filial está configurada para utilizar grupos de convênios (tópico 2.6.1), isto é, quando o campo “Tipo Ligação Convênio” for “2” ou “3”.

6.12.3.1.2 Ligação Convênio x Produto

Uma forma alternativa de definir quais produtos podem ser subsidiados no convênio é através do cadastro de “Ligação Convênio X Produto” (F069LPV - Cadastros > Produtos e Serviços > Ligações > Convênio X Produto). Nesta tela, o usuário informa individualmente cada produto no convênio.

Não é possível ligar serviços individuais ao convênio, pois esta tela somente é utilizada para fazer a ligação de produtos ao convênio.

A ligação por produto somente é utilizada quando o parâmetro “Tipo Ligação Convênio” (tópico 2.6.1) for “1” (Por Produto) ou “3” (Por Produto e Grupo). Ao utilizar a opção 3 (Por Produto e Grupo), o sistema utiliza as duas estruturas para determinar se o produto está contido no convênio e qual o percentual de subsídio. Neste caso, o Varejo utiliza a estrutura definida por grupo, porém caso haja uma definição específica por produto, o Varejo prioriza a configuração informada para o produto.

A utilização desta estrutura requer que o ERP exporte para o Varejo a ligação dos convênios com produtos. No ERP, a integração de “Convênios X Produtos” deve ser ativada para o sistema integrado “MEGASUL” (ver tópico 2.2.2) e o IntegradorWS deve estar configurado para importar o cadastro de “Convênios” (tópico 3.4.3.2.1.1).

A utilização desta estrutura poderá provocar a troca de um volume muito alto de dados. Além disso, sempre que um produto novo é cadastrado, deve-se associá-lo a todos os convênios que aceitam aquele produto. Devido a tais restrições, sugere-se utilizar a ligação de convênio por grupo.

6.12.4 Ligação de Convênio com Forma de Pagamento

O Gestão Empresarial | ERP permite que o usuário restrinja as formas de pagamento do tipo convênio que podem ser utilizadas no Varejo, caso seja utilizado determinado convênio. Esta configuração é efetuada na tela “Ligação Convênio X Formas de Pagamento” (F069LCF - Cadastros / Clientes e Fornecedores / Clientes / Convênios / Ligações / Convênio x Formas de pagamento).

Observar que o Gestão Empresarial | ERP somente permite vincular aos convênios formas de pagamento do tipo convênio, isto é, do tipo 14. A inexistência de ligação de convênio com forma de pagamento indica ao Varejo que qualquer forma de pagamento do tipo convênio poderá ser utilizada.

Para que esta informação seja utilizada pelo Varejo, a integração de convênios deve ser realizada previamente.

7 Venda no Caixa

O processo de venda é efetuado através do software “Caixa” do Sistema de Varejo (aplicativo “SPDVSenior.exe”, normalmente no diretório c:\Megasul\Caixa). Ao executar o aplicativo, será exibida tela solicitando “login” e “senha”. O login deve ter sido previamente cadastrado no ERP no cadastro de Representantes. O código do Representante do ERP corresponde ao login no Sistema de Varejo. A senha do usuário também é cadastrada no Gestão Empresarial | ERP, porém de acordo com configuração, pode ser mantida exclusivamente pelo Sistema de Varejo (ver tópico 2.6.1, parâmetro “Definição de Senha”).

Podem ser solicitadas outras senhas ou licenças ao iniciar o Caixa. As senhas/licenças são fornecidas pela Megasul. Portanto, entrar em contato com o Suporte do Sistema de Varejo. Também poderá ser exibida mensagem solicitando o ajuste da data de lançamento.

Em seguida poderá ser apresentada a tela de Abertura de Caixa, para que seja informado o valor de fundo de troco, ou o valor de troco da última vez em que o Caixa foi fechado. Neste caso, clicar no botão “Confirmar”.

Com isso o sistema emitirá o relatório gerencial referente ao fundo de troco. Em seguida, será apresentada a tela “Início da Venda”.

7.1 Início da Venda

A guia “Início da Venda” permite efetuar uma nova venda. Nesta guia, informam-se os campos:

Para prosseguir para a próxima etapa do processo de venda é necessário pressionar o botão “Confirmar”.

Observação: Os campos que são exibidos na guia “Início da Venda” são configuráveis.

7.2 Venda de produtos/serviços

A guia “Venda” permite que o usuário informe os produtos/serviços que estão sendo adquiridos pelo cliente.

Os campos a serem informados são:

Caso a filial desejar, o campo “Preço” pode ficar editável. Neste caso, após ter fornecido o código do produto/serviço, o cursor é posicionado no campo “Preço” para que o usuário altere-o. Caso o usuário diminuir o valor do produto, o Sistema considerará que está sendo concedido um desconto ao produto/serviço. Se for aumentado o valor do produto/serviço, o Sistema considerará que está sendo lançado um acréscimo ao preço do produto/serviço;

7.2.1 Cancelamento de itens

Durante a venda, o usuário pode cancelar o lançamento de algum dos itens já impressos no cupom. Para tanto, deve-se pressionar a tecla F6, e o Sistema exibirá o painel “Cancelamento”. Neste momento, o usuário precisará informar o código do produto e o desconto que havia sido concedido ao produto/serviço, para que o Sistema de Varejo possa localizar o item que será cancelado. Na Figura 22 pode ser visto um exemplo de cancelamento de item. Neste exemplo, foram lançados dois produtos, de códigos 005777 e 230000. Para cancelar o item 005777, o usuário precisa pressionar a tecla F6 e informar o código do produto (no exemplo 005777) e o seu desconto. Observar que a digitação é similar ao lançamento do produto para venda.

A operação de cancelamento efetua o cancelamento de todas as quantidades do item. Caso haja um item com 5 unidades, por exemplo, não é possível cancelar somente uma das unidades. O usuário deverá cancelar todas as unidades e lançar um novo item com a quantidade desejada.

7.2.2 Venda de produto controlado por lote ou série

Na venda, ao informar um produto controlado por lote ou série, o Sistema de Caixa apresenta uma tela solicitando ao usuário a digitação do número do lote ou da série. Para que esta tela seja exibida, o Sistema de Varejo deve estar configurado para exibí-la, conforme descrito no tópico 3.2.3, através do parâmetro “Quantidade de caracteres do identificador”.

Caso não seja localizado o lote ou número de série digitado, na consulta realizada do ERPvia Web Service, o sistema permitirá:

Importante

Para produtos controlados por lote, é permitida a parametrização no sistema de Varejo de forma que não seja necessária a conferência dos lotes digitados no Caixa junto ao ERP Senior. O parâmetro Consulta WS de produtos com Lote durante a venda, definido no tópico "3.2.4.2 Consulta de produtos controlados por lote no ERP Senior", é responsável por esta funcionalidade. No tópico "7.2.2.1 Venda de produto controlado por lote com quantidades inteiras ou fracionadas" estão registradas informações específicas deste processo.

7.2.2.1 Venda de produto controlado por lote com quantidades inteiras ou fracionadas

O sistema de Varejo permite a venda de produtos controlados por lote em quantidades inteiras ou fracionadas. No caso de produtos fracionados, sempre será respeitado o fracionamento da unidade de medida do item que está sendo vendido.

A definição se o produto é controlado por lote e o fracionamento utilizado para cada produto é integrada ao sistema de Varejo com base nos cadastros exportados do ERPSenior de Produto e Unidade de Medida.

Sempre que um produto controlado por lote for inserido em uma venda direta no Caixa, o Caixa solicitará ao usuário a digitação do identificador de lote do produto. O lote informado na tela será único para cada registro de ítem venda (linha do Cupom Fiscal/NFC-e), independente da quantidade informada na tela de venda.

Após a informação do lote pelo usuário, o sistema Caixa verificará como está definido o parâmetro Consulta WS de produtos com Lote durante a venda (citado no tópico "3.2.4.2 Consulta de produtos controlados por lote no s do ERPSenior").

Se o parâmetro estiver marcado como "Não", o sistema irá solicitar um novo produto, não efetuando nenhum tipo de validação de estoque ou de lote no s do ERPSenior.
Se o parâmetro estiver marcado como "Sim", o sistema Caixa irá chamar o IntegradorWS (serviço de "Consulta de estoque"), passando como parâmetros o produto e seu respectivo lote e quantidade. Após a realização da consulta, caso o processo seja retornado como "OK", o sistema Caixa retornará à tela de venda para inserção de novo produto na venda.

Caso ocorra alguma inconsistência na consulta de estoque ao s do ERPSenior, o sistema Caixa respeitará a apresentação da mensagem retornada do IntegradorWs, permitindo liberação da venda mediante direito e senha, ou o cancelamento deste item (direito já indicado no tópico "7.2.2 Venda de produto controlado por lote ou série").

Importante

Para o processo de geração de pedido noERPSenior, quando for definido um produto controlado por lote, é obrigatório que seja efetuada a distribuição dos lotes dos produtos antes da integração do pedido no sistema de Varejo. Do contrário, o pedido não será integrado e será gerada uma mensagem de consistência, indicando que não foram definidos os lotes. Isso ocorre porque o sistema de Varejo exige que, na integração de um pedido, os lotes já estejam previamente definidos. A funcionalidade de solicitar os lotes durante a venda existe apenas para vendas efetuadas diretamente no Caixa.

Como forma de tornar obrigatório ao usuário a distribuição dos lotes antes de ser efetuado o fechamento do pedido no Gestão Empresarial | ERP, evitando assim inconsistências na integração de pedidos no sistema de Varejo, poderá ser utilizado o identificador de regras VEN-120CONIP01.
O conceito do ERP Senior é exigir que haja distribuição dos lotes de produtos sempre que for definido que o item de pedido deve reservar estoque. Desta forma, utilizando o identificador de regras VEN-120CONIP01 é possível definir que, sempre que um produto for controlado por lote, ele deverá reservar estoque (campo E120IPD.ResEst deverá estar como "S"). Caso a inserção do registro do item do pedido pelo usuário não satisfaça esta condição, o identificador de regras permite bloquear a inserção do item do pedido. Ao tentar finalizar o pedido com um item reservando estoque, o ERP automaticamente solicitará os lotes dos produtos controlados por lote.

7.2.2.1.1 Funcionalidade de controle de Lote x Funcionalidades do IntegradorWS x Ajustes de Lotes

Os dados de lote inseridos durante a venda serão mantidos na base de dados do Varejo e encaminhados ao ERPSenior através da integração via Web Services, com os dados do Lote preenchido durante a venda.

O IntegradorWS manterá registros com as divergências retornadas pelo sistemaERPSenior durante a integração das vendas (exemplo: lote inexistente ou quantidade em estoque indisponível). O usuário poderá realizar o monitoramento destes registros, bem como a possível correção, pois a venda permanecerá no sistema Varejo identificado como ‘Não integrado’.

Para eventuais ajustes nos Lotes inseridos pelos usuários no Caixa, o sistema de Varejo disponibiliza o formulário "TbaseFormAlterarIdentificador". Este formulário permite a seleção de uma venda ainda não integrada, e permitirá a alteração do lote dos produtos. Vendas já integradas ao ERPSenior não poderão ser alteradas.

Ao acessar o formulário "TbaseFormAlterarIdentificador" (que poderá ser acessado através do Retaguarda ou do Caixa), o usuário poderá localizar as vendas através do ECF/PDV, número do CF/NFC-e e data. Ao clicar no botão Consultar serão exibidas as vendas encontradas na base de dados do Varejo. Ao selecionar uma venda, serão listados os itens controlados por lote registrados na venda. Ao selecionar o item de uma venda, será permitida a alteração do lote definido no campo Atualizar lote, sendo a alteração efetivada pelo botão Atualizar lote. O botão Atualizar lote deverá ser acionado para a alteração efetuada em cada item da venda.

A cada ciclo de integração das vendas do Varejo no ERPSenior (seja o ciclo iniciado manualmente ou automaticamente - através do intervalo definido no IntegradorWS), as novas informações atualizadas serão enviadas ao ERP.

Informações importantes sobre o formulário "TbaseFormAlterarIdentificador":

A definição do parâmetro Consulta WS de produtos com Lote durante a venda tem impacto direto no processo de venda e integração das vendas ao ERP Senior. Com isso, é importante levar em consideração que:

7.2.3 Consulta de estoque

Ao informar um produto na venda, o Sistema de Varejo pode efetuar uma consulta on-line ao estoque de produtos do Gestão Empresarial | ERP para conferir se há produto disponível. Esta operação somente ocorre quando o parâmetro “Consistência do estoque” (tópico 3.2.3) estiver configurado. O serviço de “consulta de estoque” deve estar configurado para que ocorra a comunicação com o ERPpara obtenção do saldo em estoque (3.4.3.2.3).

Ao ativar a consulta de estoque e o produto informado não possuir disponibilidade, o Varejo emitirá uma mensagem ao usuário, informando que o estoque é insuficiente e perguntará se o usuário deseja prosseguir mesmo assim. Esta tela apresenta três opções ao usuário:

7.2.4 Venda de produto composto

O Gestão Empresarial | ERP permite três tipos diferentes de configuração de produto composto. Dependendo desta configuração, o Sistema de Varejo irá se comportar de forma diferente. Considerar um produto “pai”, composto pelos produtos “componente1” e “componente2”. No Varejo, o usuário fará o lançamento do produto a partir do código do produto “pai”. O Varejo poderá se comportar de uma das três formas abaixo:

Tabela 1 – Tipos de lançamentos de produtos compostos
Caso Impressão do Cupom Baixa do Estoque Configuração
1 Pai Componente 1 e Componente 2 Tipo de Produto = Produzido
Produto Kit = Sim
2 Pai Pai Tipo de Produto = Produzido
Produto Kit = Não
3 Componente 1 e Componente 2 Componente 1 e Componente 2 Tipo de Produto = Montado

Observações:

Referente ao Caso 1, deve-se validar o procedimento com a área fiscal da empresa, para certificar-se do suporte fiscal a esta operação.

Referente ao Caso 2, tenha-se como definição que a baixa do estoque dos componentes que produzem o produto "pai" é efetuada no momento da produção do estoque. Sendo assim, na integração de um cupom fiscal de venda de um produto do Caso 2, a baixa de estoque é somente do produto "pai".

No primeiro e segundo casos, o usuário deve cadastrar preço para o produto “pai”. Já os produtos componentes não precisam ter preço cadastrado, pois o Sistema de Varejo irá cobrar o valor informado para o produto “pai”.

No terceiro caso, o usuário deve cadastrar preço para os componentes, já que o produto “pai” é um produto fictício.

A configuração de cada um destes casos é feita através do Cadastro de Produtos do ERP Senior. Ver na coluna “Configuração” da Tabela 1 como o produto deve ser configurado.

Observação: referente ao Caso 1, deve-se validar o procedimento com a área fiscal da empresa, para se certificar do suporte fiscal à esta operação.

7.3 Finalização (guia “Total”)

A guia “Total” é utilizada para informar as diversas formas de pagamento (finalizadoras). Esta mesma tela permite a finalização de vendas, pagamento de cartão presente, pagamento de títulos do ERPe terceiros (via correspondente bancário).

7.3.1 Desconto sobre o total da venda

O Sistema de Varejo permite que o usuário informe um desconto a ser aplicado sobre o total da venda. Este desconto é digitado no Sistema de Caixa a partir da guia “Total”. A exibição do campo “Desconto” está condicionada a uma configuração do Sistema. O campo pode ser exibido somente com o acionamento de uma tecla ou o campo pode estar sempre visível. O Sistema pode exibir um campo para digitação do valor do desconto ou do percentual do desconto.

O valor de desconto informado pelo usuário estará limitado ao percentual previamente configurado no Gestão Empresarial | ERP, através da tela de “Ligação Representante X Filial”. Caso o usuário informe um valor superior, o Varejo solicitará a autorização de um usuário que libere a venda com tal desconto (deve ser outro representante cujo percentual máximo de desconto seja igual ou superior ao desconto informado na venda).

Ao integrar a venda no Gestão Empresarial | ERP, o desconto sobre o total da venda é rateado entre todos os itens da venda.

7.3.2 Aproveitamento de crédito

Na guia “Total”, ao utilizar uma forma de pagamento de “aproveitamento de crédito”, será possível aproveitar títulos de crédito do cliente para abater do valor a pagar.

Ao selecionar uma forma de pagamento com esta configuração, o Sistema de Varejo solicita ao ERP todos os títulos de crédito do cliente, e os exibe na tela, para que o usuário selecione um ou mais títulos para serem aproveitados.

Considera-se “título de crédito”, os títulos de adiantamento do “contas a receber”. Títulos do “contas a pagar” não podem ser utilizados para aproveitamento.

7.3.2.1 Requisitos

Para habilitar o aproveitamento de crédito na venda, é preciso cadastrar uma forma de pagamento com tipo igual à 13 – denominada “Troca de Mercadorias” e definir que a forma de pagamento não está bloqueada para vendas, isto é, o campo “Bloqueia Venda” deve ser “N”.

Para habilitar o aproveitamento de crédito, também é preciso configurar na tela de “Parâmetros da Filial para Integrações”, os campos “Trans.Tít.Créd” e “Trans.Baixa Aprov.Créd” (ver tópico 2.6.2), que são usados para baixar o título de crédito e o título a ser pago.

Para que seja possível aproveitar títulos, a conexão com o Gestão Empresarial | ERP deve estar disponível.

Um título de adiantamento é caracterizado por ter sido lançado com uma transação “do contas a receber” configurada com o campo “Adiciona ou Subtrai” igual à 2 (este campo está posicionado na guia “Receber 1”).

7.3.3 Consulta de limite de crédito

Na finalização de vendas, é possível configurar a solução para que o Varejo valide o limite de crédito do cliente, conferindo se o cliente tem saldo disponível para adquirir os produtos/serviços nas vendas à prazo.

A solução utiliza a definição de limite de crédito do cliente informado noERP para limitar a compra no Varejo. O limite de crédito do cliente é definido na guia “Definições” do cadastro de clientes.

7.3.3.1 Requisitos doERP

No Gestão Empresarial | ERP, o limite de crédito é definido para o cliente por filial, de forma que um cliente poderia ter limites distintos por filial. Durante o processo de venda no Varejo, o Sistema de Caixa solicita ao ERP o saldo de crédito do cliente. Por padrão, o ERP fornece o saldo do cliente para aquela filial. Entretanto, é possível configurar o ERP para que o Sistema forneça um saldo consolidado de todas as filiais. Desta forma, considera-se que o saldo do cliente é equivalente à soma do saldo de todas as filiais. Esta abordagem é útil porque existem empresas que desejam controlar o saldo de forma unificada, ao invés de saldo por filial.

O identificador de regra “VEN-120LIMCL01” interfere na obtenção do limite de crédito do cliente. Quando este identificador está cadastrado no ERP, ao invés de considerar o saldo do cliente naquela filial, o Sistema soma o saldo do cliente em todas as filiais, em todas as empresas. Portanto, o saldo do cliente corresponde à soma do saldo em todas as filiais cadastradas (independente da empresa).

Também é possível configurar o Sistema para que seja considerado o saldo de todas as filiais de uma empresa. Esta configuração é feita através do campo “Analisa Crédito do Cliente por Empresa” que se encontra na tela de “Cadastro de Empresas” (F070EMP - Cadastros > Empresas > Cadastro). O identificador citado anteriormente prevalece sobre o parâmetro “Analisa Crédito do Cliente por Empresa”.

Para ativar a consistência de limite de crédito no Varejo, é preciso também entrar na tela de “Parâmetros da Filial para Integrações” e modificar o parâmetro “Consiste Limite de Crédito” para “S”. Além disso, é necessário que o usuário especifique quais formas de pagamento devem consultar o limite de crédito. Por exemplo, quando o usuário efetuar um pagamento com dinheiro, o Sistema de Varejo não deve consultar o ERP para validar se a venda pode ser efetuada, porém se for utilizada uma forma de pagamento à prazo, o sistema deverá fazer a validação. Esta configuração é feita na tela “Parâmetros das Formas de Pagamento para Sapiens Varejo”, através do campo “Consiste Limite”. Para que o Varejo faça a consistência, este campo deve ser configurado com “S”.

O ERP somente irá consistir o limite para as formas de pagamento cujo tipo seja diferente de: dinheiro (tipo 1), cheque (2), ticket (4), vale (11) e cartão presente (12). Portanto, formas de pagamento com estes tipos não devem ter o campo “Consiste Limite” igual à “S”. Para cartão de crédito, como os títulos são lançados diretamente para a operadora de cartão, estes não computam como crédito utilizado do cliente e por isso as formas de pagamento de cartão também não deveriam também ser configuradas com “Consiste Limite” igual à “S”.

7.3.3.2 Requisitos do Varejo

O Sistema de Varejo requer que os parâmetros “Consulta de Produtos” e “Condições” devem ser configurados como descrito no tópico 3.3.1.

7.3.3.3 Descrição do processo

No Caixa, quando o usuário finaliza a venda, o Sistema confere se uma das formas de pagamento informadas pelo usuário está configurada para efetuar controle de limite de crédito. Em caso positivo, o Sistema de Varejo solicita ao ERP se é aceitável prosseguir com a venda. OERP recebe a requisição e confere se o saldo do limite de crédito é maior ou superior aos valores das finalizadoras configuradas para consistir limite de crédito. Em caso positivo, o Sistema de Varejo prossegue com a venda. Em caso negativo, é apresentada a mensagem “Cliente não possui limite de crédito para esta finalizadora”. De acordo com a configuração do operador, o Sistema poderá exibir mensagem solicitando autorização para prosseguir com a venda. Caso o usuário não tenha direito e nenhum supervisor autorize, para concluir a venda, o usuário deverá selecionar outra finalizadora, como dinheiro ou cartão, por exemplo.

Na ocasião em que o cliente não tiver limite disponível, mas o operador estiver configurado para aprovar a venda nesta condição, o Sistema apresenta a mensagem citada anteriormente, mas permite que o usuário prossiga com a finalização.

No Retaguarda, o direito “Caixa: Liberar venda com limite estourado.” é utilizado para definir se o operador do Caixa pode aprovar ou não a finalização de venda sem limite de crédito. Verificar tópico sobre como configurar as permissões do usuário no Varejo.

Durante a venda, o usuário pode utilizar a tecla de atalho configurada no plugin “Condições” do Retaguarda (tópico 3.3.1) para consultar o saldo do limite de crédito disponível para um cliente.

7.3.4 Finalização com convênio

Durante a finalização da venda, ao informar uma forma de pagamento que indica Convênio o sistema de Varejo abrirá uma tela solicitando os dados do convênio.

  1. No campo Convênio, informe o código do convênio;
  2. No campo Cliente, informe o código do cliente ou o número do cartão do conveniado/dependente.
  3. Em seguida, se o cartão do conveniado/dependente possuir senha, será solicitada a digitação da senha. Será possível prosseguir com a finalização apenas se a senha informada for a correta. Caso o cliente digite a senha incorretamente, o sistema dará oportunidade para redigitá-la conforme configuração do campo Número de erros, na tela de Configuração das Estações (Caixa).
  4. Após a definição do conveniado/dependente e do convênio, o sistema carregará automaticamente o saldo disponível, conforme descrito no Cadastro de convênios.
  5. Confirme o valor a ser subsidiado pelo convênio, no campo Subsidio Calculado na Venda.

7.4 Emissão de nota fiscal de cupom

Após a finalização de um cupom, o operador do caixa pode solicitar a emissão de nota fiscal deste cupom, para isto, deve ser utilizada a tecla de atalho, previamente configurada para acionar o aplicativo SupervisorIntegradorWS. Os dados do cupom são automaticamente carregados e o usuário precisa marcar a opção Gera Nota Fiscal e clicar no botão confirmar.

Observação
O aplicativo SupervisorIntegradorWS deve estar instalado na Estação do Caixa.

8 Operações do Caixa

As “Operações do Caixa” correspondem à retirada e reposição de dinheiro no Caixa. As operações de reposição ocorrem na “abertura” e “reforço”, enquanto que as operações de retirada ocorrem no “fechamento” e “sangria”.

Os sistemas permitem que estas operações movimentem duas contas da tesouraria do Gestão Empresarial | ERP: a conta do Caixa e a conta cofre da Loja. Para ativar este funcionamento, deve-se configurar o parâmetro “Transferir entre contas” com “S” da tela de “Parâmetros da Filial para Integrações” (tópico 2.6.3).

A conta do Caixa a ser movimentada pode ser: uma conta individual (do próprio Caixa) ou uma conta geral (compartilhada entre vários Caixas, senão todos), conforme descrito no tópico 2.5.

A conta cofre da Loja é configurada através do campo “Conta do PDV/Caixa” da tela “Parâmetros da Filial para Integrações”.

Ao efetuar uma operação de Sangria ou Fechamento, para retirar dinheiro de um Caixa, no ERP ocorrerá:

Caso o parâmetro “Transferir entre contas” seja configurado com “N”, nenhuma conta será movimentada nestas operações.

Ao alterar o parâmetro “Transferir entre contas” ou modificar a “Conta do PDV/Caixa” ou “Conta dos Caixas”, deve-se integrar os “parâmetros da filial” com o Varejo, para que as alterações tenham efeito.

9 Funções de Retaguarda

A lei 123/2009 obriga supermercados e hipermercados a divulgarem os preços dos produtos por unidade de medida na placa ou etiqueta onde está registrado o valor.

O Gestão Empresarial | ERP permite o cadastramento dos dados necessários para o Sistema de Varejo imprimir a etiqueta do produto com o preço por unidade de medida. O ERP, o preço por unidade de medida é apenas informativo e tem como objetivo ser exportado para um sistema parceiro.

No ERP devem-se informar os seguintes dados na tela de Cadastro de Produto (F075PRO):

a) A unidade de medida para impressão da etiqueta na gôndola. Este dado é informado no campo Unidade Medida (Cálculo de Preço), da guia D.Gerais,;

b) A quantidade base para preço por unidade de medida. Este dado é informado no campo Quantidade Base para Cálculo de Preço, da guia Derivações.

Dessa forma, o sistema atende tanto cadastros com uma única derivação, de acordo com o seu volume (por exemplo, Produto 1: Refrigerante 2L, Produto 2: Refrigerante 3L), como também cadastros de um único produto, mas com derivações por volume (Produto 1 Refrigerante - Derivação 1: 2L, Derivação 2: 3L).

Independente da unidade de medida de estoque do produto, o preço unitário constante na tabela de preço é dividido pela quantidade base para preço por unidade de medida (campo Quantidade Base para Cálculo de Preço) e irá resultar o preço pela unidade de medida base para cálculo.

9.1 Impressão de etiquetas

Depois de parametrizadas as informações no Gestão Empresarial | ERP, é necessário realizar a impressão das etiquetas com a informação do preço do produto por unidade de medida.

A impressão é realizada através do aplicativo Retaguarda do Sistema de Varejo Megasul, no caminho “Utilitários/Ajuda > Gerenciadores > Relatórios”, através do relatório ET0002 - ETIQUETAS DE GONDOLA POR CODIGO.

Para executar o relatório é necessário selecionar o relatório desejado:

Em seguida clicar no botão , habilitado ao selecionar a coluna Executar.

Será apresentada tela com os parâmetros para o usuário selecionar os produtos que deseja imprimir etiqueta.

10 Venda via pedido

Na solução de integração do Gestão Empresarial | ERP com Varejo Megasul, é possível lançar pedidos no ERP ou no Varejo. Para lançamento de pedidos diretamente no Varejo, é necessário possuir licença de uso do aplicativo “Força de Vendas”.

10.1 Configurações para emissão de pedido

A utilização de pedidos requer efetuar as seguintes configurações no Gestão Empresarial | ERP na tela “Parâmetros da Filial para Integrações” (tópico 2.6.1):

10.2 Pedido no ERP

Para utilização da pré-venda no ERP, também é preciso que a integração de pedidos esteja ativada, isto é, o ERP deve gerar pendência de exportação na gravação de pedidos (tópico 2.2.2.2) e o Varejo deve estar configurado para importar os pedidos (tópico 3.4.3.2.1).

Além disso, deve-se efetuar a seguinte configuração no Retaguarda do Sistema de Varejo:

O pedido a ser faturado pelo Varejo precisa obrigatoriamente ser lançado numa das telas de pedido acessíveis pelo menu Mercado > Gestão de Vendas > Pedidos > Varejo. Os pedidos lançados em outras telas não são exportados para o Varejo. Os dados do pedido que são exportados para o Varejo são: cliente, condição de pagamento, forma de pagamento, itens (produto/serviços) e parcelas especiais.

Para o pedido ser importado no Varejo, é possível utilizar duas abordagens diferentes (ou uma combinação):

A “Importação imediata” tem como limitação o fato de exigir algum tempo para processá-lo. Assim, quando o usuário digitar a identificação do pedido no Caixa, o usuário precisará esperar alguns segundos até o pedido ser carregado (o tempo depende da infraestrutura e do tamanho – quantidade de itens - do pedido).

Já com a “Integração agendada de pedidos” ativada, quando o pedido já foi importado para o banco de dados do Varejo, quando o usuário digitar o número do pedido no Caixa, o mesmo será carregado na tela imediatamente. Contudo, há casos em que o pedido ainda não foi importado pelo Varejo. Por exemplo: o usuário digitou o pedido no ERP e o cliente dirigiu-se diretamente ao Caixa, antes do IntegradorWS ter solicitado a importação de pedidos. Nesta circunstância, como o Caixa identifica que o pedido não consta no seu banco de dados, o Varejo irá efetuar uma solicitação daquele pedido específico, isto é, o Sistema irá utilizar a “importação imediata”.

Com isso, a recomendação é que a Integração de Pedidos seja ativada no Varejo. Se no IntegradorWS a integração de pedidos for configurada com “Ignorar”, o IntegradorWS não irá importar os pedidos de forma agendada, porém irá os pedidos ainda assim serão integrados, porém de forma imediata.

Enquanto o pedido não é importado pelo Sistema de Varejo, o ERP permite editar o pedido. A partir do momento que o pedido é importado no Sistema de Varejo, o ERP bloqueia o pedido contra qualquer tipo de alteração, para evitar inconsistências entre os sistemas.

Um pedido somente estará apto a ser exportado depois que o pedido for fechado no ERP.

Depois que o pedido é faturado no Varejo, o ERP irá liquidar o pedido. Pedidos que são abandonados no Varejo (aquele em que o usuário inicia o faturamento, mas abandona, sem chegar a informar as formas de pagamento), o ERP poderá cancelar o pedido ou manter o pedido em aberto. Para manter o pedido em aberto, o parâmetro “Manter pedido aberto” da tela “Parâmetros da Filial para Integrações” deve estar ativado (tópico 2.6.1).

Para carregar o pedido na tela de Venda do Varejo, o usuário pode informar: o número do pedido no ERP, o número de controle interno (cesta/senha) ou o NSU.

Por padrão, o Varejo sempre busca pedidos pelo número do pedido no ERP. Caso o usuário digitar um número constituído de 10 algarismos, o Varejo interpreta que foi informado o NSU do pedido e com isso, faz a busca por este número.

Para ativar a busca por “controle interno”, deve-se efetuar a seguinte configuração no Retaguarda: na tela de parametrizações, alterar o parâmetro “Pedido pelo código de barras” para “Sim” (ver tópico 3.2.3).

Quando há integração com o Gestão de Lojas, o pedido for do tipo ECF e a filial do pedido está credenciada na versão 02.03 do PAF-ECF, são realizadas as seguintes validação no pedido:

10.3 Arquivo eletrônico de registros do PAF-ECF

O arquivo eletrônico de registros do PAF-ECF contém informações previstas de acordo com o leiaute estabelecido no Anexo IV, da versão 02.03 do Ato Cotepe/ICMS 23/2015. Ele é composto por registros gerados a partir de dados do sistema Megasul.

Com exceção dos registros U1 -  Identificação do Estabelecimento Usuário do PAF-ECF, D2 - Relação dos DAV Emitidos, D3 - Detalhe do DAV, D4 - Log de Alteração de Itens do DAV e E2 - Relação de Estoque, em que as informações utilizadas são oriundas do ERP.

A geração do registro E2 - Relação de Estoque é efetuada com base na tabela Estoques - Arquivos de estoque do varejo (E210EAV) do ERP (Gestão Empresarial | ERP). Para agilizar a execução do processamento do web service responsável por gerar estes registros (com.senior.g5.co.int.varejo.relatorio.estoque), agende um processo automático, que deverá ser do tipo rotina, possuindo o código de rotina 10 - Integração Sapiens X SapiensVarejo. Um processo deverá ser agendado para cada filial que necessite gerar os registros.

10.4 Pedido no Varejo

Importante

A partir da versão 2.4.10 do Sistema de Varejo, é possível efetuar o lançamento de pedidos a partir do Sistema de Varejo, sem que o usuário precise conectar no Gestão Empresarial | ERP para digitação de pedidos. A tela de lançamento de pedidos é uma tela simplificada, construída para agilizar o lançamento de pedidos. Por isso a tela não permite que o usuário informe o código de cliente, condição de pagamento ou parcelas especiais. Além disso, a tela é orientada para digitação de pedidos por número de cesta e não deve ser utilizada para lançamento de serviços. Isto é, para faturar o pedido no Caixa, o usuário deverá informar o número da cesta, ao invés do número do pedido.

Para utilizar a tela de pedidos do Varejo, é preciso efetuar as seguintes configurações no Retaguarda do Sistema de Varejo:

• O parâmetro “DAVs gerados por sistema de terceiros?” deve estar “S” quando for utilizado DAV/DAV-OS do ERP e “N” quando for utilizado pré-venda;

• O parâmetro “PV geradas por sistema de terceiro” deve estar “S” quando for utilizado Pré-venda do ERP e “N” quando for utilizado DAV/DAV-OS.

O lançamento de pedidos é efetuado a partir do aplicativo “ForcaVenda” (Figura 23).

Ao acessar o aplicativo, o usuário deverá informar um número de cesta/senha para abertura do pedido. Em seguida deverá informar o código do vendedor dos produtos que forem informados. O campo “Produto” permite que o usuário forneça a quantidade do item, da mesma forma como ocorre durante o lançamento da venda, isto é, utilizando-se o caractere “*” imediatamente após a quantidade digitada.

A tela de pedido permite que o usuário altere o vendedor do próximo item que será lançado. Portanto, o Sistema permite associar um vendedor para cada item. Para efeito de cobrança de comissionamento, o ERP somente irá aplicar comissão para o primeiro vendedor que identificar no pedido.

A tecla F8 pode ser utilizada para conceder desconto sobre o total do pedido. Utilizando a tecla F10, o Sistema exibe uma tela de consulta de comissões. Esta tela apresenta as comissões que foram calculadas de pedidos que foram faturados. A tecla considera a possibilidade de um pedido ter mais de um vendedor. Esta consulta é feita sobre o banco de dados do Varejo e portanto, não exige conexão com o ERP. Para finalizar o pedido, o usuário precisa utilizar a tecla F12. Para recarregar pedidos ainda não faturados, basta informar o número da cesta na tela de pedido.

10.4.1 Consulta de preço de produtos

Durante a digitação do pedido, o usuário pode utilizar a tela F6 para consultar produtos. Ao pressionar esta tecla, o Sistema abrirá uma tela de consulta (Figura 24). Através do campo “Expressão (F4)” pode ser digitado parcialmente o nome do produto e o Sistema exibirá os produtos cujo nome inicia com o texto digitado.

Esta tela de consulta de produtos não permite que o usuário selecione o produto para vender, exceto se o produto não tiver código de barras. Neste caso, para adicionar o produto ao pedido, basta selecionar o produto com o cursor ou mouse e pressionar a tecla F10.

No rodapé desta tela há o painel “Totalização”, que pode ser utilizado para apresentar um orçamento ao cliente. Se o cliente solicitar ao vendedor qual o custo para levar dois produtos determinados, o usuário pode localizar o primeiro produto e selecioná-lo. Em seguida, o usuário pode pressionar a tecla Enter para adicioná-lo à totalização. Para adicionar o segundo produto, basta repetir o processo com este outro produto. A tecla F11 limpa os dados do painel “Totalização”.

A qualquer momento, para mover o cursor para o campo “Expressão”, basta pressionar a tecla F4. Ainda nesta tela podem ser utilizadas as teclas: F5 para consultar o preço de um produto a partir da leitura pelo código de barras e utilizar a tecla F6 para consultar os produtos equivalentes. No ramo de Farmácias, os produtos referências têm como equivalentes produtos similares ou genéricos que possuem o mesmo princípio ativo.

Somente os produtos destacados na cor amarela possuem produtos equivalentes. A tela de consulta de “produtos equivalentes” apresenta os produtos equivalentes ordenados por comissão, porém o produto titular é apresentado na primeira linha.

10.4.2 Consulta de Cestas

A tecla F5 é utilizada para abrir a tela “Consulta Cestas Pendentes”. Esta tela mostra o tempo em que as cestas estão em aberto e permite que o usuário cancele qualquer cesta. Este processo é útil para que sejam canceladas as cestas que foram abandonadas pelo cliente.

10.4.3 Consulta de estoque em outras filiais

Na tela de pedidos, o usuário pode consultar o estoque de produtos em outras filiais. Para isto, basta utilizar a tecla F7. Esta tecla pode ser acionada em dois momentos:

Para que o Varejo possa efetuar esta consulta, é necessário configurar previamente o plugin “Consulta de Produtos”, conforme descrito no tópico 3.3.1.

11 Cartão Presente

A solução Gestão Empresarial | ERP x Sistema de Varejo Megasul permite a emissão de cartões presente e consequente finalização de cupons com cartão presente.

As operações com cartão presente envolvem:

Para ativar esta funcionalidade, o Sistema Gestão Empresarial | ERP precisa ser previamente configurado ao preencher os campos da guia “Cartão Presente” da tela “Parâmetros da Filial para Integrações” (Guia “Cartão Presente”).

11.1 Criação de cartão presente

Na aquisição de cartão presente, o número do cartão presente pode ser definido de forma:

Se o cartão for pré-impresso, deve-se utilizar numeração manual, para que o usuário informe o número que constar no cartão físico. Se não há cartões pré-impressos, deve-se escolher a numeração automática, pois o Sistema irá imprimir através da impressora fiscal (ou não fiscal, para o caso de se trabalhar com NFC-e) o comprovante do cartão presente, contendo a numeração gerada automaticamente.

O cadastro de cartões presente pode ser feito no ERP através da tela “Cartões Presente” (F067CPR - Cadastros > Integrações > Varejo > Cartões Presente). O cadastro consiste apenas na inclusão de um número de cartão presente. Enquanto não for adicionado crédito no cartão presente, o mesmo não poderá ser utilizado em nenhuma venda para finalização.

Um número de cartão presente também pode ser criado através do Varejo, durante a operação de inclusão de crédito.

Na tela “Cartões Presente”, o usuário pode utilizar o botão “Histórico” para verificar as diversas operações que ocorreram com o cartão presente.

11.2 Inclusão de crédito em cartão presente

A inclusão de crédito de cartão presente é uma operação que deve ser realizada a partir do Sistema de Varejo. Não é possível incluir crédito no ERP.

11.2.1 Configurações

O Varejo exige as seguintes configurações no aplicativo “Param”:

  1. Entre na guia “Plugins” e localize o plugin “Condições”.
  2. Em seguida, clique no botão “Configurar dispositivo” e certifique-se de que no painel “Servidor de Informação” a opção “Nenhuma” esteja marcada.
  3. As configurações dos plugins “Proc. de Finali.” e “Consulta de Produtos”, descritas no tópico 3.3.1, devem ter sido realizadas.

Depois de ter ativado a utilização de cartão presente no ERP, é necessário efetuar uma importação dos parâmetros da filial no Varejo. Neste momento, o Varejo irá criar automaticamente um tipo de despesa denominado “CHEQUE PRESENTE”, que poderá ser utilizado no Caixa para acionar a operação de aquisição e inclusão de crédito de cartão presente.

Certifique-se também de que o campo “Consulta de Cartão Presente” do IntegradorWS esteja preenchido com o endereço do web service de operações com cartões presente.

11.2.2 Inclusão de crédito

No Caixa, entre na guia “Recebimentos” e selecione o tipo de despesa “CHEQUE PRESENTE” para iniciar a inclusão de crédito de cartão presente.

Nesta guia, o campo “Documento” contém o número do cartão presente. Se a empresa estiver configurada para utilização de numeração automática, os números são gerados durante a operação de inclusão de crédito. Neste caso, o campo “Documento” será carregado com uma numeração de cartão gerada pelo Gestão Empresarial | ERPe o campo ficará protegido (Figura 25).

Se a empresa estiver configurada para utilização de numeração manual, logo após selecionar o tipo “CHEQUE PRESENTE”, o cursor será posicionado no campo “Documento”, para que o usuário informe um número de cartão existente. Depois de informado o número do cartão, o Sistema de Varejo irá conferir no Gestão Empresarial | ERP se o cartão já tem saldo ou não. Em caso positivo, o Sistema de Varejo irá solicitar confirmação ao usuário para prosseguir com a inclusão de crédito, caso contrário, o usuário deverá informar um novo número de cartão. Se o número digitado corresponder a um número de cartão novo, o Sistema permitirá prosseguir com a operação, gerando um cartão com aquela numeração.

Ao clicar em Confirmar, o sistema prossegue com o processo de aquisição de cartão presente, solicitando ao usuário as formas de pagamento do cartão presente. As formas de pagamento aceitas devem ser configuradas previamente, através da tela de “Parâmetros das Formas de Pagamento para Sapiens Varejo”. Os títulos lançados a partir do pagamento de cartão presente são lançados para o cliente “Consumidor Final”.

Sempre que um cartão presente é adquirido, o ERP gera um título de adiantamento, no valor do cartão presente. Este título é utilizado nas operações de pagamento com cartão presente.

Ao gerar o cartão presente, o ERP pode associar uma data de validade para utilização do cartão. Se o campo “Dias Val. Cartão Presente” (tópico 2.6.5) estiver preenchido, o Sistema irá calcular a data de validade do cartão. Se o cartão não for utilizado até a data calculada, o saldo será automaticamente invalidado. Como o sistema permite adicionar créditos em cartões já existentes (desde que a numeração for manual), o sistema sempre recalcula a data de validade ao acrescentar novos créditos.

11.2.3 Vendas com cartão presente

Uma vez que um cartão presente foi emitido, o cartão está apto a ser utilizado no pagamento de alguma compra. Para efetuar o pagamento com o cartão presente, deve-se configurar uma forma de pagamento com o tipo “12” (Cartão Presente). Na finalização, o usuário deve informar a forma de pagamento do tipo de cartão e informar o respectivo número e valor.

O Sistema admite utilizar parcialmente um cartão presente, mantendo crédito para ser utilizado numa operação futura. Também é possível finalizar uma venda com várias finalizadoras, entre elas, cartão presente. Portanto, o valor da compra pode ser superior ao valor do cartão presente, porém o cliente deverá pagar o excedente com outras formas de pagamento.

O saldo do cartão presente é atualizado no ERP imediatamente. Por isso a venda com cartão presente requer que a conexão do Varejo com o Gestão Empresarial | ERP esteja disponível, caso contrário não é possível atualizar o saldo do cartão presente.

Ao importar a venda, o ERP gera um título de recebimento, baixando-o contra o título de adiantamento que foi gerado durante a inclusão de crédito. A baixa não gera movimentação na tesouraria.

12 Recarga de Celular

O Sistema de Varejo Megasul suporta a venda de recarga de celular e os lançamentos desta operação podem ser integrados com o Gestão Empresarial | ERP. As operadoras de telefonia comissionam os estabelecimentos que vendem recarga de celular e o ERP controla a cobrança da comissão.

De forma resumida, a recarga de celular envolve as seguintes etapas:

12.1 Requisitos do ERP para integração de recarga de celular

Para utilização de recarga de celular, é preciso:

12.1.1 Cadastro de parâmetros gerais da recarga de celular

A integração dos lançamentos de recarga de celular requer que o usuário cadastre os seguintes parâmetros da tela “Parâmetros da Filial para Integrações” (F070VAR - Cadastros / Integrações / Parâmetros da Filial para Integrações) na guia “Serviços TEF”:

Depois de realizadas estas configurações no ERP deve-se importar os parâmetros da filial a partir do IntegradorWS. O Varejo irá gravar automaticamente um tipo de recebimento denominado “Recarga de Celular”, que deverá ser utilizada pelo usuário para iniciar o processo de venda de recarga. O Sistema de Varejo somente importa o parâmetro “Vende Recarga”. Os outros parâmetros são utilizados pelo ERP durante a importação dos lançamentos de recarga e por isso a alteração de qualquer um destes parâmetros tem efeito imediato.

12.1.2 Cadastro de operadoras de telefonia

O cadastro de operadoras de telefonia deve ser feito caso a empresa decida por integrar os lançamentos de recarga de celular. O cadastro de operadoras de telefonia não é integrado com o Varejo. Por isso seria possível efetuar lançamentos de recarga no Varejo mesmo que este cadastro não tenha sido feito. Contudo, quando a recarga de celular é efetiva no Varejo, o Varejo envia informações ao ERP para que sejam lançados os títulos referentes ao recebimento da recarga. Para que o Gestão Empresarial | ERP importe os lançamentos de recarga, é necessário que o cadastro de operadoras de telefonia tenha sido realizado.

Para cadastrar as operadoras de telefonia, entrar na tela “Operadoras de Telefonias” (F066OTE - Cadastros / Finanças / Operadoras de telefonia). Esta tela é organizada em duas guias: guia “Cadastro” e guia “Filiais de Operadoras”.

A guia “Cadastro” contém o código da operadora de telefonia, bem com seu nome e descrição. Além disso, é possível ativar ou desativar a operadora de telefonia, através do campo “Situação Operadora”. A desativação da operadora não irá impedir o usuário se efetuar uma recarga com tal operadora.

A guia “Filiais de Operadoras” permite configurar as filiais de uma operadora de telefonia. Atualmente o Sistema de Varejo atua com uma única filial, portanto, deve-se cadastrar um único registro para cada operadora de telefonia.

Os campos necessários para serem preenchidos nesta guia são:

12.2 Requisitos do Varejo para integração de recarga de celular

Este tópico descreve os requisitos necessários para ativar a integração com recarga de celular.

Para utilização de recarga de celular, o software SiTef deve ter sido configurado previamente para habilitar esta funcionalidade.

No aplicativo Param, certificar-se que os plugins “Consulta de Produtos” e “Proc. de Finali” estejam configurados, conforme descrito no tópico 3.3.1.

Também é necessário configurar o aplicativo IntegradorWS para que sejam enviados os lançamentos de recarga do Varejo para o ERP . No aplicativo IntegradorWS, ativar a integração da exportação denominada “Recarga de Celular/Correspondente Bancário” (mais informações no tópico 3.4.3.2.2).

O Sistema de Varejo requer uma licença SPDV específica para autorização do uso da recarga do celular e suporta a utilização de pin-pad, que permite que o usuário digite o seu número de celular.

12.3 Lançamento de recarga no Varejo

Para efetuar a operação de Recarga, o usuário deve entrar no Sistema de Caixa do Varejo e em seguida, clicar na guia “Recebimentos”.

No campo “Tipo”, o usuário deverá selecionar a opção “Recarga de Celular”. O Sistema de Varejo irá desviar o fluxo de execução para o Sistema SiTef e o usuário deverá informar a operadora e o valor da recarga, enquanto que o usuário poderá informar o número do celular a partir do pin-pad.

Ao retornar para o Sistema de Varejo, o Sistema prosseguirá com a finalização, solicitando ao usuário a forma de recebimento (dinheiro, cartão, etc).

O Sistema somente permitirá que o usuário selecione formas de pagamento que não tenham sido bloqueadas para “Recarga de Celular”.

12.4 Integração de recarga de celular

Após a recarga ter sido processada, o Varejo está apto a enviar o lançamento para o Gestão Empresarial | ERP. Observe que a recarga de celular não emite documento fiscal (não gera cupom). A importação do lançamento de recarga corresponde à gravação de títulos relacionados a cada forma de pagamento informada no pagamento da recarga pelo cliente. Exemplo: se o cliente efetuar o pagamento da recarga com dinheiro e com cheque, o ERP irá gerar dois títulos, um para cada forma de pagamento.

Os títulos são gravados no contas a receber e as configurações do título são originárias dos parâmetros informados na guia “Serviços TEF” da tela de “Parâmetros da Filial para Integrações” . Os títulos são gravados com o mesmo valor recebido do cliente. Neste momento, nenhum lançamento referente à cobrança de comissão é gravado.

12.5 Apuração e comissão

Após vender créditos de celular, a empresa deve repassar os valores recebidos do cliente à operadora de telefonia e cobrar sua comissão.

Este processo é iniciado na tela “Apuração e Comissão de Serviços TEF” (F501ACS_FPCP - Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Contas a Pagar > Apuração e Comissão de Serviços TEF). A partir desta tela, o sistema localiza todos os lançamentos de recarga de celular que foram integrados e ainda não foram repassados à operadora de telefonia, sendo, portanto a oportunidade para cobrar a comissão da operadora.

Ao entrar na tela, selecionar a operação “Recarga Celular”. No painel “Filtros” podem ser informados: código da operadora de telefonia e código da filial da operadora de telefonia. O campo “Filial” é utilizado para filtrar os lançamentos de determinadas filiais. Também pode ser informado o período dos lançamentos.

O Gestão Empresarial | ERPsuporta o repasse e cobrança de comissão de uma das seguintes formas:

O painel “Título a pagar” é utilizado para definir os dados do título do “contas a pagar” que será gerado. Utilizar os botões do painel “Comissionamento” para selecionar se será gerada nota de serviço para cobrança de comissionamento ou se será gerado título no “contas a receber”. Conforme opção selecionada, o sistema exibirá no painel à direita parâmetros adicionais de configuração.

A caixa de seleção “Aproveitamento Aut.”é utilizado para configurar se o sistema deve deduzir o valor da comissão do valor do título do contas a pagar. Neste caso não será gerado título no contas a receber.

13 Correspondente Bancário

O Sistema de Varejo permite que uma filial opere como correspondente bancário, recebendo títulos de terceiros, tais como água, luz, telefone, ou qualquer outro título que o banco autorize o recebimento.

Resumidamente, a operação com correspondente bancário envolve as seguintes etapas:

13.1 Requisitos do ERPpara integração do correspondente bancário

Para a utilização de correspondente bancário, o usuário deverá:

13.1.1 Cadastro de parâmetros gerais do correspondente bancário

Para utilização do correspondente bancário, o sistema requer que o usuário cadastre os seguintes parâmetros da tela “Parâmetros da Filial para Integrações” (F070VAR - Cadastros > Integrações > Parâmetros da Filial para Integrações) na guia “Serviços TEF”:

Depois de realizadas estas configurações no ERP, o usuário deve importar os parâmetros da filial a partir do IntegradorWS. Para o Sistema de Varejo, apenas o campo “Banco Corresp.Bancário” é importado. Com isso, qualquer alteração nos outros campos tem efeito imediato na integração.

13.1.2 Cadastro de produtos do correspondente bancário

O cadastro de produtos do correspondente bancário deve ser efetuado para que seja possível controlar a comissão a receber do banco pelo trabalho de correspondente bancário. Siga as instruções abaixo para efetuar o cadastro:

  1. No ERP, entre na tela de cadastro de bancos (F030BAN - Cadastros > Finanças > Bancos > Cadastro) e localize o banco em que a filial opera como correspondente bancário.
  2. Em seguida, clique na guia “Produtos de Corresp.Bancário”.
  3. O banco faz o pagamento de comissão de acordo com o tipo de documento recebido. Para cada tipo de documento, efetue o cadastramento como produto. Por exemplo: para recebimento de arrecadações (água, luz, telefone), o banco pode pagar um determinado valor de comissão para cada documento recebido. Para recebimento de outros títulos, o banco pode comissionar de outra forma.

O cadastro de produtos de correspondente bancário contém:

O cadastro de produtos de correspondente bancário não é exportado para o varejo, pois a ligação do lançamento com o produto ocorre a partir do campo “Identificador no TEF”, que deve ser idêntico ao cadastrado no SiTef.

13.2 Requisitos do Varejo para integração de correspondente bancário

Para utilização de correspondente bancário, o software SiTef deve ter sido configurado previamente para habilitar esta funcionalidade.

No aplicativo Param, certifique-se de que os plugins “Consulta de Produtos” e “Proc. de Finali” estejam configurados, conforme descrito no tópico 3.3.1.

Configure também o aplicativo IntegradorWS para que sejam enviados os recebimentos via correspondente bancário.

No IntegradorWS, ative a integração da exportação denominada “Recarga de Celular/Correspondente Bancário”.

O Sistema de Varejo requer uma licença SPDV específica para autorização do uso do correspondente bancário.

13.3 Lançamento do recebimento via correspondente bancário

Para efetuar o pagamento de um título de arrecadação ou outros títulos, deve-se acessar o aplicativo Caixa e entrar na guia “Recebimentos”. O Sistema de Varejo permitirá que o usuário escolha uma destas opções:

1. Selecione a opção correspondente ao tipo de documento que se quer pagar;

2. No campo “Documento”, submeta o código de barras no leitor de código de barras ou informe a linha digitável do documento. O Sistema irá carregar os dados do documento (data de vencimento e valor).

3. Para confirmar o pagamento do documento clique no botão “Confirmar”. O Sistema de Varejo irá continuar solicitando as formas de pagamento ao usuário.

O Sistema somente permitirá que o usuário selecione formas de pagamento que não tenham sido bloqueadas para “Recarga de Celular”. Observe que é utilizado o mesmo campo de configuração da recarga de celular.

13.4 Integração de correspondente bancário

Após a efetivação do pagamento do documento via correspondente bancário, o Varejo está apto a enviar o lançamento para o Gestão Empresarial | ERP. Assim como ocorre com a recarga de celular, o pagamento de documentos via correspondente bancário não emite documento fiscal.

A importação do lançamento de pagamento via correspondente bancário corresponde à gravação de títulos relacionados a cada forma de pagamento informada no pagamento do documento.

Os títulos são gravados no contas a receber e as configurações do título são originárias dos parâmetros informados na guia “Serviços TEF” da tela “Parâmetros da Filial para Integrações”.

14 Pagamento de títulos

A partir do Sistema de Varejo é possível efetuar o pagamento de títulos de cliente, gerados a partir de vendas a prazo. Isto é, os títulos do “contas a receber” armazenados no Sistema Gestão Empresarial | ERP, podem ser pagos a partir do Sistema de Varejo.

Em síntese, o operador do Caixa seleciona os títulos do cliente a serem pagos e solicita a(s) forma(s) de pagamento. Após a confirmação da operação, o Sistema de Varejo envia ao ERP uma solicitação para registrar a baixa destes títulos.

O Sistema suporta o pagamento de títulos de outras filiais.

14.1 Requisitos doERP

No Gestão Empresarial | ERP é necessário configurar quais formas de pagamento poderão ser utilizadas para recebimento do pagamento de títulos de cliente. Para permitir que uma determinada forma de pagamento possa ser utilizada para pagamento de títulos, o campo “Bloq.rec.títulos” da tela de “Parâmetros das Formas de Pagamento para Sapiens Varejo” deve ser configurado com “N”.

14.2 Requisitos do Varejo

Para habilitar o pagamento de títulos do ERP a partir no Varejo, deve-se alterar o parâmetro “Habilitar Guia Múltiplos Títulos Sapiens no Caixa” e/ou “Habilitar Guia Títulos Sapiens no Caixa” para que seu valor seja “Sim” (ver tópico 3.2.3.

Também deve ser feita a configuração do uso do serviço de exportação de “Substituição de títulos”, no aplicativo IntegradorWS (ver tópico 3.4.3.2.2).

14.3 Descrição do processo

O pagamento de títulos do contas a receber pode ser feito no Varejo a partir de duas guias distintas: a guia “Títulos Sapiens” e a guia “Múltiplos Títulos Sapiens”.

Na primeira guia, é exigido que o usuário forneça o número do título do Gestão Empresarial | ERP para iniciar o processo de pagamento. A segunda guia, permite que o usuário pesquise todos os títulos do contas a receber que estejam pendentes para o cliente, além de aceitar que o cliente pague vários títulos em uma única operação.

Para utilizar a guia “Títulos Sapiens”, digite no campo “Documento” o número do título a ser pago. Em seguida, o Sistema de Varejo irá requisitar uma consulta ao ERP para obter o valor pendente do título.

Para utilizar a guia “Múltiplos Títulos Sapiens”, que aceita o pagamento de vários títulos, siga as instruções abaixo:

  1. Informe o código do cliente. Ao pressionar Enter, o Sistema de Varejo solicita ao ERP para que sejam fornecidos todos os títulos do cliente (no contas a receber) que estejam pendentes. O ERP retorna ao Varejo todos os títulos do cliente não liquidados, exceto aqueles cuja forma de pagamento seja cheque ou cartão (incluindo cartão de crédito, de débito, cartão manual e cartão automático).
  2. A marcação dos títulos pode ser feita através do mouse ou do teclado, utilizando-se as teclas M ou D, para marcar e desmarcar, respectivamente. Conforme marcar e desmarcar os títulos, o Sistema Varejo computa o valor ainda em aberto, portanto, a ser pago, no campo “Total a Baixar”.
  3. Para dar continuidade no pagamento, pressione o botão “Continuar” e informe as formas de pagamento dos títulos selecionados.

Ao selecionar vários títulos para pagar, o sistema baixa todos os títulos substituindo-os por novos títulos equivalentes às formas de pagamento informadas no Varejo. Da mesma forma, quando for selecionado somente um título e o cliente pagar com várias formas de pagamento, o Sistema substitui o título por novos, equivalentes às formas de pagamento informadas no Varejo. Os títulos novos, com forma de pagamento “dinheiro”, são baixados automaticamente.

Para efetuar o pagamento de títulos do “contas a receber” do cliente, também é possível utilizar títulos de crédito que o usuário tem para abater do valor a pagar. O funcionamento é similar ao que ocorre ao aproveitar títulos numa venda.

15 Troca de Mercadorias

A solução Gestão Empresarial | ERP e Sistema de Varejo Megasul permitem que o usuário efetue, a partir do Sistema de Varejo, o processo de troca de mercadorias, integrando-o mais tarde com o Gestão Empresarial | ERP.

No processo de troca, o cliente pode trocar um produto por outro ou adquirir um cartão presente para ser usado numa venda futura. Ao trocar por um novo produto, é possível que o seu valor seja superior ao valor do produto trocado. Neste caso, o valor excedente deverá ser pago com outras formas de pagamento.

Na operação de troca, o Varejo solicita ao ERP a geração de uma nota de entrada para justificar a entrada do produto no estoque. Quando o cliente solicita a troca por um novo produto, o Sistema vincula a nova venda à nota de entrada.

Este tópico objetiva explicar o funcionamento do processo e as configurações necessárias.

15.1 Requisitos do ERP

No Gestão Empresarial | ERP é necessário configurar uma forma de pagamento cujo tipo seja igual a 13 – Troca de Mercadorias. Além disso, é necessário habilitá-la para ser exportada para o Varejo. É desejável configurar esta forma de pagamento de tal forma que não seja aceito troco. Deve ser cadastrada apenas uma forma de pagamento do tipo 13 para integração com o Sistema de Varejo.

Depois de efetuada estas configurações, utilize o IntegradorWS para importar o cadastro de “Formas de pagamento”.

Como a troca exige a geração de uma nota de entrada, é necessário que os seguintes campos da tela de “Parâmetros de Integração da Filial” sejam configurados:

• Série NF Devolução;

• Transação Devolução Produto.

Observação: Verifique tópico 2.6.1 para informações a respeito destes parâmetros.

Caso o parâmetro “Transação Devolução Produto” não tenha sido informado, o Sistema irá utilizar a transação cadastrada na tela de “Parâmetros por Estado” (F009PPE - Cadastros > Mercado e Suprimentos > Parâmetros Fiscais > Parâmetros por Estado > Cadastro), no campo “Trans.Devolução Prod.Saída”. Neste caso, o Sistema irá buscar a transação conforme a unidade federativa do cliente do cupom devolvido.

Na tela “Parâmetros da Filial para Compras” (F070FCP - Cadastros > Filiais > Parâmetros por Gestão > Compras e Recebimento), deve ser alterado o valor do campo “Valor Máx. Arredondamento”, da guia “Compras 2” para 1,00. Esta configuração é necessária para evitar mensagem de inconsistência na importação da devolução, pois ao devolver uma unidade de um item com várias unidades, pode ocorrer diferença de arredondamento.

Para utilização de troca por cartão presente, efetue as configurações de “cartão presente”.

As configurações de série e transação da nota de entrada não são exportadas para o Varejo, mas afetam a importação da nota de devolução. Portanto, modificações nestes campos tem efeito imediato.

15.2 Requisitos do Varejo

Para utilização da troca de mercadorias, habilite a guia “Troca” no Sistema de Caixa. Esta configuração é feita a partir do parâmetro “Habilitar Troca” do Sistema de Varejo (ver tópico 3.2.3).

No IntegradorWS, configure a exportação de “Trocas” e a “Consulta de Cupom” (ver tópicos 3.4.3.2.1 e 3.4.3.2.3).

15.3 Descrição do processo

Para efetuar a troca de um produto, o cliente deve fornecer o cupom fiscal ou número da nota (NFC-e) do produto que deseja solicitar a troca. A partir do número do documento de venda, o usuário utiliza o Sistema de Caixa para localizar a venda e iniciar o processo de troca.

1. Para iniciar uma troca no Caixa, entre na guia “Processos” e em seguida, clique na guia “Troca”.

2. No campo “Produto”, informe o código do produto a ser devolvido.

3. No campo “Qtd.”, Informe a quantidade a ser devolvida.

4. No campo “ECF”, informe o número do equipamento fiscal que emitiu a venda, ou, no caso de NFC-e, informe o número da estação.

5. No campo “COO” informe o número do cupom ou o número da NFC-e.

O Sistema permite efetuar uma troca de produtos adquiridos em outras filiais. Para isto, deve-se deixar o campo “ECF” em branco e no campo “COO” deve-se informar “%”. Com isso, o Sistema de Varejo irá efetuar uma consulta ao ERP em busca de cupons que foram emitidos com aquele produto. O Sistema se limitará a carregar na grade até 100 vendas com o produto informado. Para prosseguir, o usuário deve selecionar uma venda na grade.

Para apresentar as vendas na grade, a conexão com o Gestão Empresarial | ERP deve estar disponível, caso contrário, não será possível exibir as vendas para devolução.

Em seguida, selecione a opção “Venda à Vista” ou “Vale Troca”. A opção “Venda à Vista” irá prosseguir com o lançamento de uma nova venda, onde o usuário deve informar o produto novo que o cliente está levando devido a troca. Na opção “Vale Troca”, o Sistema irá gerar um cartão presente no valor do produto devolvido, para que possa ser utilizado futuramente na aquisição de outros produtos/serviços. Não é possível utilizar o Sistema de Varejo para efetuar apenas a devolução (sem trocar por outro produto ou sem gerar cartão presente).

15.3.1 Troca por outro(s) produto(s)

Caso a opção “Venda à Vista” for selecionada, o Sistema irá permitir que o usuário informe os produtos que estão sendo levados na troca. O valor dos produtos pode ser igual ou superior ao valor do produto devolvido. Ao entrar na guia “Total”, o Sistema irá apresentar automaticamente o valor do produto devolvido no campo “Pago”, demonstrando que o valor do produto devolvido está sendo considerado como crédito para pagamento da nova venda. O usuário precisará informar as formas de pagamento do valor excedente, para concluir com o lançamento desta nova venda.

Independente da modalidade de troca (troca por novo produto ou por cartão presente), o Varejo sempre solicita ao ERP a geração de uma nova de entrada. Esta nota de entrada lança um movimento de entrada do produto no estoque e gera um título de adiantamento no valor do produto devolvido.

Ao integrar o venda no ERP, o Sistema irá lançar uma parcela no mesmo valor do produto devolvido. Esta parcela estará associada à forma de pagamento de troca, criada anteriormente e esta parcela será liquidada automaticamente contra o título gerado na nota de entrada. Logo, o título da venda será baixado com a situação “Liquidado Compensado” (situação “LM”).

Observar que o processo de troca de um produto por outro(s) sempre provoca a geração de nota de entrada e emissão de venda. Por isso, o Sistema de Varejo, através do IntegradorWS, somente enviará a venda ao ERPdepois de ter obtido retorno positivo da integração de nota de entrada.

15.3.2 Troca por cartão presente

Na guia “Troca”, ao escolher uma troca por “Cartão Presente”, o Sistema de Varejo irá prosseguir com a operação exibindo ao usuário a guia “Recebimentos”. O campo “Tipo” será carregado automaticamente com o tipo “CHEQUE PRESENTE” e o campo “Valor” será carregado automaticamente com o valor do(s) produto(s) devolvido(s). Em seguida o Sistema solicitará ao usuário o número do cartão presente (caso a numeração seja manual) ou Varejo irá requisitar ao ERP a geração de um número de cartão presente. Para concretizar a operação de geração de cartão presente, o usuário deverá utilizar o botão “Confirmar” e com isso, será finalizado o processo de troca.

Ao trocar um ou mais produtos por cartão presente, o Varejo igualmente solicita ao ERPa geração de uma nota de devolução, porém esta nota não possui títulos de créditos gerados (o ERP ignora a transação de contas a receber que foi cadastrada na transação de devolução).

16 Venda via NFC-e

A Nota Fiscal de Consumo Eletrônica, NFC-e, é uma mudança que irá padronizar os registros de operações no comércio varejista, que terá como base os parâmetros da Nota Fiscal Eletrônica, NF-e, em vigor no país desde 2008.

A NFC-e tem como objetivo apresentar uma alternativa para a emissão dos documentos fiscais existentes e fortalecer a fiscalização eletrônica do varejo. As secretarias de fazenda receberão as informações tão logo ocorra o fato gerador. A interferência no ambiente do contribuinte será mínima à medida que o fisco estadual não precisará vistoriar máquinas para obter as informações que estarão disponíveis no ambiente virtual.

Para o usuário, a operação de venda é semelhante à operação de venda com cupom fiscal. No ERP, as vendas são importadas como notas de saída, e ao contrário do que ocorre com a importação de cupons fiscais, as vendas de qualquer Caixa são integradas com um único número de série. A numeração das notas é de controle do Sistema de Varejo.

16.1 Requisitos do ERP

Para suportar a integração de vendas via NFC-e, é necessário cadastrar uma nova série na tela “Série de Notas Fiscais” (F020SNF - Cadastros > Mercado e Suprimentos > Parâmetros Fiscais > Séries Notas Fiscais > Cadastro). Esta série deve ser configurada com os seguintes parâmetros:

Importante

Caso seja utilizada uma série única por filial, não é necessário vincular o equipamento fiscal a série. Neste caso, na importação da NFC-e autorizada a série é buscada do campo Série NFCe das tela Parâmetros da Filial para Integrações (F070VAR). Neste caso, a importação da NFC-e ocorre pela porta Gravar do web service com.senior.g5.co.int.varejo.nfce.

Caso seja optado por utilizar uma série para cada estação/PDV (sendo a mesma série online e off-line), é necessário cadastrar uma série específica e vincular o equipamento fiscal correspondente a estação e neste caso na importação da NFC-e é buscada a série vinculada ao equipamento fiscal. Neste caso, a importação da NFC-e ocorre pela porta Gravar_2 do web service com.senior.g5.co.int.varejo.nfce. Lembrando que essa opção não está disponível na integração com a Megasul.

Na integração com a Megasul, caso seja optado por utilizar uma série online para todas as estações ou uma série para cada estação/PDV e séries off-line individuais, deverá ser utilizada a porta Gravar_3 do web service com.senior.g5.co.int.varejo.nfce. Ao utilizar essa opção a série da NFC-e no ERP será localizada pela série legal que consta na chave do documento, conforme consta na documentação do serviço. Como a busca é pela chave, não há vinculo com a filial ou equipamento fiscal e PDV, então essa opção também pode ser usada nos cenários atendidos pelas portas 1 e 2. No integradorWS é indicada a porta que será utilizada para importação no ERP, neste caso, 1 – Gravar, 2 - Gravar2 e Gravar3.

Para utilização de conta da tesouraria individual por Caixa, utilize o cadastro de PDVs, como descrito no tópico 2.5. O código informado neste cadastro deve ser igual ao código do cadastro de estações do Sistema de Varejo. Para a utilização de conta individual, ainda é preciso cadastrar no ERP um código de equipamento fiscal e vinculá-lo ao registro do cadastro de PDVs. O equipamento deve ter código igual ao código da estação no Sistema de Varejo.

Para envio da nota à SEFAZ, é necessário que os produtos tenham configuração de tributação de PIS e COFINS. Também é preciso que todos os produtos e serviços tenham classificação fiscal informada.

16.2 Requisitos do Varejo

Para utilização de NFC-e, o Sistema de Varejo requer:

• Instalação do MegaNfe para emissão das vendas (verificar “Manual_Megasul_NFe” ). Este aplicativo deve ser instalado no servidor e ele é responsável por efetuar a comunicação com o SEFAZ;

• Instalação do Megasul Monitor em cada estação SPDV com integração NFC-e (verificar “Manual_Megasul_Nota Fiscal de Cupom Eletronica”);

• Impressora não fiscal com suporte a impressão de QR Code (a liberação desta funcionalidade estará, inicialmente, restrita à estação que não atenda ao PAF-ECF).

• Acesso à internet na estação que realizará as autorizações das vendas;

• Licença SPDV;

• Versão Megasul 2.4.11.1 ou superior.

• Para ativar a emissão de NFC-e, o parâmetro “Integração NFC-e” da tela de “Parametrizações” do Varejo precisa ser configurado com “S” (tópico 3.2.3).

• No IntegradorWS, deve ser configurado o serviço de exportação “NFC-e”.

• No aplicativo “Param.exe”, altere os plug-ins “Impr.Cupom” e “Impr.Relatórios” para que seja utilizado o arquivo “iNFCe.dll”. Ao selecionar este arquivo, tanto a marca como o modelo deverão ser alterados para “Megasul NFC-e”. A partir deste momento, a filial e estação passam a utilizar exclusivamente a configuração realizada no Param, descartando a verificação do CNPJ que anteriormente era realizada com o ECF.

16.3 Funções do Varejo desativadas ao usar NFC-e

Várias funcionalidades do Varejo deixam de existir com a utilização do NFC-e, pois estavam diretamente ligadas à utilização do equipamento fiscal. As funções que estão desativadas e, portanto, não podem mais ser utilizadas, são:

• Redução Z;

• Leituras de memória fiscal (LFMC e LFMS);

• No menu fiscal, a geração dos arquivos MF e MFD;

• A função de geração do espelho MFD;

• A função de apoio “arquivo MFD texto”;

• A função “Rec.Salva GT TEF-Discado”;

• TEF reduzido;

• Integração com convênios PBMs;

• Cancelamento de autorização de convênios;

• Recarga de celular;

• Correspondente bancário;

• Recuperação de Venda da memória fiscal.

16.4 Descrição do processo

O processo de operação no Caixa é semelhante com o que ocorre com a venda via cupom fiscal, porém, ao adicionar os itens na venda, os mesmos não são impressos imediatamente, como ocorre com a utilização de cupom fiscal. Depois que a venda é finalizada, isto é, depois da confirmação do pagamento total, a venda é enviada à SEFAZ. A partir deste momento, o Sistema de Caixa aguardará a aprovação da SEFAZ.

Enquanto isso, a tela do Caixa fica inoperante, pois é necessário obter o retorno para prosseguir. O Sistema de Caixa aguarda o retorno da SEFAZ por 30 segundos. Se durante este período não houver retorno da SEFAZ, o Sistema de Caixa exibirá ao usuário a seguinte mensagem: “Arquivo de retorno gerado pelo Monitor não encontrado. Deseja solicitar um novo retorno ao aplicativo?”. Escolhendo a opção “Não”, o Sistema de Caixa permanecerá aguardando o retorno do SEFAZ por mais 30 segundos. Selecionando a opção “Sim”, o Sistema de Caixa irá fazer uma nova solicitação para consultar o status do processamento da nota.

Toda a comunicação com a SEFAZ ocorre por intermédio dos aplicativos “Megasul Monitor” (que está instalado no Caixa) e do aplicativo MegaNfe, que está instalado no servidor. Assim, quando a venda é finalizada no Caixa, o Megasul Monitor encarrega-se de se comunicar com o MegaNfe para enviar a nota à SEFAZ.

Quando o SEFAZ apontar inconsistências a serem corrigidas na nota, o Sistema de Caixa pode ser liberado para a próxima venda e as correções podem ser realizadas em outra estação, no balcão de informações, por exemplo, para não bloquear o fluxo de operação. Neste caso é apresentada a mensagem “Nota de Cupom não autorizada. Motivo XXX-YYYY”. As correções de inconsistências e re-emissão da nota devem ser realizadas diretamente no aplicativo Retaguarda e nenhuma impressão será realizada.

17 Diversos

Neste tópico serão explicados outros procedimentos úteis à integração do Gestão Empresarial | ERP com o Sistema Varejo Megasul.

17.1 Varejo

17.1.1 Configuração de perfis de usuário do Varejo

A solução de Varejo permite utilizar quanto perfis de usuário, sendo possível personalizar as ações que cada perfil pode executar no Varejo.

Para configurar as funções de cada perfil, entre no aplicativo Retaguarda do Sistema de Varejo.

Em seguida, pressione as teclas Alt+F12 para abrir a tela “Acesso Direto”. Através do campo “Formulário, selecione a opção “Cargos” e clique em “OK”. A aplicação exibirá a tela “Cargos e Direitos”.

No Varejo, os perfis de usuários são denominados de “Cargos”. No campo “Código”, informe o código do perfil a ser alterado (conforme cadastro definido em 5.1). No campo “Descrição” será exibido o nome do perfil.

O painel “Direitos Habilitados” exibe as funções disponíveis no Caixa e Pré-Venda (Força de Vendas). Para habilitar uma funcionalidade para os usuários, clique sobre o perfil e em seguida pressione a barra de espaço. Para gravar as informações pressione o botão “Gravar”.

Exclusivamente para o perfil “Administrador” (código 4), os direitos que estão marcados correspondem às funcionalidades que estão desativadas para o perfil, enquanto que os direitos que estão desmarcados correspondem aos direitos que estão ativados para o perfil.

Entre os direitos existentes, há o Libera integração WS para cupom já integrado, que se habilitado, o aplicativo SupervisorIntegradorWS solicitará a senha do supervisor para poder executar a integração de cupons já integrados.

17.1.2 Configurar tecla de atalho para seleção de tabela de preço

Para configurar a tecla de atalho que poderá ser utilizada no Sistema de Caixa para que o usuário altere a tabela de preços, siga as instruções abaixo:

17.1.3 Cadastrar clientes a partir do Varejo

O cadastro de clientes é efetuado a partir do Gestão Empresarial | ERP, porém, há a opção de também incluir clientes a partir do Varejo.

No aplicativo Retaguarda do Sistema de Varejo, acesse o cadastro de clientes através da tela “TButtonFormClienteSapiens”. Esta é uma tela simplificada para inclusão de clientes. A operação de gravação de clientes a partir do Varejo requer que o Sistema de Varejo e o Sistema ERP estejam se comunicando, caso contrário não é possível efetivar a operação. No Varejo, quando o usuário confirma a inclusão de clientes, o Sistema se comunica com o ERP solicitando a sua gravação.

17.2 SPEDs

Os CF-es são integrados com a Gestão de Tributos como Notas Fiscais e as informações da EFD ICMS/IPI e EFD Contribuições são buscadas destes registros.

17.3 Ativação do log do Glassfish

É possível configurar o servidor Glassfish para registrar em um arquivo de log as requisições recebidas do IntegradorWS bem como as respostas enviadas ao IntegradorWS.

A configuração é feita no arquivo domains\domain1\config\domain.xml localizado na instalação do Glassfish. A ativação consiste em adicionar uma linha de comando no arquivo domain.xml. A linha de comando deve ser adicionada na seção java-config. A linha a ser adicionada é variável, de acordo com a versão do Glassfish, conforme descrito na Tabela 2.

Tabela 2 – Comando para ativar geração de logs no Glassish
Versão Linha de comando
2 <jvm-options>-Dcom.sun.metro.soap.dump=true</jvm-options>
3 <jvm-options>-Dcom.sun.xml.ws.assembler.server=true</jvm-options>

Após editar o arquivo, reinicie o Glassfish. Esta configuração é recomendável para depuração das requisições de web service e deve ser mantida temporariamente.

17.4 Ativação de log de performance na importação de cupom

É possível utilizar um identificador de regra que ativará, na importação de cupom fiscal, a geração de log de performance. Este log é útil para a Senior depurar situações em que a importação de cupom esteja consumindo um tempo acima do esperado.

O identificador de regra GER/000VALOG01 deve estar ativado para que o log seja gerado. O log é gerado em arquivo e é armazenado na pasta de “logs”, informada no arquivo de configurações. O sistema gerará um arquivo por cupom. Recomenda-se acionar este identificador somente em situações onde é necessário avaliar a performance do web service de cupom fiscal.

17.5 Função de programador para geração de pendências

Caso um dos cadastros integrados com o Sistema de Varejo for manipulado via regra, inserindo ou alterando registros, é esperado que tais alterações sejam sincronizadas com o Sistema de Varejo. Por isso, é esperado que a regra seja adaptada para gerar uma pendência de exportação, isto é, gerar um registro no banco de dados do ERP para que, na próxima requisição do IntegradorWS, seja enviada tal alteração.

O ERPfornece duas funções de programador que abstraem a geração de pendência de exportação: GerarPendenciaExportacao e GerarPendenciaExportacaoRet. Verifique a documentação do help do ERP sobre como utilizar estas funções.

17.6 Identificadores de regra

Alguns identificadores de regra podem ser utilizados na integração com o Sistema de Varejo Megasul e permitem personalizar o funcionamento de alguns procedimentos, conforme pode ser visto na tabela seguinte. Para obter informações adicionais sobre como utilizar o identificar, procure no Help do Gestão Empresarial | ERP.

Identificador Aplicação Descrição
VEN-140CFILE01 Importação de venda Permite personalizar o número de lote e série
GER-000CFVAR01 Importação de venda Permite personalizar o código de transação de produto ou de serviço utilizado para gravação do cabeçalho do cupom/NFC-e.

18 Instalação do Sistema Varejo

Para instalação do Sistema de Varejo, orientamos que entre em contato com a área de Serviços da Senior.

19 Anexos

Neste tópico serão exemplificadas as configurações e exibidos exemplos de relatórios do ECF.

19.1 Configuração de usuário para execução dos web services

Os web services do Gestão Empresarial | ERPsão executados mediante requisições feitas pelo Sistema de Varejo ao ERP através do serviço IntegradorWS. Para efetuar uma requisição ao ERP, o IntegradorWS precisa submeter um usuário do Sistema Gestão Empresarial | ERP, além da sua respectiva senha. Este usuário precisa ser configurado conforme descrito neste tópico para que as requisições originadas do Varejo sejam atendidas. Os requisitos de configuração deste usuário são:

 

19.2 Nomes das operadoras de cartão

A tabela seguinte contém a relação dos nomes de operadoras de cartão definidos pelo SiTef:

Nomes das Operadoras no sistema SiTef
TecBan Unnisa Bradesco Private Label Interfarmacia
Itaú Policard Platinum Valecon
Bradesco Cetelem GWCel Cartão Evangélico
Visa Leader Check Express 2 VegasCard
Credcard/RedeShop Redecard Venezuela GetNet PBM ScCard
Amex CSU Usecred Orbitall
Sollo Telenet Voucher ICards
Dinners Cheque Pré Tredenexx Facilcard
Serasa Brasil Card Cartão Pré-Pago e Bônus Fidelize
Pão de Açucar EPharma Credishop Finamax
Serasa Detalhado Total / Zogbi Banco Simples Banco GE
Teledata Amex Venezuela IBI Unik
Associação Com. São Paulo Losango Workcard TIVIT
ACSP Detalhado Peralta Telecheque Validata
Facilita Servidor Pagamento Oboé BanesCard
CDL (BH, Rio, etc...) Banese Protege Carrefour
Ticket Resomaq Serasa Cartões Valeshop
Bom Preço Sysdata HotCard Somarcard
Edmcard CDL-POA Banco Panamericano Omnion
Bretãs Big Card Banco Mercantil (Venezuela) Condor
Banrisul Data Transfer Sigacred Borbacard
ACC_Card Via Varejo Cielo BPag
Candia Check Express Bilhete Único (SPtrans) Marisa
ACPR ShellPCF Cartão Presente Marisa Starfiche
CSS Valecard Cooplife Ace Seguros
BEM Postalcard Bod Hopi Hari
Carrefour Banpara Gcard GetNetLac
Softway Shell Online TCredit UpSight
Multi-Cheque Supercard Siscred Mar
Ticket Combustível Getnet / Goodcard FoxWinCard Funcional PBM
Yamada Prevsaude ConvCard Pharma System
Reservado Banco Pottencial Equifax Neus
Ciro Multicheque 2 / Multibenefícios Pão Açúcar/Sofus ExpandCards Sicredi
Besc Marisa 2 Ultragaz E-Pay
CCS Maxicred Qualicard NServices
Cheque Cash C & C HSBC (Inglaterra) / HSBC SEP UK CSF
Central Card Expansiva Waapa Grid
Vale Refeição Sas NT SQCF A Vista
Outro Serviço Leader 2 Intellisys Algorix
Banco Santos Somar Bod débito Amex EMV
EpayGift Aura ACCredito (ACSP) Compremax
Parati Cabal CompreCard Libercard
Tokoro Credsystem OrgCard Seicon
Cheque Cardápio Visa Argentina Minascred Serasa Autorizador Crédito
Servcel Cabal Argentina Farm.Popular Smartn
Sorocred Amex Argentina Fidelidade Mais Platco
Vital Cartão TrnCentre Itaú Shopline Fortcard
Marisa ACPR Detalhado Cdl-Rio Amex América Latina
Formosa Cardco VBV Visa América Latina
Hipercard Check Check Paggo Redecard América Latina
Safe DaCasa Smartnet  

19.3 Exemplos de relatórios do ECF

19.3.1 Leitura X

Um exemplo de leitura X pode ser visto a seguir:

 

19.3.2 Relatório de Abertura

19.3.3 Item com desconto

Este exemplo de impressão de cupom demonstra onde o Sistema computou um valor de acréscimo ao valor do item. Neste caso, o valor do produto na tabela de preços é R$ 14,00, contudo, durante o lançamento do produto na venda, o usuário alterou o preço do produto para R$ 15,00. Com isso, o Sistema considerou um acréscimo de R$ 1,00 ao item:

19.3.4 Cancelamento de item

Este cupom demonstra o cancelamento de um item. Os dois primeiros itens (1 e 2) foram lançados e o usuário solicitou o cancelamento do primeiro item:

19.4 Exceções de importação no Gestão Empresarial | ERP

Esta seção apresenta exceções que podem acontecer quando o ERP receber dados do Varejo para importação

19.4.1 Exceções de importação de cupom fiscal

Durante a integração de cupons fiscais, o serviço de Integração da Megasul pode reportar mensagens de inconsistências, indicando que falta efetuar configurações no sistema ERP para que o cupom possa ser importado com sucesso. Enquanto a inconsistência não for ajustada, o cupom não será integrado no Gestão Empresarial | ERP. O IntegradorWS permanecerá insistindo e enviará a mesma requisição no próximo ciclo de integração. Assim que as configurações no Gestão Empresarial | ERP forem efetuadas, a importação do cupom será aceita.

A tabela seguinte apresenta as mensagens mais comuns que podem ser exibidas durante a integração de cupons fiscais, a respectiva descrição do problema e como solucioná-lo para que o cupom possa ser integrado no próximo ciclo de integração.

Exemplo de Mensagem Descrição do problema e Solução
Não foi possível fechar o cupom fiscal: Nota Fiscal Nº 117, Série 001, Cliente 1 - Não foi possível Fechar Nota Fiscal - Não é permitido valor igual a zero, para o primeiro movimento! Produto 095125, Derivação, Depósito 052. Esta mensagem ocorre porque o produto citado (no exemplo, produto de código “095125”), não possui saldo no estoque e não há qualquer lançamento de movimentação. Observe que, mesmo que o sistema ERP esteja configurado para aceitar estoque negativo, ainda assim é preciso lançar um movimento de entrada no estoque para este produto no depósito informado na mensagem.
Não foi possível fechar o cupom fiscal: Nota Fiscal Nº 117, Série 001, Cliente 1 - Situação do Modelo - 208231 - está Inativa. Esta mensagem ocorre porque o produto do cupom fiscal está configurado como sendo um “produto produzido” e este produto está vinculado a um modelo de produção cuja situação está Inativa. Para ajustar o cadastro, deve-se localizar o modelo associado ao produto, entrando-se na tela de Cadastro de Produtos (F070PRO).
Erro ao reintegrar item! (52;23/05/2013;1;3 - Cupom Fiscal) Quantidade distribuída para os lotes/séries difere da quantidade faturada. Produto: 050002, Quantidade distribuída: 0, Quantidade faturada: 1 Esta mensagem ocorre quando o cupom contém um item que é controlado por lote ou série e o Sistema de Caixa está configurado para não abrir a tela para digitação do número do lote/série. Para ajustar as próximas integrações de cupom controlado por lote/série, o sistema de Caixa deve ser reconfigurado para solicitar ao usuário a digitação do número do lote/série. A alteração não afetará o cupom que já foi lançado e por isso faz-se necessário entrar em contato com o Suporte para ajustar a situação.
Não foi possível fechar o cupom fiscal: Nota Fiscal Nº 35.919, Série CF2, Cliente 1 - Não foi possível Fechar Nota Fiscal - Rateio Incompleto! Esta mensagem ocorre porque o ERP está configurado para gerar rateio, mas o rateio é manual ou depende de confirmação do usuário. Dada a natureza da integração, o rateio deve ser desabilitado ou deve ser configurado para ser automático, porém, neste último caso, sem exigir confirmação do usuário.
O rateio da transação "5102T - Cupom Fiscal - Produto Tributado Integral" para execução através de serviços deve ser sem confirmação ou sem rateio. Esta mensagem pode ser exibida mesmo quando nenhum dos itens do cupom possuir a transação de venda mencionada (no caso, 5102T). Esta situação ocorre quando um dos itens utilizar uma transação de venda com rateio, porém algum dos itens possuir transação de venda sem rateio. Neste caso, quando um dos itens não tem rateio, o Gestão Empresarial | ERP utiliza a configuração de rateio da transação de venda de produtos informada na tela de “Parâmetros de Integração” (F070VAR) no campo “Transação Produtos” da guia “Geral”. Para corrigir a situação deve-se optar por um dos seguintes caminhos:
a) As transações de venda de todos os itens do cupom devem ser configuradas de forma que tenham rateio. Isto é, nenhum dos itens deve ficar vinculado a uma transação que não tenha rateio.
b) A “transação de venda de produtos” informada na tela de “Parâmetros de Integração” (F070VAR) – campo “Transação Produtos” da guia “Geral” - deve possuir rateio configurado. Desta forma, na ausência de configuração de rateio para um produto específico, o Sistema utilizará a configuração de rateio da transação padrão.
Não foi possível fechar o cupom fiscal: Nota Fiscal Nº 39.187, Série CF2, Cliente 1 - Não foi possível Fechar Nota Fiscal - A data do movimento de estoque está fora do período de movimentação definido em Cadastros > Filiais > Parâmetros por Gestão > Estoques. Está ocorrendo uma tentativa de integrar um cupom com data retroativa, porém a data de emissão do cupom não está compreendida no período admissível para lançamento de movimento de estoques. Para que o cupom seja aceito e integrado, é preciso reabrir o período de movimentação de estoque.
Data da Nota incompatível com última data da série ou incompatível com os dias entre faturamento da filial [Cadastros > Filiais > Parâmetros por Gestão > Vendas e Faturamento O período de dias entre um faturamento e o outro é inferior ao que ocorreria ao importar um cupom. Para ajustar, entrar na tela F070FVE (Cadastros > Filiais > Parâmetros por Gestão > Vendas e Faturamento) e alterar o campo “Dias entre faturamento” (guia “Vendas 1”) para um valor superior (como 30 dias ou mais).
Não foi possível fechar o cupom fiscal: Nota Fiscal Nº 2.801, Série CF3, Cliente 1 - Não foi possível Fechar Nota Fiscal - Definições do histórico do grupo 1 não localizadas Na tela “Grupos de Empresas (Clientes e Fornecedores)” (F069GRE - Cadastros > Clientes e Fornecedores > Grupos de Empresas), guia Definições, deve-se cadastrar os dados para a empresa/filial que se pretende importar o cupom.
Definições do histórico do representante 12363 para a empresa 3 não cadastradas. O representante de código 12363 não possui histórico para a empresa 3. Para cadastrar, deve-se entrar na tela F090REP (Cadastros > Representantes > Cadastro), e cadastrar um registro para a empresa 3 na guia “Definições”. Observação: esta não é uma situação esperada, visto que o Gestão Empresarial | ERP somente exporta para o Sistema de Varejo representantes que tenham histórico cadastrado. Contudo, eventualmente o Sistema de Varejo pode ter sido configurado para aceitar lançamento com um representante que não foi importado pelo ERP.
E140PAR: Erro de acesso ao banco de dados: Não foi encontrado o Registro-Mestre para este Registro. E140PAR(CodEmp;CodFil;CodSnf;CodPar) -> E020PAR(CodEmp;CodFil;CodSnf;CodPar) Esta mensagem ocorre quando o cupom fiscal contém uma quantidade de parcelas superior à quantidade de parcelas configuradas na série do cupom. Exemplo: A série do cupom fiscal permite apenas uma parcela, porém o cupom foi pago com três finalizadoras diferentes ou foi parcelado em três vezes. Neste caso, o Gestão Empresarial | ERP irá recusar a importação do cupom fiscal. Para ajustar, deve-se identificar a série utilizada para o ECF que emitiu o cupom e aumentar o valor do campo “Qtde.Máxima parcelas”, da tela F020SNF.
Cliente Inativo Mensagem é retornada quando ocorre a tentativa de integrar um cupom com um cliente que não está mais ativo.
Não foi possível efetuar a baixa do título à vista. Erro: 1). É necessário informar o tipo de título. É necessário informar o número do título. Esta mensagem ocorre quando a transação do produto ou serviço (que é configurada na tela F070VAR, através do campo “Transação Produtos” ou “Transação Serviços” da guia “Dados Gerais”) não possui integração com o módulo de “Contas a Receber”. Para resolver o problema, deve-se acessar o cadastro de transações de venda (F001TVE), localizar a transação utilizada e em seguida, acessar a guia “Integrações” e inserir um código de transação do “Contas a Receber”, que será utilizado para lançamento de títulos das parcelas a receber informadas nos cupons fiscais.
Valor total das parcelas difere do valor financeiro total do cupom fiscal. Total do cupom: 0. Total das parcelas: 50. Esta mensagem ocorre quando a transação de venda do item de produto ou do item de serviço do cupom fiscal (que são configurados na tela de “Ligação Produto/Serviço X Transação” – F000LTN) estão configurados para não totalizar no valor financeiro da nota. Para ajustar, deve-se entrar na tela de “Transações de Venda” (F001TVE) e informar a transação que está sendo utilizada para o produto/serviço que compõe o cupom fiscal. Em seguida, entrar na guia “Fin./Contab.” e alterar o valor do campo “Soma para Financeiro” para “S” (Sim).
Data da Nota fora do período de Vendas Esta mensagem ocorre quando se tenta integrar um cupom fiscal cuja data de emissão não está compreendido no período aceito para lançamento de vendas da filial. Para ajustar, deve-se entrar na tela de “Parâmetros da Filial para Vendas” (F070FVE) e modificar os campos de “Período Inicial/Final Vendas” para que o período abranja a data de emissão do cupom fiscal que se está tentando integrar.
Não foi possível gerar a nota fiscal com base no cupom fiscal. Erro ao gravar a nota fiscal com base no cupom fiscal. CodEmp 1, CodFil 1, CodSnf E01, NumNfv 171. Esta mensagem ocorre quando se tenta integrar um cupom fiscal que foi emitido a partir de uma nota de consumidor manual (modelo 02) e a nota de consumidor fornecida na requisição já existe no banco de dados.
Não foi possível gerar o título no contas a pagar referente ao troco do cupom fiscal. Erro: É necessário que a transação do cupom fiscal esteja integrada com o módulo de contas a pagar para processamento do troco. Esta mensagem é retornada quando se tenta integrar um cupom fiscal em que foi dado troco ao cliente. Para gerar o troco ao cliente, o Sistema lança um título no Contas a Pagar. Para que seja possível gerar este título, deve-se inserir uma transação de “entrada de títulos do contas a pagar” na guia “Integrações” da tela “Transações de Vendas” (F001TVE). Este cadastro deve ser feito para a transação que é informada no campo “Transação Produtos” da tela F070VAR.
Não foi possível Cancelar a(s) Nota(s) - Nota 298 - Necessário informar transação padrão de desconto de comissão pela baixa de título por cancelamento na filial ! (TC301Mcr.LastCheck) Esta mensagem pode ser exibida na tentativa de cancelamento de um cupom fiscal. Se o cupom a ser cancelado comissionou vendedor, o cancelamento do cupom deve cancelar o pagamento de comissão também. Para efetuar o cancelamento da comissão, é preciso configurar previamente o parâmetro “Transação Desconto Comissão Cancelamento Baixa”, que está na guia “Receber 1” da tela “Parâmetros da Filial para Contas a Receber” (F070FRE - Cadastros / Filiais / Parâmetros por Gestão / Contas a Receber). Esta transação é utilizada pelo sistema para cancelar o título de comissão do vendedor.

19.4.2 Exceções de importação de troca

Durante a importação da troca de mercadorias (isto é, durante a geração da nota de entrada), oERP poderá recusar a requisição, devido inconsistências na configuração. Este tópico documenta algumas das exceções que podem ocorrer e como tratá-las.

Exemplo de Mensagem Descrição do problema e Solução
TC440Nfc.CheckCodCpg Aplicação da condição de pagamento %s, incompatível com Módulo de Compras. Esta mensagem ocorre porque o código de condição de pagamento da nota de devolução é copiada do cupom fiscal. A condição de pagamento deve estar configurada com a aplicação “A” (ambos) para evitar esta mensagem.

19.5 Exceções de importação no Varejo

Este tópico descreve mensagens de exceção que podem ser exibidas no IntegradorWS durante a importação de dados do ERP.

Exemplo de Mensagem Descrição do problema e Solução
0158 - Finalizadora 17, identificada como 'Possui controle de Limite de crédito', porém não bloqueia venda para Não cliente. Esta mensagem ocorre a forma de pagamento está configurada para controlar limite de crédito, mas a forma de pagamento aceita venda de cliente não identificado. Para ajustar, deve-se alterar a configuração da forma de pagamento na tela F066VAR, definindo o campo “Bloqueia p/ Consumidor” com “S”.

19.6 Exceções apresentadas no Caixa

Este tópico apresenta algumas mensagens que podem ser exibidas no Caixa e como resolver a situação.

Exemplo de Mensagem Descrição do problema e Solução
“Filial não consiste limite de crédito de clientes”. Esta mensagem pode ser exibida no Caixa imediatamente após o usuário alterar a condição de pagamento para uma condição de pagamento à prazo. Ocorre quando a forma de pagamento à prazo está configurada como controlar limite de crédito, porém a filial não está configurada para utilizar limite de crédito. Se a intenção é utilizar o controle de limite de crédito, deve-se alterar a configuração da filial na tela de “Parâmetros de Integração da Filial” (ver tópico 2.6.2), através do campo “Consiste Limite de Crédito”.

19.7 Web services utilizados na integração

Este tópico contém a relação dos web services que são utilizados com o Sistema de Varejo Megasul. Em geral, o caminho de acesso ao WSDL do web service é obtido através da seguinte URL:

http://servidor/g5-senior-services/sapiens_SyncendereçoDoWebService?wsdl

Por exemplo, para acessar o web service de importação de cupom fiscal, utiliza-se o seguinte endereço: http://erpserver:8080/g5-senior-services/sapiens_Synccom_senior_g5_co_int_varejo_cupomfiscal?wsdl

Observe que os pontos do nome do web service são substituídos pelo caractere “_”.

Operação solicitada ao ERP Web service Método
Importação de status de processamento com.senior.g5.co.int.geral.exportacao Confirmar
Exportação de Clientes com.senior.g5.co.int.varejo.clientes ExportarClientes
Exportação de Unidades de Medida com.senior.g5.co.int.varejo.unidademedida Exportar
Exportação de Produtos e Serviços com.senior.g5.co.int.varejo.produtosservicos Exportar
Exportação de Tabelas de Preço com.senior.g5.co.int.varejo.tabelaspreco Exportar
Exportação de Formas de Pagamento com.senior.g5.co.int.varejo.formaspagamento Exportar
Exportação de Condições de Pagamento com.senior.g5.co.int.varejo.condicaopagamento Exportar
Exportação de Depósitos com.senior.g5.co.int.varejo.depositos Exportar
Exportação de Representantes com.senior.g5.co.int.varejo.representantes Exportar
Exportação de Operadoras de Cartão com.senior.g5.co.int.varejo.operadorascartao Exportar
Exportação de Convênios com.senior.g5.co.int.varejo.convenios Exportar
Exportação de Convênios X Produto (obsoleto) com.senior.g5.co.int.varejo.convenios ExportarItens
Exportação de Moedas com.senior.g5.co.int.geral.moedas Exportar
Exportação de Cotações de moedas com.senior.g5.co.int.geral.cotacoesmoedas Exportar
Exportação de Pedidos com.senior.g5.co.mcm.ven.pedidos ExportarPedidos
Exportação de Resumo de Pedidos com.senior.g5.co.mcm.ven.pedidos ExportarResumoPedidos
Exportação de Pré-vendas para cancelamento com.senior.g5.co.mcm.ven.pedidos ExportarPedidos
Exportação de Operadoras de Telefonia com.senior.g5.co.int.varejo.operadoratelefonia Exportar
Exportação de Tributos de Produtos para destaque no cupom com.senior.g5.co.int.geral.tributosProdutosServicoVenda ExportarProduto
Exportação de Tributos de Serviços para destaque no cupom com.senior.g5.co.int.geral.tributosProdutosServicoVenda ExportarServico
Exportação de parâmetros de configuração da Filial com.senior.g5.co.int.varejo.parametrosfilial Exportar
Exportação de Fotos de Produtos com.senior.g5.co.int.geral.fotosprodutos Exportar
Exportação de Cadastros de possuem novidades para importação pelo sistema terceiro com.senior.g5.co.int.geral.exportacao ObterPendencias
Exportação de Notas de Entrada com.senior.g5.co.int.varejo.notaCompra Exportar
Exportação de Notas de Saída com.senior.g5.co.int.varejo.notaVenda Exportar
Exportação de NFC-e com.senior.g5.co.int.varejo.nfce Gravar (para integração onde a filial utiliza apenas uma série fiscal para todos os PDVs);
Gravar_2 (para integração onde cada PDV utilizará uma série fiscal específica).
Cancelamento de itens de pedido (obsoleto) com.senior.g5.co.mcm.ven.pedidos GravarPedidos
Importação de Cupons Fiscais com.senior.g5.co.int.varejo.cupomfiscal Gravar
Importação de Cancelamento de Cupons Fiscais com.senior.g5.co.int.varejo.cupomfiscal Gravar
Importação de Abandono de Cupons Fiscais com.senior.g5.co.int.varejo.cupomfiscal Gravar
Criação de cartão presente com.senior.g5.co.int.varejo.cartaopresente Gerar
Inclusão de crédito em cartão presente com.senior.g5.co.int.varejo.cartaopresente IncluirCredito
Cancelar inclusão de crédito em cartão presente com.senior.g5.co.int.varejo.cartaopresente CancelarOperacao
Consultar saldo de cartão presente com.senior.g5.co.int.varejo.cartaopresente Consultar
Consumir saldo de cartão presente com.senior.g5.co.int.varejo.cartaopresente Consumir
Cancelamento (estorno) de consumo de saldo de cartão presente com.senior.g5.co.int.varejo.cartaopresente CancelarOperacao
Pagamento de cartão presente com.senior.g5.co.int.varejo.cartaopresente Pagar
Cancelamento de pagamento de cartão presente com.senior.g5.co.int.varejo.cartaopresente CancelarOperacao
Consulta de Títulos em Aberto com.senior.g5.co.mfi.cre.titulos ConsultarTitulosAbertosCR
Consulta de Limite de Crédito de Cliente com.senior.g5.co.int.varejo.clientes ConsultarCredito
Importação de Pagamento de Títulos do Contas a Receber (baixa) com.senior.g5.co.mfi.cre.titulos GerarBaixaPorLoteCR
Importação de Pagamento de Títulos do Contas a Receber via substituição com.senior.g5.co.mfi.cre.titulos SubstituirTitulosCR
Importação de Pagamento de Títulos do Contas a receber via aproveitamento com.senior.g5.co.mfi.cre.titulos GerarBaixaAproveitamentoCR
Importação de Pagamento do Contas a Receber– geração de troco com.senior.g5.co.mfi.tes.lancamentos GerarLancamentos
Importação de Pagamento de Títulos do Contas a Receber (antecipar utilização de título de crédito) com.senior.g5.co.int.geral.intencaobaixatitulos Registrar
Importação de Baixa de Tìtulos do Contas a Pagar com.senior.g5.co.mfi.cpa.titulos GerarBaixaPorLoteCP
Importação de Sacados com.senior.g5.co.ger.cad.sacado GravarSacado
Importação de Redução Z com.senior.g5.co.int.varejo.escrituracao ReducaoZ
Importação de Clientes com.senior.g5.co.ger.cad.clientes GravarClientes
Importação de Movimentos do Caixa com.senior.g5.co.mfi.tes.lancamentos GerarLancamentos
Importação de Devolução com.senior.g5.co.mcm.cpr.nfdevolucaovianfsaida GerarDevolucao_2
Desbloquear pedido no ERP com.senior.g5.co.mcm.ven.pedidos GravarPedidos
Registrar impressão de Pedido com.senior.g5.co.mcm.ven.pedidos GravarPedidos
Cancelamento de Pedido com.senior.g5.co.mcm.ven.pedidos GravarPedidos
Consumo de Convênio com.senior.g5.co.ger.convenio ConsumirNoCupom
Estorno de Convênio com.senior.g5.co.ger.convenio EstornarConvenioCupom
Consulta de Convênio com.senior.g5.co.int.varejo.convenios Consultar
Geração de SPED com.senior.g5.co.int.geral.relatorios.sped Gerar
Geração de Sintegra com.senior.g5.co.int.geral.relatorios.sintegra Gerar
Geração de Relatório de Estoque com.senior.g5.co.int.varejo.relatorios.estoque Gerar
Geração de Relatório de Meios de Pagamento com.senior.g5.co.int.varejo.relatorio.MeiosPagamento Gerar
Consulta de títulos abertos do contas a pagar com.senior.g5.co.mfi.cpa.titulos ConsultarTitulosAbertosCP
Consulta de estoque de produtos com.senior.g5.co.mcm.est.estoques ConsultarEstoque
Envia para a Megasul o registro U1, contendo evidências de alteração no arquivo Registros do PAF-ECF com.senior.g5.co.int.varejo.relatorio.u1 Gerar
Gera o arquivo de estoque mensal (Bloco X) dos registros do PAF com.senior.g5.co.int.geral.relatorio.estoqueblocox Gerar
Gera e exporta os registros D2, D3 e D4 do arquivo de Registros do PAF-ECF. com.senior.g5.co.int.varejo.relatorio.davs Gerar

19.8 Exemplo de configuração de Tipos de Título

O cadastro de “Tipos de Título” está acessível no menu Cadastros > Finanças > Contas a Pagar/Receber > Tipos de Títulos. A integração de vendas (cupons/NFC-e) com o Sistema de Varejo Megasul pode utilizar dois tipos de títulos:

Esta configuração é necessária somente se o estabelecimento aceitar o pagamento com cheque em valor superior ao valor da venda. A configuração destes tipos de títulos é idêntica, diferenciando-se apenas no código interno, descrição e abreviatura.

A Tabela 3 apresenta um exemplo de configuração para títulos de venda:

Tabela 3 – Exemplo de configuração de título de venda
Campo Valor
Código Interno CF
Descrição Varejo - Títulos de venda (Cupom Fiscal)
Abreviatura CF
Soma C.Receber D – Soma Duplicatas
Soma C.Pagar D – Soma Duplicatas
Aceita Crédito Pedido/NF N – Não
Aplicação tipo A – Ambos
Quantidade Mínima Dias Entrada e Vencimento 0
Gera DCTF N – Não
Código Imposto Em branco
Código Título Fiscal 0 – Duplicata
Situação A – Ativo
Exclusivo Varejo S - Sim

A Tabela 4 apresenta um exemplo de configuração para título de troco:

Campo Valor
Código Interno TRO
Descrição Varejo - Títulos de troco
Abreviatura TRO

19.9 Exemplo de configuração de Transações

Os tópicos seguintes apresentam alguns exemplos de cadastro de transações.

19.9.1 Transações para Venda de Produtos

As transações de venda são cadastras na tela “Transações de Venda” (F001TVE - Cadastros > Transações > Parâmetros por Gestão > Vendas).

Transação 5102T – VEF (originada da transação 5102). Para aplicação de produto com tributação de ICMS.
Guia da tela Campo Definição
Dados Gerais Transação Cupom Fiscal – Produto Tributado
Módulo VEF – Vendas – NF Saída de Produtos
Situação A – Ativo
Fin/Contab. Forma Rateio 0 – Sem Rateio
Tipo Título Gerado CR CF (conforme sugerido no tópico 19.1)
Soma para financeiro S – Sim
ICMS Isenta ICMS N – Não
Situação tributária 000 – Nacional Tributada Integralmente
PIS Situação tributária de PIS Preencher de acordo com os produtos da empresa.
Cofins Situação tributária COFINS Preencher de acordo com os produtos da empresa.
Integrações Transação Integrada Ligar à transação 90308 cadastrada no financeiro
Ligar à transação 90269 cadastrada no estoque
Ligar à transação 90518 cadastrada no “contas a pagar”
Transação 5102I – VEF (originada da 5102). Para aplicação de produto isento na tributação de ICMS
Guia da tela Campo Definição
Dados Gerais Transação Cupom Fiscal – Produto Isento
Módulo VEF – Vendas – NF Saída de Produtos
Situação A – Ativo
Fin/Contab. Forma Rateio 0 – Sem Rateio
Tipo Título Gerado CR CF (conforme sugerido no tópico 19.1)
Soma para financeiro S – Sim
ICMS Isenta ICMS S – Sim
Situação tributária 040 – Nacional-Isenta ou não tributada
PIS Situação tributária de PIS Preencher de acordo com os produtos da empresa.
Cofins Situação tributária COFINS Preencher de acordo com os produtos da empresa.
Integrações Transação Integrada Ligar à transação 90308 cadastrada no financeiro
Ligar a transação 90269 cadastrada no estoque
Ligar à transação 90518 cadastrada no “contas a pagar”
Transação 5102S – VEF (originado da 5102). Para aplicação de produto com substituição tributária de ICMS
Guia da tela Campo Definição
Dados Gerais Transação Cupom Fiscal – Produto Substituído
Módulo VEF – Vendas – NF Saída de Produtos
Situação A – Ativo
Fin/Contab. Forma Rateio 0 – Sem Rateio
Tipo Título Gerado CR CF (conforme sugerido no tópico 19.1)
Soma para financeiro S – Sim
ICMS Isenta ICMS N – Não
Situação tributária 060 – Nacional-ICMS cobrado anteriormente por substit. tributária
PIS Situação tributária de PIS Preencher de acordo com os produtos da empresa.
Cofins Situação tributária COFINS Preencher de acordo com os produtos da empresa.
Integrações Transação Integrada Ligar à transação 90308 cadastrada no financeiro
Ligar a transação 90269 cadastrada no estoque
Ligar à transação 90518 cadastrada no “contas a pagar”

19.9.2 Transações para Venda de Serviços

As transações de venda são cadastras na tela “Transações de Venda” (F001TVE - Cadastros > Transações > Parâmetros por Gestão > Vendas). Somente é necessário cadastrar as transações para serviços se o estabelecimento vender serviços.

5949I – VES (originado da 5949) – Serviço com isenção na tributação de ISS
Guia da tela Campo Definição
Dados Gerais Transação 5949I - Cupom Fiscal – Serviço Isento
Módulo VES – Vendas – NF Saída Serviços
Aplicação Operação V – Serviços
Situação A - Ativo
Outros Nat. Operação Serviço 3 – Isenção
Fin/Contab. Forma Rateio 0 – Sem Rateio
Tipo Título Gerado CR CF (conforme sugerido no tópico 19.1)
Soma para financeiro S – Sim
ISS ISS NFS N - Nenhum
Código de tributação do ISSQN I - Isenta
Integrações Transação Integrada Ligar a transação 90300 cadastrada no financeiro
Ligar à transação 90518 cadastrada no “contas a pagar”

Este artigo ajudou você?